PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AUMENTA A NOSSA FÉ!

AUMENTA A NOSSA FÉ!



08 de novembro de 2021

EVANGELHO


Lc 17,1-6

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.
5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

MEDITAÇÃO


Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5)

Depois de um domingo, em que acolhemos a palavra do Senhor nos instruindo a viver na esperança da ressurreição, vamos nos debruçar hoje sobre a virtude da fé. Os apóstolos, percebendo as exigências e as dificuldades no seguimento de Jesus, pediram-lhe: “Aumenta a nossa fé”. A fé, a esperança e a caridade são as três virtudes teologais. “As virtudes teologais são infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna”, está escrito no Catecismo da Igreja (CIC-Catecismo da Igreja Católica, nº 1813). “A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo” (CIC 1817).

“A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade” (CIC 1814). Seguramente, a força que nos sustenta na vida é a fé, a fé em Deus. Fé naquele que verdadeiramente nos ama e pôs Jesus Cristo no nosso caminho, uma fé esclarecida. É o que a Igreja nos tenta passar nos cursos, encontros, jornadas, na catequese. "Fé cega, faca amolada" – diz a música de Gilberto Gil. Fé cega é uma arma perigosa. Fé esclarecida é a fé inteligente, de quem conhece o que ama. E que ama o que conhece.

A fé é a nossa segurança. A fé nos fala do que não passa, do que o vendaval do tempo não leva; nos fala daquele que sempre é, do Deus fiel, do Deus-Amor, e de seu plano de felicidade para cada um de nós. A fé é um dom, um presente de Deus. E a gente, com responsabilidade, tem que cuidar dela, para que ela possa ser cada dia ser mais robusta e forte.

A gente só sente a importância da luz quando escurece, quando a noite chega. A fé é essa luz que nós carregamos. Há momentos em nossa vida em que a gente precisa demais dessa luz: momentos de dor, de solidão, de perplexidade, de trevas. A fé a nossa segurança. Nessas horas, é que a gente mais precisa de fé e de esperança. Elas nos fazem enxergar na escuridão. A fé nos diz que o Senhor está perto de nós, que não nos faltará, que nossa vida está em suas mãos, que sua sabedoria e sua providência estão nos conduzindo. Por isso, seguimos confiantes, mesmo nas adversidades. Por isso, resistimos com uma força que não temos.

Guardando a mensagem

O evangelho de hoje reúne alguns ditos de Jesus. Ele considerou de muita gravidade o fato de alguém escandalizar um pequenino. E recomendou que se perdoasse o irmão sempre que ele se arrependesse. Só uma visão de fé nos faz ter essa sensibilidade no trato com os pequeninos e essa generosidade no perdão aos irmãos. Diante desses ensinamentos, os apóstolos pediram a Jesus que aumentasse a sua fé. E Jesus comentou que uma fé mesmo pequena já faz maravilhas.

Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje vamos rezar como os teus apóstolos: “Aumenta a nossa fé”. Só com uma visão de fé, podemos acolher os teus ensinamentos. Só com uma fé mais forte, podemos enfrentar as dificuldades que também encontramos hoje: as crises, os escândalos, a falta de horizonte... sem a fé, sucumbimos aos problemas e fracassamos. É a fé que nos abre à novidade da ação de Deus, que abre à nossa frente o mar vermelho, descortinando novas possibilidades onde não víamos saída. Pela fé, irrompe em nosso peito a alegria da esperança, que nos faz levantar cedo e erguer a cabeça para enfrentar um novo dia, uma nova semana, com a convicção de que tudo podemos em ti que nos fortaleces. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, peça ao Senhor muitas vezes: ”Senhor, aumenta a minha fé!”.

No início de dezembro, teremos o show de lançamento do meu novo álbum musical. E eu tenho um convite a lhe fazer. Por favor, acesse o site da AMA: www.amanhecer.org.br. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏Senhor aumentai a nossa fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor, sem fé nada somos e nada alcançamos, por isso clomo a Ti Senhor: aumenta a minha fé.

      Excluir
    2. Senhor, aumentai a nossa fé!🙏🕯️

      Excluir
    3. Senhor aumenta minha fé 🙏🖐️

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos Que Deus lhe abençoe e lhe dê saúde e paz neste dia. "SENHOR AUMENTA A MINHA FÉ.
    Dai-me saúde, paz e serenidade nesta vida hoje e sempre. À padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo uma semana linda e abençoada...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amo suas reflexões padre joao Carlos. Todas as manhãs acoompanho através de um grupo da igreja. Um irmão posta no grupo e eu absolvo. Muito bom. A evangelização acontecendo através das redes sociais. Este foi um propósito que fiz ontem na celebração de todos os Santos. Ouvir mais a palavra de Deus. E com a sua disponibilidade, padre, irei conseguir cumprir. Uma abençoada segunda-feira para todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.senhor aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏 aumentai Senhor nossa Fé

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos muito obrigada pelo o evangelho todos os dias ouço e fico engrandecida e me fortalece cada vez mais

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e no Perdão e que Jesus nos ilumine com seu Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Que sentir é esse que nos impulsiona a vida?Mistério que ninguém até agora nunca desvendou, porque temos vontade de comer, andar,acordar,levantar ajudar nossos irmãos,mesmo aqueles ingratos?Tudo é Deus somos instrumentos da sociedade na presença Dele,nada explica tantas coisas indecifrável.Essa fé nasce é renovada constantemente no testemunho de Vida simples:tendes fé por menos que seja seremos capazes de todas as coisas até às mais difíceis consideradas impossíveis,em Deus não existem impossibilidades.

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus aumentai a minha fé, sem a fé no nosso Pai Celestial não somos nada. Tudo que queremos de bom para nós, temos que acreditar, confiar,ter segurança para sermos felizes. Sem fé não somos nada,precisamos amadurecer os pensamentos com positivismo para chegar até nós os desejos de realizações com fé e confiança por tudo que Jesus nos ensinou.

    ResponderExcluir
  10. Senhor,aumetai a minha fé.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus aumenta a minha fé amém

    ResponderExcluir
  12. Pai Santo, que nunca deixa uma única prece sem ser atendida, eu LHE agradeço por viver o meu apostolado. Contudo, me ajude amar a justiça. Me ajude ter bons sentimentos e santos pensamentos. Me ajude procurá-Lo com simplicidade de coração. Me ajude ter fé, sabedoria e confiança. Me ajude nunca querer prová-Lo. Me ajude evitar o mal, o escândalo, a injustiça e a blasfêmia. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude ter um verdadeiro arrependimento dos meus pecados. Me ajude seguir o caminho da conversão. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Sem fé não somos nada preços senhor aumente a minha fé amém boa noite querido padre João Carlos sua bênção Nilza Maria de jardim paulista pe paz e bem

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos uma madrugada abençoada e que papai do céu te proteja sempre e um amanhecer iluminado que nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Pela fé é que caminhamos sabendo que não estamos sozinhos,em qualquer obstáculo que surgir em nossas vidas,
    porque Deus está conosco,seja forte e corajoso.,🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  15. Senhor, aumentai a minga fé. Ela que me sustenta a cada dia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. José Lúcio9/11/21 07:14

    Senhor aumenta a minha Fé e que eu consiga colocar em prática pelo menos a metade dela.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS