PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ENTRE VOCÊS, NÃO SEJA ASSIM

ENTRE VOCÊS, NÃO SEJA ASSIM



17 de outubro de 2021

29º Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO


Mc 10,35-45

Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”
37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”
38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

MEDITAÇÃO


Vocês não sabem o que estão pedindo (Mc 10,38)

Jesus estava indo a Jerusalém, na sua grande viagem que culminaria na paixão. Essa é a lógica de sua vida: dar-se a si mesmo pelos outros. Ele nos resgata, pagando o preço de nossas vidas, como se fazia no resgate dos escravos. E o preço foi alto: a sua própria vida. Essa é a lógica de Jesus: servir, dando sua vida por nós. É assim que ele exerce o seu poder divino: inclina-se sobre a humanidade pecadora para lavar-lhe os pés, como servo, como escravo; purifica-nos, lavando-nos com o seu sangue derramado, tomando na cruz o nosso lugar de pecadores. Não veio para ser servido, mas para servir. Servir e dar a sua vida como resgate de muitos.

Ser cristão é assimilar essa lógica de Jesus. Ser discípulo é entrar nesse caminho e caminhar com ele, experimentando o poder como serviço aos outros. Jesus é o modelo. A vida cristã é um permanente compromisso de seguimento de Jesus e, portanto, de renúncia a modelos que estejam na contramão do evangelho. É permanente a tentação do poder como prestígio, como autopromoção, como busca de benefícios para si e para seus pares. Nesse modelo, ninguém dá a vida pelos outros. Serve-se dos outros para seu engrandecimento, buscando privilégios, enriquecimento, prestígio social. E para conseguir e manter essas benesses, humilha, oprime, discrimina, exclui os outros.

Nesse caminho para Jerusalém, Jesus se esforçava para explicar aos discípulos que o seu confronto com os grandes da capital lhe renderia a morte, mas não seria o fim. Dar a sua vida, em sintonia com a vontade do Pai, seria o coroamento do seu caminho, confirmado na ressurreição. Jesus falou disso várias vezes aos discípulos, no caminho. Mas eles tinham dificuldade para entender, justamente porque ainda não tinham assimilado a lógica do poder-serviço de Jesus. Foi assim que, dois dos discípulos, aproveitando a distância dos outros, fizeram um pedido suspeito a Jesus. Pediram não, eles quase exigiram. Queriam participar do poder de Jesus, quando este triunfasse em sua causa. “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória”. Queriam participar do poder de Jesus, comandar ao lado dele nos postos mais altos e destacados do seu governo ou sabe-se lá o que eles estavam pensando. Foi aí que Jesus lhes disse: “Vocês não sabem o questão pedindo”. E tentou que eles entendessem de outra forma. Até poderiam beber o cálice da perseguição e serem também batizados numa morte dolorosa como a sua, mas os cargos requeridos... isso não dependia dele. Ele também fazia a vontade do Pai.

O pedido interesseiro dos dois discípulos logo gerou um mal estar no grupo dos apóstolos. Claro, os outros também queriam participar do poder de Jesus. Sentiram-se passados pra trás. Jesus, então, juntou os doze e lhes fez uma bela catequese sobre o exercício do poder. Eles não deviam imitar o que viam no mundo que eles conheciam. Palavras de Jesus: “Vocês sabem que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Entre vocês, não deve ser assim”. E apresentou a sua vida como modelo: “eu não vim para ser servido, mas para servir. Quem quiser ser grande, seja o servo de vocês. Quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos”.

Guardando a mensagem

Vivemos em contato com experiências de poder que são o contrário do que Jesus fez e ensinou. Como disse Jesus: “Os chefes, os grandes tiranizam, oprimem as nações”. Não é a lógica de Jesus de estar a serviço do povo, como servos. É a lógica de servir-se do povo, como seus senhores. Não se quer garantir e promover os direitos de todos, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. Busca-se o poder como modo de garantir os interesses das elites sobre o povo. O Mestre continua nos instruindo: “Entre vocês, não seja assim”. Como ficou claro no caso dos dois discípulos, a tentação é permanente também no seio da comunidade eclesial. E a busca de privilégios e cargos sempre causa desunião e divisão dentro da Igreja. “Entre vocês, não seja assim”, continua nos ensinando o nosso Mestre e Senhor.

Vocês não sabem o que estão pedindo (Mc 10, 38)

Rezando a palavra

Rezemos a oração deste Mês Missionário:

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, 
comunhão de amor,
compaixão e missão. 
Nós te suplicamos:
Derrama a luz da tua esperança sobre
a humanidade que padece a solidão, a pobreza,
a injustiça, agravadas pela pandemia.
Concede-nos a coragem para testemunhar,
com ousadia profética ,
tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo,
missionário do Pai.
Maria, mãe missionária, 
e São José, protetor da família,
inspirem-nos a sermos missionários
da compaixão e da esperança.
Amém.


Vivendo a palavra

Hoje é o nosso dia, o dia do Senhor e do povo redimido. Celebramos isto na Santa Missa. A Missa dominical é o nosso primeiro compromisso.

Deixo aqui agradecimentos sinceros a todos os que, de alguma forma, nos acompanharam no nosso 4º Acampamento Missionário. Deus os abençoe. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Bonito apelo para assumirmos uma vida a seu exemplo “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em favor de muitos” (Mc 10, 45)

    ResponderExcluir
  2. A lógica de Jesus é exemplo para nós cristãos, servir os irmãos sem esperar recompensa.

    ResponderExcluir
  3. Amém Padre João! 🌹Bom dia e muito obrigada por toda ação missionária que com amor, foi realizada através do 4o. Acampamento Tempo de Paz e de cada pessoa envolvida na continuidade da Missão de Jesus! Louvado seja Deus! Todos que se doaram estão sob o olhar do Altíssimo Senhor e da Santíssima Virgem Maria!
    Eu reconheço minha insignificância, sou uma miserável pecadora que dá trabalho ao Bom Deus, mas não entendo como muitos podem viver sem nenhum envolvimento ou interesse com as coisas de Deus! Pra outros interesses ou pra atrapalhar o empenho é grande, infelizmente!
    Que o Espirito Santo nos ajude a ser firmes e não nos deixe cair nas tentações dessa vida! E que a Sabedoria Divina ilumine e abençoe imensamente a sua vida, da sua família e da sua Equipe de frente que transmitem tanta fé e esperança aos nossos corações!

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas , que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. quq não sejamos como os dicilulos em querer privilégios.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos tenha um bom domingo com as bênçãos de Maria Auxiliadora.Muito obrigado pela sua Reflexão de hoje que nos ensina a sermos servidores do Senhor com simplicidade.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos .Deus lhe abençoe e lhe dê saúde e paz neste dia.
    Muito lindas as palavras de Jesus: "Eu não vim para ser servido , mas para servir".
    "Senhor, derrama a luz de tua esperança
    Sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia ".
    Padre João Carlos, que o Espírito Santo de Deus lhe abençoe e leve para você neste dia: saúde, paz e serenidade faça da sua vida uma bênção...
    Fique com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos um domingo abençoado e iluminado para o senhor que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟
    Essa turma de pessoas, que tem único propósito e beneficiar seus próprios interesses, Jesus nos mostra que pessoas narcisista não ganha o Reino de Deus.
    Pessoas que se concentrar em si mesma, precisar da admiração dos outros, manipuladoras, não confiáveis e que não se importam com os sentimentos ou interesses de outras pessoas, as vezes
    Prejudicar a imagem da pessoa que está brilhando, que Deus tenha misericórdia
    Jesus é um bom exemplo que devemos seguir.🙋🙏😍🌹💕
    Um domingo abençoado para todos

    ResponderExcluir
  8. Serviço sempre tira de nós um certa dedicação,na existência humana há espaço pra todos,ser importante nunca foi exigência vivencianda pôr Jesus,em cada gesto entrar sua humildade encontrava-se em tudo, interessante é como os discípulos competiam naquela época,nada mudou somos meninos no Reino de Deus, temos que aprender a fazer nossas funções igual ao mestre,assim seremos todos colaboradores e ninguém sentirá menos ou maior.

    ResponderExcluir
  9. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e na Sua Misericórdia e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Humildade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito das homilias e de tudo q o padre João Carlos faz.Um domingo abençoado.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe proteja sempre parabéns pelo acampamento maravilhoso não pode acompanhar tudo mas gostei muito foi muito bom as músicas lindas amém 🙏🌹🌹❤️❤️ paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS