PE. JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: A HISTÓRIA DA FIGUEIRA

20211022

A HISTÓRIA DA FIGUEIRA



23 de outubro de 2021

EVANGELHO


Lc 13,1-9

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’
8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

MEDITAÇÃO


Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)

Você já viu uma figueira? Muita gente nunca viu uma figueira, uma planta que dá figo. É um arbusto muito comum na terra de Jesus. E aparece muito na Bíblia. Adão e Eva, por exemplo, cobriram sua nudez, costurando folhas de figueira. E Zaqueu subiu numa figueira brava pra ver Jesus passar. No frio, a figueira perde todas as suas folhas, mas lá pelo mês de março, ela renasce e se prepara para dar figos, uma fruta gostosa, muito apreciada pelo povo da Bíblia.

No evangelho de hoje, Jesus contou que um homem havia plantado uma figueira em sua vinha. Durante três anos, ele voltou lá para colher algum fruto. Nada. Não achava coisa nenhuma. Na terceira vez que ele foi procurar o fruto na figueira e, claro, não encontrou nem sinal, ele perdeu a paciência e mandou o empregado cortá-la. Estava ocupando o terreno inutilmente.

A figueira, na Bíblia, representa a pessoa ou mesmo o povo de Deus. Esta figueira improdutiva é a imagem de pessoas do tempo de Jesus que, mesmo ouvindo sua pregação, não se converteram, não mudaram de vida. João Batista, preparando a vinda de Jesus, tinha insistido em que o povo desse fruto de vida nova, apresentasse sinais de sua conversão. Jesus, de igual modo, está cobrando que as pessoas que o escutam, acolham sua palavra, produzam frutos, mudem de vida. Lembra a parábola do semeador? A semente, a palavra de Deus, está sendo semeada. Só no terreno bom, cresce, floresce e dá muito fruto.

Na história, o dono da terra já procurava frutos na figueira há três anos. É uma clara alusão ao ministério de Jesus, que completava três anos. Três anos de pregação, de milagres, de curas, de exorcismo... cadê os frutos desse povo, quais os sinais que mostram que abraçaram a vida nova que ele estava anunciando? Faltou paciência ao dono da terra. Mandou cortar aquela figueira parasita, ocupando à toa o terreno dele. Mas, o seu empregado pediu mais tempo e prometeu maior empenho. ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e colocarei adubo. Talvez, depois disto dê frutos. Caso contrário, vamos cortá-la’.

Guardando a mensagem

A figueira pode ser a sua vida, a sua família, a sua comunidade. Não basta estar coberta de belas folhagens, tem que dar frutos. Que frutos Jesus espera encontrar em nossas vidas e em nossas instituições? Podemos fazer uma lista: Conversão, comunhão com Deus, cumprimento dos mandamentos, vivência da fraternidade, compromisso com a justiça e com a verdade, honestidade, fidelidade, solidariedade, participação na missão, atenção aos pobres e sofredores. Mas, a lista pode ser bem maior. Pela história, você sabe, o Senhor nos dá mais um tempo. Seu empregado está pondo mais adubo, regando mais frequentemente... torcendo que demos frutos. Frutos de conversão, de vida nova em Cristo.

Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Não basta ouvir a tua palavra. É preciso ouvi-la e praticá-la. É assim que a nossa vida vai se modificando, afastando-se do mal e nos edificando como novas criaturas, pessoas renascidas na tua graça. Afastando-nos de ti e do teu evangelho, não damos frutos, como o ramo separado da videira. Dá-nos, Senhor, que com a assistência do teu Santo Espírito, frutifiquemos em obras de conversão, de amor solidário e na edificação de pessoas interiormente renovadas neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, reze por sua conversão e pela conversão de alguém muito próximo de você.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Que a palavra do Senhor frutifique em nossas vidas. Amém! Bom dia🙏🙌

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos um abençoado e iluminado final de semana que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Deus tem um propósito para nós, para refletimos, como vivemos e estamos,e o
    nosso relacionamento com Deus.
    Vejam as vossas boas obras e glorifique o pai que está no céus.
    Deus quer o fruto do Espírito é amor, alegria,paz, bondade, fidelidade, mansidão ,domínio próprio, não ser inútil,deixe o Senhor o renovar para produzir o fruto da Luz.
    Deus é um pai maravilhoso oferece uma nova oportunidade.🙏🙋😍🌹💕
    Um bom final de semana para todos

    ResponderExcluir
  3. A Armadura do Cristão, Oração e a palavra de Deus ao acordarmos, e que faz com que produzimos frutos no nosso dia a dia. Seja em Obras de caridade e também aconsalvamentos, etc...Mas toda honra e toda Glória e de Nosso Senhor, agindo nas nossas vidas. Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

    ResponderExcluir
  4. Amém! Que Deus te abençoe sempre padre João Carlos ,pelas palavras sábias e edificantes do Santo Evangelho!🙏🏻📿❤

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Padre João Carlos Que Deus lhe abençoe e lhe dê saúde e paz.
    Senhor, dá-me a graça da conversão...
    Um excelente final de semana com saúde e paz para você , Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Campinas São Paulo...

    ResponderExcluir
  6. E quando o dono do palmar visitar sua plantação?Será que terá árvores perfeita?Excelente,outras há de chegar sua seiva elaborada pra assim todos possam vibrar juntos,existe muitos serviços inclusive trabalhadores pacientes no campo que têm mais cuidado com aquelas plantas lentas na produção,não dão muito frutos,requer mais cuidados,pois cada um têm seu tempo.O interessante aqui é Jesus escuta um agricultor homem simples,mas com certeza cheio do Divino:- Senhor deixa esperar um pouco,vou cuidar mais dessa planta que não dá frutos!Isso é prova concreta de que Deus está presente entre lugar simples e até o o mestre escuta o povo.

    ResponderExcluir
  7. Que sejamos como a figueira dando bons frutos e que Jesus sinta a felicidade de seus filhos em obediência com vós ,assim seremos iluminados para o caminho do bem.

    ResponderExcluir
  8. Deus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de São João de Capistrano. Contudo, me ensine viver com Jesus no meu coração. Me ensine cumprir a VOSSA lei. Me ensine viver segundo o Espírito. Me ensine seguir o caminho da conversão. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine produzir bons frutos. Isso eu LHE peço por Cristo nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre, Jesus Cristo lhe proteja sempre amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estivemos em Oração para o Amor no Perdão e na Misericórdia e que possamos nos converter para a Vida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.