PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CANTO DA BEM-AVENTURADA

O CANTO DA BEM-AVENTURADA



22 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Lc 1,46-56

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

MEDITAÇÃO

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

Tudo começou com a iniciativa de Deus. Ele enviou seu mensageiro, o anjo Gabriel. Este, respeitosamente, anunciou a Maria que ela seria mãe do filho de Deus. “Nada é impossível a Deus”, lembrou-lhe ele. Foi aí que ela soube que Izabel estava grávida. Assim, viajou logo para visitar e ajudar sua prima. Lá chegando, a idosa senhora ficou tomada da alegria do Santo Espírito e a saudou como mãe do seu Senhor. Nessa altura, igualmente cheia do Espírito Santo, Maria louvou a Deus com palavras tão abençoadas que hoje ainda as sabemos de cor e continuamos a honrar o Senhor com a sua linda prece.

Maria está mergulhada num turbilhão de manifestações do amor de Deus: a comunicação do anjo, a sua gravidez, a gestação adiantada de Izabel, a alegria do bebê quando ela chegou, as palavras proféticas de Izabel... então, Maria dá glórias a Deus, primeiro pelo que ele está fazendo na vida dela e, depois, pelo que ele está fazendo na vida do seu povo.

Maria reconheceu, agradecida, que Deus olhou para a pequenez de sua serva (por isso, todas as gerações a chamariam de bem-aventurada) e que Ele fez grandes coisas em seu favor. Realmente, ele é santo e misericordioso. É a primeira parte de seu canto.

Deus agiu em sua vida de uma maneira maravilhosa. Mas, afinal o que foi mesmo que Deus fez? Deus está enviando o Salvador, por meio dela. Ela está feliz e agradecida por isto. Mas, não se limita só ao que Deus lhe fez. Sabe que essa vinda de Jesus é em benefício de todo o povo. Por isso, bendiz o Senhor porque mostrou a força do seu braço e porque veio em socorro do seu povo. E descreve a ação desse Deus libertador, que continua agindo como no tempo do Êxodo: libertando os humildes e punindo os soberbos. É a segunda parte do seu canto.


Guardando a Mensagem

O testemunho de Maria é maravilhoso. Deus está enviando o Salvador, por meio dela. Nela, ele fez grandes coisas. O Deus santo e fiel está cumprindo suas promessas, em favor do seu povo. O natal é um presente de Deus para o mundo, que passa pelas mãos e pelo ventre de Maria. A vinda do Salvador é uma intervenção de Deus que muda a história, em favor dos humildes, dos famintos, dos sofredores. Não podemos ver o natal apenas como um item da tradição, uma festa de fim de ano, ou apenas uma linda festa de família. O natal é uma intervenção de Deus, mudando a história humana. Deus enviou o seu filho para a salvação do mundo.

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

Rezando a palavra

Não há palavras e sentimentos mais adequados, hoje, do que o próprio canto da Virgem, inspirada pelo Santo Espírito. Rezemos:

“A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem (Lc 1, 46-50).

Vivendo a palavra

Estamos nos preparando para fazer memória do nascimento de Jesus, e ouvimos, hoje, sua mãe num canto de fé e gratidão. Será que você poderia oferecer um presente ao menino Jesus, neste natal? O menino Jesus está na manjedoura da periferia e você facilmente pode encontrá-lo e honrá-lo com o seu presente. A sugestão você entendeu: dê um presente a uma criança pobre, nesse natal. 

Participe, hoje, do 8º Dia da Novena de Natal, cujo tema é "Uma família num mundo em crise". Vamos rezá-la às três da tarde, pelo Youtube, rezando, hoje, especialmente, pelas famílias.

Pe. João Carlos Ribeiro sdb

14 comentários:

  1. Deus de amor e misericórdia nos abençoe com sua vinda em nossos lares e em nossos corações neste Natal e em todos os dias deste restante de ano e em 2022.Assim seja!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. esperamos ansiosos pela tua vinda senhor, que a teu amor e tua misericórdia encha os corações do teu povo.

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus, vinde em nosso auxílio e permaneceis conosco neste ano que se aproxima Amém Feliz e abençoado Natal.

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus Cristo, Luz que ilumina a todos os que buscam se abrir ao grande Misterio da Misericórdia Infinita do Pai. Dai-nos acolher com sincero amor e humildade a vontade Divina a cada acontecimento em nosda vida! O Senhor está no comando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o menino Deus possa alimentar em nossos corações cada vez mais a prática do amor!do perdão! Da solidariedade e acima de tudo do serviço e o cuidado com o próximo 🙏

      Excluir
  5. Bom. Dia
    A sua benção.
    Que o senhor Jesus Cristo abençoe todos os seus filhos desta terra.
    Que essa doenças malignas que sejam
    Queimadas em nome de Jesus Cristo e nossa senhora.
    Agradeço a Deus por tudo em minha vida e da minha família amém 🙏
    E pelo meus irmãos do mundo inteiro.
    Obrigado Jesus por tudo. Amém 🙏🙏✋ eu te adoro e amo a nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  6. Que o menino Jesus que vem ao nosso encontro, dessa sobre nós a luz do Espírito Santo Deus.
    Boa tarde Padre João Carlos. Deus ti abençoe sempre pela a tua graça de nos evangelizar.

    ResponderExcluir
  7. Peço pelo CORAÇÃO DA MINHA MÃE RITA NAO PERMITE DEUS ENTRA NO CORAÇÃO MALDOSO. SOFREMOS MUITOS COMO FILHOS HUMILHAR AS EMPREGADAS E DA INDOLE DELA .PELA SAÚDE DE ELIEZER FERNANDES DE UM AVC.PELA MINHA SAIDE QUE ME DEIXAR MUITO MAL COM DORES ESCLERODERMIA SISTÊMICA. JESUS REPREENDANOS DOS MALES DO MUNDO

    ResponderExcluir
  8. Padre Joao peço oração pela minha saúde- CAancer.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos Caucaia Ceará peço oração pela minha família que Deus abençoe sempre todos dias senhor Jesus Maria é São José a bencoes toda família que este natal feliz que o aniversário seja do menino Jesus muita benção saúde paz

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, da esperança e da vida, eu LHE agradeço por ser devoto de Maria Santíssima. Contudo, me ensine procurar a VOSSA casa. Me ensine fazer boas ofertas. Me ensine rezar santamente. Me ensine servi-Lo com humildade e amor. Me ensine adorá-Lo. Me ensine seguir o caminho da alegria, da bem-aventurança, da santidade, da caridade, da misericórdia e do santo temor. Me ensine fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé e na Humanidade e que Jesus nos ilumine Sempre. Salve Maria, Mãe do Menino Jesus e Nossa Mãe 🙏

    ResponderExcluir
  12. Na Fé e na Humildade 🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por tudo peço a o menino Deus que te ilumine sempre no seu trabalho maravilhoso que o senhor faz com tanto amor e dedicação os cânticos muito lindos que Deus abençoe sempre amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS