PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SANTO ANJO DO SENHOR

SANTO ANJO DO SENHOR


 
02 de outubro de 2021

Santos Anjos da Guarda

EVANGELHO


Mt 18,1-5.10

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

MEDITAÇÃO

Os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai (Mt 18,10)

O texto do evangelho de hoje nos traz muitas lições. De saída, podemos perceber quatro ensinamentos: 1. O maior no Reino dos Céus é quem se faz pequeno como uma criança; 2. Precisamos nos converter e nos tornar como crianças, senão não entraremos no Reino de Deus; 3. Quem acolhe uma criança, um pequenino, em nome de Jesus, acolhe ele mesmo; 4. Não se pode desprezar nenhum pequenino. Os seus anjos estão em comunicação com Deus, o tempo todo.

Como hoje é o dia dos Santos Anjos da Guarda, a Igreja lê essa palavra de Jesus atenta a este ensinamento: “os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. O nosso Deus, no seu infinito amor, colocou ao lado de cada um de nós, um dos seus anjos. Os anjos são seres espirituais criados pelo Altíssimo. Sua missão, junto a nós, é nos proteger e nos conduzir para a Pátria Celeste. Esse cuidado de Deus com os seus filhos mostra, ao mesmo tempo, nossa fragilidade (precisamos sempre de ajuda), mas também nossa grandeza (em Cristo, somos filhos de Deus). A certeza da proteção do anjo da guarda ao nosso lado nos deixa um recado muito especial: Deus cuida de nós.

É este o ensinamento da Igreja: “Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela proteção e pela intercessão dos anjos. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa, na fé, da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.” (Catecismo da Igreja Católica, 336).

E por que Jesus insistiu que a gente precisa se converter e se tornar como criança? É claro que Jesus não nos quer infantis. Certamente, ele nos quer com um coração de criança em nosso relacionamento com Deus nosso Pai. Criança, por exemplo, se deixa conduzir. O Pai ou a mãe a toma pela mão e a conduz. Ela segue com confiança, com docilidade. Essa virtude, o adulto nem sempre tem. Ele prefere dirigir, não aceita facilmente ser dirigido. Convém melhor para o nosso relacionamento com o Pai a atitude de docilidade e de confiança de criança que se deixa guiar por seus pais.

Nossa vida está nas mãos de Deus, nós dependemos dele. Ele é Providente e cuida de nós. Esse é o sentimento do filho, sobretudo do filho pequeno que depende inteiramente dos pais, que precisa de sua proteção. O adulto é independente, auto-suficiente, está mais para pai do que para filho. E o grande anúncio do Reino é que somos filhos e irmãos. “Se vocês não se converterem, e não se tornarem como criança, não entrarão no Reino dos Céus”.

Guardando a mensagem

A discussão era sobre quem seria o mais importante no Reino de Deus. Jesus chamou uma criança para o meio da roda e a apontou como exemplo. Na criança, vemos muito do que precisamos ser como filhos de Deus e do que não podemos perder quando adultos. Precisamos conservar a espontaneidade, a docilidade, a confiança e o amor filial, tão fortes do tempo de criança. Não podemos perder o encantamento da criança diante das surpresas de Deus. Não podemos esquecer que, nas horas difíceis e sempre, temos com quem contar: um pai amoroso que cuida de nós. O anjo da guarda é um sinal da proteção e do cuidado de Deus com cada um dos seus filhos e filhas. Jesus estava com a razão. Quem não se torna como uma criança não entra no Reino de Deus.

Os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai (Mt 18,10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje é o dia dos Santos Anjos da Guarda. Nós acolhemos, com gratidão, o ensinamento da Igreja que está revelado nas Sagradas Escrituras: nós e os anjos já estamos unidos em Deus, aqui na terra. Tanto assim, que na Missa, unimos nossos louvores aos dos anjos e dos santos para proclamar que Deus é Santo, três vezes Santo. Contigo, Senhor, queremos render graças ao Pai pelo cuidado que os santos anjos têm para conosco e por tudo que fazem para nos defender e nos conduzir nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Fica bem hoje, em atenção à palavra de Deus, rezar algumas vezes, durante o dia, a oração:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina. Amém

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏obrigada senhor pelo anjo da guarda que nos livrou dos males até aqui, que possamos continuar alter a companhia deles

    ResponderExcluir
  2. Amém Padre João!🌹 É preciosa a proteção do Anjo da Guarda! Deus o abençoe imensamente por nos ajudar a compreender melhor oministérios divinos! Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe dê Saúde e paz neste dia.
    Hoje é dia dos Santos Anjos da Guarda.
    Obrigado meu Deus por me conceder um Anjo da Guarda para me ajudar, me proteger de toda maldade e me conduzir
    nos teus caminhos...
    Bom dia todos e um final de semana muito feliz e abençoado. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que os santos arcanjos nos proteja e nos livre de todo mal.

    ResponderExcluir
  5. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus. Santo Anjo do Senhor seja Meu Guardador, noite e dia com Jesus, José e Maria. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.Boa surpresa receber já de manhã a Palavra.Parabéns e muito obrigado.A mensagem de 2 de Outubro e forte,profunda.Tudo de bom aomPadre João Carlos.Luz e paz.Abraço.Cassio R.Muylaert

      Excluir
  6. Que os anjos da guarda de cada um de nós, nós proteja,nós guie,e nós livre de toda e qualquer influência do mal. Que as bênçãos de Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  7. Conversar a pureza de uma criança é a lição mais importante para nós isso nunca seja infantilidade e sim simplicidade,pureza,inovação.Sejams adultos revestidos dos sentimentos de uma criança.

    ResponderExcluir

  8. Bom final de tarde padre João Carlos que sua noite seja iluminada e abençoada e que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Devemos pedir ajuda a Deus, não aos anjos, porque o poder e autoridade aos anjos vem todo de Deus, não devemos tirar o foco de Deus, que é nosso verdadeiro protetor.
    Senhor meu Deus sou tão pequena mas me engrandeço na tua presença na fé que me conduz ao verdadeiro caminho, querido pai envolve de luz na tua proteção divina.
    Que Deus esteja sempre conosco.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. No entanto, me ensine ser dócil e obediente ao meu anjo da guarda. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine seguir o caminho da conversão, da humildade e da simplicidade. Me ensine servir os pequeninos. Me ensine fugir dos pecados. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS