PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ALEGRIA DO NASCIMENTO DE JOÃO

A ALEGRIA DO NASCIMENTO DE JOÃO



23 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Lc 1,57-66

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

MEDITAÇÃO


Todos os vizinhos ficaram maravilhados e a notícia espalhou-se por toda a região (Lc 1, 65).

Bem no dia do vizinho, um texto maravilhoso nos preparando para o natal do Senhor. E falando dos vizinhos. É a cena do nascimento de João, o que se tornou depois o Batista. E esse nascimento de João é contado em preparação do nascimento de Jesus. Não foi só a pregação de João que preparou a sua vinda. O seu próprio nascimento, em condições semelhantes de intervenção divina, é já é uma espécie de prévia do nascimento do Messias. O mesmo anjo Gabriel anunciou o seu nascimento, a mãe também concebeu em condições extraordinárias, a mesma atenção à colocação do nome dado ao recém-nascido na cerimônia de circuncisão...

O clima do nascimento é de alegria e contentamento. Isabel deu à luz o seu filho e parentes e vizinhos mostram-se próximos e solidários. Mas, houve mais uma surpresa no dia da circuncisão do menino. A circuncisão era um rito pelo qual o menino era incorporado ao povo de Deus. Era a hora de impor o nome da criança. A surpresa foi o nome escolhido pelos pais: não havia ninguém na família com aquele nome. A mãe queria assim. E o pai, também. Os parentes não estavam de acordo. Como o pai estivesse mudo, escreveu numa tabuinha: “O nome dele é João”. Foi como o anjo Gabriel o tinha instruído. Esse ato de obediência encerrou o castigo de Zacarias que antes não tinha acreditado nas palavras do anjo. E ele começou a falar e a louvar a Deus. Parentes e vizinhos ficaram pasmos, maravilhados. E a notícia correu por toda a região.

“O nome dele é João”. O menino, que acabou de nascer, não iria apenas dar continuidade à sua família ou repetir a história dos seus ascendentes. Ele iria escrever um novo capítulo na história de seu povo. João, não Zacarias. Um nome novo para uma nova missão. Ele encerraria o capítulo da paciente espera do Messias, abrindo o novo tempo. Apontaria o Messias já presente no meio do povo.

O texto de hoje sublinha a solidariedade dos vizinhos e parentes com aquele casal idoso. Eles não somente ficaram sabendo da gravidez prodigiosa de Isabel, mas também a consideraram uma obra misericordiosa de Deus na vida daquela família e se alegraram com ela. Ficaram maravilhados com o que aconteceu no dia da circuncisão da criança. E espalharam por todo canto a boa notícia do que Deus estava realizando no meio do seu povo.


Guardando a Mensagem

O nascimento de uma criança é sempre um recomeço. Não vem para repetir o passado, embora não possa prescindir dele. É um novo ponto de partida. O futuro está começando naquela criança, é o novo entrando na história. O nascimento de uma criança, como o nascimento de João Batista, é um testemunho sobre Jesus. Ele veio assim. Uma criança frágil, chorando no frio daquela noite, ao abrigo de uma gruta e de seus animais, amparada somente pelo amor de uma mãe e de um pai abençoados. Um mistério de vida e de luz, o natal, só compreensível no clima do nascimento de uma criança, de uma mãe que dá a luz.

Todos os vizinhos ficaram maravilhados e a notícia espalhou-se por toda a região (Lc 1, 65).

Rezando a palavra

Vamos rezar com as palavras do pai do menino João, ao ficar bom de sua mudez:

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que a seu povo visitou e libertou; e fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos, para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos seus vizinhos. E ao apresentar-lhes votos de boas festas, não fale só da ceia, dos presentes, do especial de natal... aproveite para falar-lhes de Jesus.

Não deixe de rezar conosco o 9º e último encontro da Novena de Natal, intercedendo, hoje, pelas famílias. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe a todos hj e sempre amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Sempre muito profunda as reflexões.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos e a paz de Deus encham seu coração com muita fé, paz, amor e sabedoria.

    ResponderExcluir
  4. Deus lhe abençoe e lhe cubra de bênçãos e Fortaleza para os dias vindouros.
    Feliz sexta-feira..
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos Caucaia Ceará que o menino Jesus venha com muita benção saúde com muita oração que ele e aniversariante do dia especial que estamos esperando muita alegria fé venhe senhor Jesus tem misericórdia de nós e piedade de nós

    ResponderExcluir
  6. Amém Deus os abençoe a todos ,SENHOR PERDOE NOSSOS PECADOS E TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS OS NESECITADOS AMÉM

    ResponderExcluir
  7. Bom da Padre João, rezemos pelas crianças que estão chegando ao mundo neste Natal, pelos pobres e doentes. Uma boa 5a feira.

    ResponderExcluir
  8. Padre desejo a você e sua família um feliz Natal 😗🙏

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos o senhor na outra meditação falou t devemos dar um presente a uma criança carente, padre ontem eu dei uma presente a uma mãe carente é o segundo ano que faço ela me agradeceu e disse vc sempre me dá e eu nunca lhe dei nada eu falei esse é o melhor presente 🎁 que se pode dar sem nada em trocar só carinho e amor.
    Devemos conviver bem com os vizinhos é importante ter uma boa convivência o respeito, viver em harmonia.
    Boa vizinhança se viver bem.
    🙋🙏😍🌹💕
    Um ótimo dia abençoado para todos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia para todos.Vamos para obtermos do Pai misericórdia para as almas do Purgatório.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  12. Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, eu LHE agradeço pelos anjos que foram colocados a serviço da humanidade. Todavia, me ajude seguir o caminho da salvação, da misericórdia, da purificação, do profetismo, da obediência, dos bons pensamentos e da conversão. Me ajude fazer boas ofertas. Me ajude participar da santa missa. Me ajude louvá-Lo com amor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos nos alegrar e nos preparar como São João Batista para o Nascimento do Menino Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS