PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HORA DE DEUS NA SUA VIDA

A HORA DE DEUS NA SUA VIDA





22 de outubro de 2021


EVANGELHO


Lc 12,54-59

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

MEDITAÇÃO


Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)

Jesus estava chamando a atenção para uma coisa muito simples: não perder a hora da graça. Aquela era a hora do Messias, a realização da grande promessa de Deus. A hora da graça tinha chegado e as pessoas não estavam percebendo. Reconheciam as mudanças de tempo, sabiam se ia chover, se o inverno seria bom... mas, não estavam reconhecendo os sinais que indicavam o novo tempo que Deus marcou para a humanidade, o tempo do enviado, o tempo da salvação.

Na atuação de Jesus, com boa vontade e com o olhar da fé, eles podiam perceber os sinais de Deus. Os gestos, as palavras, as ações de Jesus apontavam para uma coisa muito importante e definitiva. A acolhida amorosa dos pequenos e dos excluídos, a cura das doenças, a expulsão de demônios, tantos sinais... tudo isso apontava para uma grande realidade: o Reino de Deus tinha chegado. Em Jesus, Deus tinha se aproximado do seu povo para encontrar e salvar a ovelha perdida. Mas, muita gente não estava se dando conta do que estava acontecendo.

Nós estamos na mesma situação e, portanto, merecendo a mesma chamada de atenção. Tem gente informada de toda a programação cultural da capital e dos próximos lançamentos de séries no Netflix, em dia com o último capítulo da novela e por dentro da final do campeonato, mas está completamente por fora de todas as propostas de evangelização que a Igreja está fazendo. Não toma conhecimento da movimentação religiosa de sua Igreja. Nem se apercebe que esse é o tempo da graça, que essa é a hora de Deus em sua vida, em sua história. Não se dá conta que Jesus, o salvador, está entre nós, abrindo-nos o sentido da vida e nos conduzindo para a plenitude da paz.

Com o advento das redes sociais, onde qualquer um pode escrever qualquer coisa ou editar qualquer foto ou vídeo, muita gente vive em sobressaltos, pelas fake news. É uma nova cegueira. Deixam-se ofuscar pela mentira, pelo jogo ideológico e em vez de enxergar uma igreja missionária, movida pelo Espírito Santo, enchem-se de suspeita e passam a disseminar a divisão na própria Igreja.

No tempo de Jesus, muita gente preferiu ver nele um perigo, um falso profeta, um agente de satanás. Assim, fecharam os olhos para a manifestação de Deus, na pessoa do seu Filho encarnado, amigo dos pobres e dos pecadores. Na verdade, encontravam assim boas desculpas para se esquivarem do grande apelo de conversão, de mudança de vida, de fazerem-se próximos dos que estavam caídos à beira da estrada (como na história do bom samaritano).

É o que Jesus estava e está cobrando. Não deixemos a hora da graça passar, reconheçamos a hora de Deus em nossa história.

Guardando a mensagem

Os sinais de Deus e de sua passagem entre nós estão em nossa história pessoal, familiar, social. Seus sinais estão nos acontecimentos dos nossos dias. Há um grande apelo de Deus para nós, nos dias de hoje. Posso lembrar alguns. O apelo para cuidarmos com responsabilidade da Casa Comum, do planeta terra, ameaçado pelas mudanças climáticas. A encíclica do Papa Francisco é um grande apelo a toda pessoa de boa vontade. A hora é essa, enquanto há tempo. O fato de a Igreja ter se debruçado sobre o tema dos Jovens e a fé, em um Sínodo, é um sinal de Deus: é o momento de integrarmos os jovens no caminho de Jesus. A hora de abraçarmos essa causa, que é urgente e decisiva para o futuro da Igreja, é agora. A questão da Imigração é um grande sinal dos nossos tempos. Não se interessar por ela, não abraça-la é negar a evangelho de Jesus, sua atualidade e a sua força de transformação. O Sínodo da Amazônia foi outro sinal de Deus. E a Encíclica Fratelli Tutti: igualmente é uma grande convocação divina à fraternidade universal. E será que essa pandemia esteja nos dizendo alguma coisa? E o Sínodo sobe Caminhar Juntos, a sinodalidade, cujo caminho já começamos? Todos perdemos, se não crescemos em cidadania, em compromisso com a evangelização, com a comunhão e a unidade.

Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tanta coisa significativa acontecendo em nossa história, tantos sinais de Deus em nossa vida... É só abrir os olhos pra ver: estamos no tempo da graça, no kairós de Deus. Ajuda-nos, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a compreender os sinais de tua presença redentora entre nós, fazendo novas todas as coisas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva algumas linhas sobre “A hora de Deus em minha vida”.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão pela mensagem de hoje. Este é verdadeiramente o tempo de abraçarmos e juntos como igreja fazer algo pra salvar a humanidade e o meio que vivemos de uma maneira prática.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia para o senhor ebom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Boa dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Deus enviou o Messias para nos ajudar na busca da nossa evolução, alcançar a perfeição semelhante a de Deus.
    Não devemos causa conflitos nem divisões,pela praticar da religião jesus veio para mostrar que devemos está em paz com todas pessoas.
    Jesus é amor não divisões, não deixe os mais comentários lhe afastar de sua igreja,mostre que o amor que vc tem a seu Deus é maior dessas pessoas quer fazer divisões,eu vou muito feliz para minha igreja ela que eu encontro paz e Jesus o Messias.
    Uma ótima sexta feira abençoada para todos 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Obs é lá que eu encontro paz.
    Os maus comentários.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Padre João Carlos.
    Deus o abençoe poderosamente com saúde e paz neste dia...
    À HORA DE DEUS EM MINHA VIDA...
    TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA.
    FIQUE COM DEUS NO SEU CORAÇÃO...
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. O evangelho nos dá autoridade perfeita para prever nosso futuro de maneira responsável,aqui Jesus aproximou-se do povo mostrou que existe a lei da causa e efeito, isso é justa,olhares se trocaram insatisfação a berça,mas Ele apresentou como seria as vidas dos que optarem pela vida consagrada ao mistério do Espírito Santo,sendo necessário aprender administrar os sinais do tempo observando as atitudes pra no futuro estabelecer a ponte nos liga até Deus,isso em análise Cristã é natural e Cristo permitiu essa autorização:Olhaes para o sinais do tempo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre João Carlos sua benção peço oração pra mim 🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Senhor Deus, eu LHE agradeço pela vida de São João Paulo II. No entanto, me conceda a graça de querer e de fazer o bem. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de colocar a minha satisfação na VOSSA lei. Me conceda a graça de interpretar o tempo presente. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me conceda a graça de viver em paz. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nos mostra tudo que vai acontecer que está acontecendo mas o nosso tempo pra Deus e tempo mesquinho .A tristeza De Jesus não e pouca pois todos preferem assistir novela do rezar um terço quando eu rezava o terço nas casas as pessoas falavam isso . Que as seis horas iam assistir novela me desanimei e parei eu rezo muito pra minha família e pra todos do mundo
      Ni

      Excluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pelo carinho de nós enviar essas mensagens maravilhosas e reflexão que jesus Cristo lhe abençoe muito no seu trabalho junto com todos da sua equipe paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos sentir que agora chegou nossa vez de transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS