PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS É O VERDADEIRO TEMPLO

JESUS É O VERDADEIRO TEMPLO



09 de novembro de 2021
Dedicação da Basílica de São João do Latrão

EVANGELHO


Jo 2,13-22

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

MEDITAÇÃO


Destruí este Templo e em três dias o levantarei (Jo 2, 19)

Hoje, a Igreja está celebrando o aniversário de dedicação da Catedral de Roma, a Basílica do Latrão. A dedicação de uma Igreja é sempre uma festa. Unge-se o altar com óleo e as paredes da Igreja também. A igreja-de-pedra é uma representação da igreja-comunidade, templo de Deus. De fato, na carta de São Pedro, está escrito: “quais outras pedras vivas, vocês também se tornam os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo" (1 Pr 2, 5). Os fieis em Cristo são pedras vivas desse Templo espiritual, um sacerdócio santo para oferecer sacrifícios do agrado de Deus. A igreja é o templo vivo de Deus.

Jesus estava chegando para celebrar a páscoa em Jerusalém. Nesta páscoa, ele seria imolado em sacrifício, na cruz. Ele entrou no Templo. E viu um bocado de coisa errada. O Templo de Deus, o único templo erguido em Israel, foi construído para ser um sinal da presença de Deus no meio do seu povo e para ser um local de encontro do povo fiel com o seu Deus. No Templo, o povo, em sinal de gratidão e adoração, oferecia sacrifícios e louvores. Aquele povo tinha uma história com Deus. Tinha sido libertado por ele do cativeiro do Egito, celebrado uma aliança com o Senhor, caminhado por 40 anos no deserto sob sua proteção e tomado posse da terra que ele prometera aos pais. O Templo era o testemunho de tudo isso. E a páscoa era a grande festa para lembrar aquele gesto maravilhoso que Deus tinha realizado em favor daquele povo: tirá-lo da escravidão e constituí-lo um povo livre, naquela terra.

E o que Jesus viu no Templo? Jesus viu o Templo entregue aos interesses de uma elite manipuladora, que o instrumentaliza em favor dos seus interesses econômicos e políticos. A sede do Sinédrio que o condenou era lá. Lá, mandavam os saduceus, beneficiados pela dominação romana em seus negócios e em sua liderança. Jesus viu um Templo que perdeu a razão para a qual existia: ser um lugar de encontro da comunidade de Israel com o Deus dos seus pais, o Deus de sua história.

Como Jesus reagiu? Primeiro, ele expulsou os comerciantes que vendiam animais para os sacrifícios ou faziam o câmbio das moedas, no interior do Templo. Foi uma forma de reagir à má utilização que os líderes estavam fazendo do Templo. Segundo, ele disse, com todas as letras que ele é quem era o Templo de verdade. De fato, em Jesus encontramos e honramos o Pai que o enviou. É no seu corpo entregue e no seu sangue derramado, o único sacrifício que agora conta, que somos reconciliados com Deus. É só por meio dele que chegamos ao Pai. Ele é o Templo de verdade. Foi assim que ele disse: “Destruam esse Templo e eu o construirei em três dias”. De fato, foi isso que aconteceu. Eles destruíram o templo do seu corpo, pela cruel morte de cruz, mas Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Mas, isto, claro, ninguém ali na hora entendeu.

Guardando a mensagem

Celebramos hoje o aniversário de dedicação da Catedral de Roma. Como é o Templo que representa todos os outros templos do cristianismo, todos nos alegramos nessa festa. E recordamos que o verdadeiro templo é a comunidade dos fiéis, o povo batizado, a Igreja. O templo-de-pedra representa a comunidade-povo-de-Deus. E nos lembramos de Jesus que, no tempo da páscoa, entrou no grande Templo de Jerusalém e, depois de ter expulsado os vendedores de animais e os cambistas, apresentou-se como o verdadeiro Templo. Ele é o sacerdote que oferece o sacrifício de sua própria vida, sacrifício que, de verdade, agrada a Deus e com ele nos reconcilia. Jesus é o templo de verdade.

Destruí este Templo e em três dias o levantarei (Jo 2, 19)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Gostamos muito de nossas igrejas, de nossos templos. Nem sempre nos lembramos que mais importante do que as paredes de pedra são as pessoas que formam a igreja viva, a comunidade santa, o povo de Deus. Claro, Senhor, precisamos zelar por nossas igrejas-templo, para que elas estejam sempre limpas, bonitas, acolhedoras. Mas, mais amor e maior cuidado precisamos ter com a comunidade dos cristãos que ali se reúne. E somos templo porque estamos unidos a ti, Templo vivo de Deus, pedra que os construtores rejeitaram, mas que tornou-se a pedra angular. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Muita gente ainda guarda o bom costume de, ao cruzar por uma igreja, benzer-se, saudando Jesus que lá está, sacramentalmente, no sacrário. Se tiver oportunidade hoje, faça o mesmo. E pense neste evangelho ... Você também é uma pedra viva do maravilhoso templo que é Cristo e sua Igreja.

No programa de hoje, no Youtube, vamos entrevistar os coordenadores do Congresso Eucarístico Nacional que vai acontecer no Recife, no ano que vem. O Congresso terá seu relançamento no próximo domingo. E o nosso programa, no Youtube, é hoje, às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que nós sejamos uma pedra viva no templo que é sua igreja.

    ResponderExcluir
  2. Senhor que a tua penetre minha alma e me faça entender o que realmente é bom e agradável aos seus olhos. Te peço a Graça Senhor de ser perseverante na oração, palavra, Eucaristia, confissão e caridade com o irmão. Louvado seja o seu Santo e amado nome. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Independente do templo ser construido em 46 anos somente a presença de Deus que ressuscitou ao 3° dia torna ele divino. Amém obrigado pela reflexão 🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos ainda estou com efeito do dia de ontem foi maravilhosa sua celebração que bom que todos os meses vai ter esse momento maravilhoso se Deus quiser estarei
    presente, um dia abençoado e iluminado para o senhor que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor tenha misericórdia de quem procura a Santa igreja para fazer
    depredação .
    São pessoas sem coração e sem respeito a lugar sagrado.
    Nosso templo Religioso estaremos firme para nos encontramos,todas a comunidades cristã para professa nossa verdadeira fé.🙏🙋😍🌹💕
    Com Cristo em Cristo
    Um bom dia abençoado para todos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Padre João Carlos.
    Que o Espírito Santo de Deus lhe dê saúde e paz...Todo templo é lugar da presença de Deus.
    JESUS É O VERDADEIRO TEMPLO
    Boa tarde à todos...

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas e sejamos exemplos de Vida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. É muito lindo todos esses ensinamentos que Deus nos deixou. Todos os dias são muito marcantes. Todos os dias é um ensinamento de Deus para conosco. Obrigado Senhor Jesus Cristo por mais um dia de vida. Que Deus continue nos abençoando sempre.

    ResponderExcluir
  8. Senhor, Deus Altíssimo, eu LHE agradeço pela Solenidade da Basílica de Latrão. Todavia, me conceda a graça de ser purificado pela água santa. Me conceda a graça de ter uma boa alimentação e de muita saúde física e espiritual. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ser zeloso com as igrejas e com o VOSSO povo. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu SALVADOR. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Construção de igrejas vivas,não descarta um lugar de oração onde possamos em comunidade comum em todos os lugares ir a uma igreja sagrada é algo necessário,ser estás vivas é mais quinhentos!Destruir em três dias aquilo que prende o crescimento da matéria e rerguer foi dito por Cristo,mas em hipótese nenhuma ele discarta os cuidados da casa aqui certo que essa casa era um corpo humano sendo explorado.Jesu não aceitou nenhum tipo de erregularidade naquilo que sendo Santo estava sendo comercializado de forma sub humana, então esse evangelho é muito importante aprender cada ano que lemos está sendo revelado as coisas que Deus quer e as atitudes de homens secos sem luz do evangelho,hoje há milhão de pessoas sendo explorados,pois o Espírito Santo abita em todos os lugares, inclusive entre humanos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela coragem em postar verdades,hoje oculta por muitos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS