PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: É CERTO QUE ELE VEM

É CERTO QUE ELE VEM



19 de outubro de 2021

EVANGELHO



Lc 12,35-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

MEDITAÇÃO


Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar (Lc 12 ,37)

Você lembra da cara dos seus pais quando voltaram de uma viagem e encontraram a casa toda arrumadinha!! Puxa, eles ficaram muito contentes. E elogiaram sua responsabilidade, seu compromisso, seu esforço em fazer tudo bem feito. Esse é o tema do evangelho de hoje.

O tema é o da vigilância. Este tema é desenvolvido nos evangelhos, com diversas histórias e comparações. Recebemos uma tarefa e vamos prestar contas dela a qualquer momento. Precisamos estar atentos e vigilantes. Nada de dormir no ponto.

O empregado está esperando a volta do seu patrão, que foi a uma festa de casamento e volta a qualquer momento. É necessário que esteja acordado na hora em que o patrão voltar, para abrir a porta para ele, assim que bater. O patrão, de tão satisfeito, é quem vai por a mesa para o seu empregado.

Nessa alegoria, o senhor é o próprio Jesus. Ele viajou (é a ascensão ao céu), mas, vai voltar e ninguém sabe a hora certa em que vai chegar (é a sua nova vinda). O empregado sou eu, é você. Ficamos na responsabilidade de cuidar de sua casa, de sua família. A casa pode ser minha família (que não é minha), a minha comunidade (que não é minha), a organização a que pertenço. Nós não somos os donos, somos os empregados. Vamos prestar contas. Vamos ser avaliados. E a hora de sua chegada pode ser a qualquer momento, ele vem sem programação. Mas, vai ficar muito feliz se encontrar tudo em ordem. Vai cear com o seu empregado, contar as novidades de sua viagem, mostrar sua gratidão e sua confiança nele.

É certo que ele vem. E vem, definitivamente, no final dos tempos. Mas, de verdade, vem sempre. Vem numa grande oportunidade. Se não estamos preparados, perdemos (uma promoção, um concurso, um casamento, uma porta de realização, um salto em nossa vida espiritual). É, ele sempre vem. Se não vem, manda chamar a gente. É a morte. Essa é a hora da avaliação de nossa vida. Aprovados, iremos para o banquete eterno que ele mesmo nos servirá. Se não manda chamar, manda um aviso. É a doença. A doença me diz: você não está aqui pra sempre, você é frágil; você recebeu uma tarefa: valorize mais os meios que lhe foram dados para realizar a sua missão: a saúde, as pessoas que lhe querem bem, as qualidades, as capacidades que Deus lhe deu.

Guardando a mensagem

Jesus contou várias histórias ou alegorias para enfatizar a necessidade de estarmos vigilantes, no período de sua ausência física. Ele nos deixou responsáveis por sua missão, por sua casa, pelo bem do seu povo. Nós não sabemos quando ele voltará. E como ele não tem hora pra chegar, há sempre a tentação de a gente relaxar na execução das tarefas ou de abandonar o nosso posto de responsáveis. Ele chega a qualquer hora. Precisamos estar atentos, vigilantes, ativos. De prontidão. A alegria dele é, na hora em que chegar, ele nos encontrar acordados, à sua espera.

Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar (Lc 12 ,37)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Disseste “que os seus rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas”. Rins cingidos é estar com o cinto afivelado, em posição de quem está pronto para sair ou realizar uma tarefa. Lâmpadas acesas é também o sinal de vigilância, de se estar desperto, de olho no que está acontecendo. Estás nos orientando, Senhor, a assumir uma postura de fidelidade e vigilância, na tensão de tua vinda a qualquer momento. Nós queremos esperar a tua volta, de maneira ativa, comprometida, operante. Queremos ver a tua expressão de satisfação, na tua volta, aos nos encontrares acordados, vigilantes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, diga várias vezes essa invocação que está no livro do Apocalipse: “Vem, Senhor Jesus” (Ap 22, 20).

Para conferir o evangelho do dia e ler a reflexão, é só clicar no link que chega diariamente com a apresentação da Meditação.

Estou lhe enviando uma matéria que saiu na Rede Vida fazendo uma síntese do nosso acampamento missionário. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

7 comentários:

  1. Padre Joao, hi fui tocada pela tua meditação. Sou uma pessoa com doença crônica, muito católica e praticante, mas confesso q foi a partir do aviso que recebi que passei a praticar mais o Evangelho e hj passei a refletir as minhas qualidades profissionalmente, as quais já venho usando a favor da Igrejja e usarei muito mais. Grata pela reflexão. Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Vem senhor jesus , vem senhor jesus , vem senhor jesus.

    ResponderExcluir
  3. Quem já passou da adolescência?Sabe que é uma fose da preferência, criamos regras:desobediência,faz parte dessa fase,jesus aqui exemplifica que a felicidade está entrelaçada com ações,trabalho essa metáfora nos diz:estejam antenados como alguém responsável que aguarda uma visita,quando bater na porta abram,sendo assim esperem incansavelmente pela chegada dessa pessoa,aqui é Jesus dando continuidade sentir Deus entrar na Vida fique bem pertinho imediatamente pra ceia,basta servir na hora exata o visitante entrará em sua casa,se aguardar será motivo de comemoração ela é consequência da felicidade.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde padre João Carlos que sua as tarde seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏 🙋😇🌟🌟🌟🌹
    O espírito pode estar alerta e vigilante mas devemos ficar firme na, fé o inimigo anda ao redor, procurando a quem possa devorar.
    Feliz aquele que permanece vigilante porque sabe um dia
    Virá o seu senhor.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Pai bondoso, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Contudo, me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de ter o dom gratuito e superabundante da justiça. Me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  6. que bela explicação! estudei o evangelho diquei maravilhada. o senhor nos chama a sermos missionários. vanise de Belém do Pará

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS