PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CASAMENTO, COISA DE DEUS

CASAMENTO, COISA DE DEUS




03 de outubro de 2021

27º Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO


Mc 10,2-16

Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?”
4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”.
5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro, cometerá adultério”.
13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

MEDITAÇÃO


O que Deus uniu, o homem não separe (Mc 10, 9)

Jesus está ensinando ao povo. O que ele ensina? Ele descreve o Reino de Deus, que já está acontecendo por sua presença, por suas palavras e por suas ações. Não se trata de uma lei a ser cumprida, mas de um amor a ser acolhido e amado. Jesus revela o Pai que ama o mundo e envia seu filho para resgatá-lo. E o filho, que por amor aos seus, entrega a sua vida. O convite é que entremos nessa dinâmica de amor: amemos a Deus, amemos o próximo, imitemos o Pai que dá seu filho e o filho que dá sua vida. O amor é a lógica do Evangelho.

A obra de Jesus foi restaurar o projeto original de Deus. Nele, a humanidade decaída em Adão e Eva encontra a reconciliação, o perdão. E o ser humano redimido vai se identificando progressivamente com Cristo, pela fé, pelo batismo, pela prática da palavra. É ramo enxertado na videira. Para ele ou para ela, o matrimônio é uma vocação, um chamado de Deus, vivido como caminho de santidade. O casamento não é uma formalidade, um rito social. É a acolhida de um dom maravilhoso, da graça de Deus e do seu Espírito para realizar, na família, o amor de Deus pelo seu povo, o amor de Cristo por sua Igreja. No matrimônio, um se entrega ao outro. E nisso expressam e realizam o amor nupcial de Cristo e de sua Igreja. “Já não serão dois, mas uma só carne”. Os cônjuges realizam, em sua vida e em sua sexualidade, a unidade de Deus, a comunhão.

Mesmo mergulhados na ótica do amor de Deus, os casados continuam frágeis e sujeitos a quedas. Na sua fraqueza humana, são, no entanto, sustentados pela graça de Cristo e aplicam-se mutuamente o remédio do perdão. Na sua vida de casal e na família que formam exprimem o amor de Deus no cuidado um com o outro, no carinho com que se tratam, no cuidado mútuo, na comunhão de bens, na abertura à vida que chega como fecundidade do amor. O matrimônio cristão está no nível do amor do Reino de Deus, não no nível do simples cumprimento de leis. Participa da experiência do amor de Deus pela humanidade e de Cristo por sua Igreja. Por isso, é experiência de unidade (“já não dois, mas uma só carne”) e de fidelidade (não é um vínculo que se dissolve, que se desfaz).

O casamento é obra do Criador, que o concebeu como expressão de verdadeira comunhão. Jesus restaurou o projeto original de Deus em relação ao casamento. Mesmo que os casais do seu tempo encontrassem dificuldades e limites na vida a dois, Jesus confirmou o ensinamento da Escritura: a unidade (os dois serão uma só carne) e a indissolubilidade (o que Deus uniu, o homem não separe). Feliz o casal que chega a viver o seu matrimônio como expressão de amor e de obediência a Deus e ao seu projeto de felicidade e salvação!

Guardando a mensagem

Jesus elevou o casamento, obra divina, ao nível de sacramento, sinal visível do amor de Deus que se manifestou nele como salvação. Você é casado, é casada? Então, viva essa condição como verdadeira graça de Deus. Nos dias de hoje, há muita coisa que conspira contra o matrimônio. Mas, não se deixe seduzir pelo mal. Não assuma o pensamento do mundo sobre o casamento. Assimile o pensamento de Deus, como Jesus o exprimiu no seu evangelho. A vida a dois é exigente, porque pede esforço de superação do egoísmo, do individualismo; mas, conta com o perdão e a graça de Deus para superar os pequenos e grandes desencontros.

O que Deus uniu, o homem não separe (Mc 10, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Abençoa os casais que estão enfrentando turbulências no seu casamento. Senhor, que eles possam beber da fonte do amor que és tu mesmo e em ti encontrar forças para perseverar no amor, exercitando a paciência e o perdão. Cura, Senhor, as chagas abertas pela infidelidade no matrimônio. Dá a graça da reconciliação, da restauração da vida matrimonial a tanta gente que se vê tocada pela tua graça. Abençoa, Senhor, com a bênção dos filhos, a união matrimonial dos casais jovens. Abençoa, com a bênção dos netos, os casais mais adultos. Repete no coração de todos que o casamento é santo, lugar de santificação e de união com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze pelos casais de sua família. Como disse o Salmo 127: “Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a edificam”.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




9 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor abençoe todos os casais.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe imensamente neste dia com a graça de Deus em sua vida e lhe dê saúde e paz...
    Dá-me, Senhor Jesus, paz, serenidade e
    Muita FÉ para que eu possa me converter
    e poder seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada, vivendo as palavras de teu Evangelho.
    São João Bosco Rogai por nós...
    Um excelente domingo a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Que honra,na sabedoria Divina é encontrar no outro a sua realização,sem perder de vista a essência da vida,ser casado aqui é motivo de glória,pessoas consagradas ao projeto da eternidade,o que estiver nessa vaiber estará na plenitude da vida Cristã,portanto respeitar essa entidade nos tempos atuias vêm sendo tarefa de todos nós,pois mesmos fora dos templos encontramos pessoas consagradas no matrimônio,o que Deus uniu ninguém separará,assim segue as alianças feitas entre pessoas que escolhem o amor como referência na Vida matrimonial.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos um excelente domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏😇🌟🌟🌟🌹
    O casamento deve ser o centro e base para o amor assim dará certo ,e a presença de Deus com sua benção .
    O casamento é sagrado entre homem e mulher, deve ser tratado com respeito.
    O amor não maltrata, não procura seus interesses.
    O casamento deve ser honrado por todos, conservado puro, pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo domingo para todos

    ResponderExcluir
  5. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Paciência e no Perdão e que sejamos iluminados por Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. O que Deus plantou para nós foi a união através do matrimônio, como ele disse o amor entre o homem e a mulher deve ser verdadeiro,através do matrimônio é que se tornam uma única pessoa. A união através do casamento tem que ter fidelidade,respeito para construir uma grande família. O que Deus uniu o homem não separe.

    ResponderExcluir
  7. Ó Pai celestial, eu LHE agradeço por toda criação que o SENHOR fez com tanto amor. Contudo, me ajude trabalhar pela união de todos os casais. Me ajude vencer o sofrimento e a provação. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude evitar todo tipo de pecado. Me ajude receber o VOSSO REINO, como uma criança. Me ajude abraçar e abençoar os pequeninos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por esse evangelho maravilhoso graças a meu bom Deus o meu casamento foi muito abençoado hoje o meu marido está com Deus ele foi um homem de Deus paz e bem Nilza Maria de jardim paulista

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS