PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMO ANDA A SUA CONVERSÃO?

COMO ANDA A SUA CONVERSÃO?


Na foto: Ruínas da cidade de Corazim


1º de outubro de 2021

Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus

EVANGELHO


Lucas 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus:
13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e Sidônia
tivessem sido realizados os milagres
que foram feitos no vosso meio,
há muito tempo teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14Pois bem: no dia do julgamento,
Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15Ai de ti, Cafarnaum!
Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16Quem vos escuta, a mim escuta;
e quem vos rejeita, a mim despreza;
mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

MEDITAÇÃO


Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).


Muitas comunidades não mostram crescimento em seu caminho de identificação com o evangelho do Senhor. Entra ano e sai ano, e continuam patinando no mesmo egoísmo, nos mesmos desentendimentos, na mesma mediocridade. Comunidades e cristãos também.

Olha só o que temos no Evangelho de hoje! Jesus comparou localidades da Galiléia onde ele investiu a maior parte do seu trabalho missionário (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) com cidades pagãs que talvez tivessem sido mais receptivas ao Evangelho (Tiro e Sidônia).

Corazim e Betsaida eram localidades da Galiléia, na terra de Jesus. A Galiléia foi a área de maior atuação do nosso Mestre. Por aquela região, ele circulou muitas vezes, pregou em suas sinagogas, curou muita gente. Tiro e Sidônia eram localidades fora da área de Israel, consideradas terras de pagãos. Mesmo que estivessem nas fronteiras do povo eleito, eram comunidades estrangeiras. É bem verdade que Jesus fez diversas incursões pelo território dos pagãos, pelo estrangeiro.

Corazim e Betsaida, como as outras localidades da Galiléia por onde Jesus circulou com tanto zelo e prioridade, não responderam ao Mestre com entusiasmo, com adesão vibrante, com muitas conversões. Mostraram-se frias, apáticas, reticentes. Em Nazaré, Jesus tinha se queixado que “o profeta só não é bem recebido em sua própria pátria”.

A experiência dos apóstolos, depois da ressurreição de Jesus, foi a adesão entusiasta dos pagãos em muitos pontos do Império Romano. Paulo e Barnabé logo experimentaram isso em Antioquia, na vizinha região da Síria. E depois, Paulo e os outros apóstolos, largaram-se mundo afora nas cidades da área do Mar Mediterrâneo, sempre encontrando pouca adesão nas sinagogas dos judeus e vibrante acolhida entre os pagãos.

Estamos começando, hoje, o Mês Missionário, com o tema "Jesus Cristo é a missão". A inspiração bíblica desse mês está no livro dos Atos: "Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos" (At 4, 20). O anúncio de Jesus Cristo nos pede a conversão. Olhamos, hoje, para Santa Terezinha do Menino Jesus: uma discípula apaixonada pelo Mestre e comprometida, na oração, com a missão evangelizadora da Igreja. 

Guardando a mensagem

Corazim e Betsaida, hoje, podem ser você, eu, sua família, sua comunidade. Apesar do trabalho de missionários, de sacerdotes e de tantas oportunidades que temos tido de conhecer o Evangelho, pode ser que se veja pouco crescimento e conversão entre nós. Pode ser que nós estejamos imitando Corazim e Betsaida, que apesar de terem tido Jesus pregando e libertando pessoas em seu meio, não se tocaram para uma verdadeira conversão. Se esse for o caso, a repreensão profética desses ais são para nós.

Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
talvez, nossa vida tenha traços de Corazim e Betsaida, localidades que resistiram à tua presença, ou mantiveram-se apáticas, mesmo escutando tua pregação e vendo os teus milagres. Senhor, se esse for o nosso caso, nós te pedimos, sacode-nos com o teu Espírito para que vençamos a acomodação, a preguiça, a desconfiança... Queremos seguir-te com entusiasmo, enfrentar a vida ao teu lado, com fidelidade e destemor. Concede-nos, Senhor, que cresçamos mais no conhecimento de tua Palavra, corrigindo-nos naquilo que houver de menos evangélico em nossa vida e entusiasmando as pessoas com quem convivemos a te amarem e a te seguirem de todo o coração. Seja bendito o teu nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O primeiro movimento missionário é a nossa própria conversão. Quando acolhemos a Palavra e a presença do Senhor com sincera adesão e deixamo-nos iluminar e guiar por ele, nossa vida e nosso testemunho se transformam em verdadeira evangelização de quem está perto de nós. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

11 comentários:

  1. Só gratidão a Deus por usar o Senhor Padre, para nos evangelizar. Gratidão amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🙏🙏🙏🙏🙏gratidão aos missionários de Jesus e que possamos ser missionários de Jesus também

      Excluir
  2. Peço senhor que aumenta minha fé e libra de todo mal , e Pedro saúde pra toda minha família

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela sua disponibilidade e partilha Pe.João Carlos!A sua benção e a paz de Cristo a todos os irmãos!Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus na Eucaristia e na Palavra e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos e que Santa Terezinha do Menino Jesus nos interceda com seu Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Pe João Carlos, pelas mensagens diárias que recebo! Sou muito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuela como faço pra receber as palavras de mefotaçäo vom o padre João Carlos?

      Excluir
  7. Padre João Carlos peço a sua benção em primeiro lugar e agradeço a Deus por receber todos os dias a meditação , como estamos no início do mês das moções estarei rezando por todas as vocações

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos um final de tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Com amor, fidelidade, retidão e a justiça são os alicerces do teu trono.
    Sempre anunciarei e cantarei o amor do senhor, porque está firme o seu amor para sempre. 🙏🙋😍🌹💕

    fidelidade ,

    ResponderExcluir
  9. Que aprendamos juntos verdadeiros humanos cumprem sua missão aos pé do mestre,na Vida.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS