PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O FERMENTO DA HIPOCRISIA

O FERMENTO DA HIPOCRISIA



 15 de outubro de 2021

Dia de Santa Tereza D'Ávila
Dia dos Professores


EVANGELHO


Lc 12,1-7

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

MEDITAÇÃO


Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lc 12, 1)

Hipocrisia significa fingimento, falsidade. Gente falando bonito, mas, por trás, fazendo feio. É o que acontecia com os fariseus do tempo de Jesus. É o que acontece com os fariseus de hoje.

Jesus até admirava os fariseus. Eram pessoas muito religiosas, muito praticantes, muito apegadas aos textos da Lei de Deus e às suas tradições. O povo também gostava dos fariseus e lhes tinha uma grande admiração. Achavam que era gente muito santa, muito de Deus. Mas Jesus observava bem e via que eles mais aparentavam do que de fato eram de verdade. Havia mais aparência do que realidade. Exibiam-se como muito devotos, mas viviam disputando cargos, visibilidade e buscando suas vantagens. Jesus também censurava os fariseus porque eles viviam preocupados com o secundário, como os detalhes da Lei. Preocupados com coisas miúdas, esqueciam-se do principal: o amor e o respeito pelos outros; a compreensão com as fraquezas dos outros; o amor a Deus de todo coração e não só da boca pra fora. Por tudo isso, Jesus está nos dizendo hoje: ‘tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia’.

Nossa cultura privilegia a aparência. Vivemos a sociedade da imagem. Vale o que parece ser. Na foto, todo muito sai sorrindo, já notou? Tem cada sorriso forçado, que dá até medo. Vamos caminhando para um mundo do faz-de-conta. É a ditadura da hipocrisia. A verdade passa longe. O nosso é o mundos dos fariseus. Jesus disse claro: “Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido”. Isso quer dizer que um dia a máscara cai e a verdade aparece.

Jesus está chamando a atenção da hipocrisia dos fariseus pra gente não cair no conto do vigário dos fariseus de hoje. E também pra gente não imitá-los, não ser hipócritas como eles. Ao contrário, como ele disse: “o seu sim, seja sim; o seu não, seja não. O mais vem do maligno’. Nada de fazer cara de santinho e nos bastidores proceder de maneira diabólica. Bonzinho e gentil fora de casa, rabugento com a família. Nada de farisaísmo. Bons e verdadeiros, sempre.

Guardando a mensagem

Jesus chamou a atenção dos discípulos e do povo para a hipocrisia dos fariseus. Eles pareciam santos, praticantes e dedicados a Deus para impressionar, para manter sua influência sobre o povo, para se manterem na liderança. Mas, era jogo de cena, aparência, fachada. E Jesus nos dizendo isso, pra ninguém se deixar enrolar por esses tipos e pra gente não permitir que dentro da comunidade cristã prosperem comportamentos deste tipo.

Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lc 12, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Há muito de fariseu hipócrita ainda em nós e ao nosso redor. Mas queremos levar a sério a tua palavra, nos precavendo contra esse tipo de comportamento. Ajuda-nos, Senhor, a sermos bons cristãos e não apenas parecermos bons; a sermos pessoas da verdade, sem aliança de nenhum tipo com a mentira e a falsidade; e a não nos deixarmos iludir por uma cultura da aparência e por lobos vestidos de ovelhas. Hoje, te pedimos, particularmente, Senhor, pelos professores e professoras, no seu dia. Concede-nos que alcancemos construir um país que tenha futuro, porque prioriza a educação das novas gerações e valoriza os seus mestres. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Preste atenção, hoje, para identificar, se em você ou ao seu redor, há sinais de hipocrisia. A hipocrisia é o fermento dos fariseus.

Começa, hoje, o Acampamento Missionário Tempo de Paz. É o nosso encontro anual de todos os que nos acompanham na Meditação, no Rádio, nas Redes Sociais. A Missa de abertura é às 9 horas e você pode acompanhá-la pela Rede Vida de Televisão. Amanhã, uma tarde de testemunhos, adoração eucarística e pregação com Eliana Ribeiro; à noite, um momento musical muito especial. Tudo isso pelo Youtube, no Canal Padre João Carlos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Deus Lhe abençoe e lhe dê saúde e paz neste dia.
    Tu, Senhor, és o caminho a verdade e a vida.
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo um dia abençoado com as melhores bênçãos do Deus Altíssimo.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.ajuda nos senhor a sermos bom cristãos.

    ResponderExcluir
  3. FABRICIO
    Meus deus me cura da depressão e de todo mal , e abençoa toda minha família amém.
    Cidade Paulo Afonso Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabricio, estava muito mal,o que me ajudou foi um livro de Max Lucado, O fim da Ansiedade.
      Ele é um pastor americano, ele aborda de maneira prática o problema,sou católica, mas tudo que pode ajudar é benvindo.

      Excluir
  4. Padre reze pela minha gestação ser tranquila e que eu fique calma. Amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e tudo de BemBom no acampamento. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e no Perdão e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Humildade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Ó Deus, Pai misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de todos os professores e de todas as professoras. Contudo, me ajude seguir o caminho da justiça e das boas obras. Me ajude ter fé e confiança na SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude evitar a hipocrisia e todo tipo de pecado. Me ajude ter o santo temor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Ser autêntico pra não cair no faroseusismo,pois querer sair bonzinho é diferente da bondade, portanto,justifica que as ações prova a conduta,porém no contexto Cristã aparência só por so não têm importância nenhuma,Deus observa o interior os exterior é desprezível se não estiver em conexão com os pensamentos,portanto façamos de tudo pra não agirmos como fariseus, pois são lobos ferozes, camufladas de bom cordeiro.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS