PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO NOSSO PECADO NÃO TEM PERDÃO

QUANDO NOSSO PECADO NÃO TEM PERDÃO




16 de outubro de 2021

EVANGELHO


Lc 12,8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

MEDITAÇÃO


Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11)

Pecar contra Jesus, o Filho, tem perdão. Mas, pecar contra o Espírito Santo não tem perdão. Foi o que Jesus disse. Como entender isso?

Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. No batismo, ele, o Santo Espírito, nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão.

É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua nos outros sacramentos, santificando a nossa vida: nos lavando do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho.

Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis, como São Paulo falou. O Filho, por sua morte e ressurreição, nos reconciliou com Deus, nos pôs na comunhão com o Pai. Nossa comunhão com o Pai é por meio do Filho, no Espírito Santo.

Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos se não tivermos em nós o Espírito do Pai e do Filho. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos.

Jesus nos mandou em missão. Mas, sem o Espírito Santo, não a compreendemos, nem temos condições de realiza-la. O Espírito Santo é quem nos anima na missão. E a missão é a evangelização do mundo.

No início do seu pontificado, o papa Francisco escreveu a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. Este documento é como o programa do seu pontificado. Nele, se lê: "É o Espírito Santo, enviado pelo Pai e o Filho, que transforma os nossos corações e nos torna capazes de entrar na comunhão perfeita da Santíssima Trindade, onde tudo encontra a sua unidade. O Espírito Santo constrói a comunhão e a harmonia do povo de Deus. Ele mesmo é a harmonia, tal como é o vínculo de amor entre o Pai e o Filho. É Ele que suscita uma abundante e diversificada riqueza de dons e, ao mesmo tempo, constrói uma unidade que nunca é uniformidade, mas multiforme harmonia que atrai. A evangelização reconhece com alegria estas múltiplas riquezas que o Espírito gera na Igreja". (EG 117).

Guardando a mensagem

Como discípulos de Jesus, cultivamos a docilidade ao Santo Espírito. Ele é o divino amigo em nós, nos movendo interiormente para o bem, para a verdade, para a justiça, para o amor. Infelizmente, podemos nos fechar a isso. No uso da liberdade que o Senhor nos deu e respeita, podemos bloquear essa ação estimuladora do Santo Espírito. Como escreveu o apóstolo Paulo, podemos “extinguir” o Espírito em nós. Apagando essa luz, ficamos à mercê dos nossos instintos e da influência do mal que nos rodeia. Ficamos na escuridão.

Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11)

Rezando a palavra

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Vivendo a palavra

Estamos no mês missionário, cujo tema é "Jesus Cristo é missão". Nós, da AMA - Associação Missionária Amanhecer começamos, ontem, o Acampamento Missionário, aprofundando este tema, com a Missa transmitida pela Rede Vida de Televisão. O acampamento prossegue hoje, a partir das 15 horas, com testemunhos, adoração eucarística e pregação com Eliana Ribeiro. A noitada musical começa às 20 horas, tudo transmitido no meu Canal do Youtube. Estou lhe enviando o link para você não perder esse segundo dia do acampamento.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

6 comentários:

  1. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé na Santíssima Trindade e que possamos refletir esse Amor em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos um maravilhoso sábado conseteza vai ser abençoado e iluminado que a proteção do nosso papai do céu sempre te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹🌹🌹🌹🌹
    Essas rosas eu ter ofereço pela linda celebração de ontem presencial que eu estava sentindo falta.
    Quando o Espírito santo invade o nosso ser nos tornamos completo a vida tem sentido, e o sentido é o amor de Deus, Ele nos guia,nos proteje e temos mais compreensão do seu agir, isso é importante na vida Cristã.🙏🙋😍🌹💕
    UM final de semana abençoada para todos 🙏



    ResponderExcluir
  3. Obs . É importante para todas criaturas filhos de Deus 👍

    ResponderExcluir
  4. Que o Espírito Santo de Deus recaia sobre todos nós, nos fortalecendo os nossos corações.

    ResponderExcluir
  5. Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço pela vida de Santa Margarida Maria Alacoque. Todavia, me conceda a graça de ter fé e esperança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de testemunhar o SALVADOR. Me conceda a graça de fugir de todo tipo de pecado. Me conceda a graça de ser guiado Pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Gratidão sr. Pe João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS