PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM CAMINHO SANTO, O CAMINHO HUMANO

UM CAMINHO SANTO, O CAMINHO HUMANO



25 de setembro de 2021

EVANGELHO


Lc 9,43b-45

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

MEDITAÇÃO


O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44).

Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Mas, não entendiam o que Jesus dizia. Notaram? Admirados com que ele fazia, mas nem tudo que ele dizia chegavam a compreender. E ele foi claro: “Prestem atenção às palavras que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Aí é que eles não entenderam mesmo. Não pegaram o sentido dessa palavra. E até mesmo tinham medo de fazer perguntas sobre isso.

Pela insistência de Jesus, o que ele está dizendo é muito importante para que ele seja compreendido. “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Quem é o Filho do homem? Jesus, ele mesmo. E ele gostava de se anunciar assim com essa expressão “o Filho do homem”. Essa expressão ocorre no livro do profeta Daniel. Chamar-se a si mesmo de “Filho do homem”, com certeza, era uma forma de sublinhar a sua encarnação, a sua condição humana.

As pessoas estavam admiradas com aqueles sinais que mostravam sua ligação com Deus, sua participação no poder divino: a multiplicação dos pães no deserto, a tempestade acalmada no lago, a cura do cego de Jericó, a ressurreição de Lázaro... Esses são sinais de grandeza, de poder, reflexos de sua condição divina. Mas, ele assumiu a nossa condição humana. Encarnou-se. Nessa condição, será perseguido, condenado, executado. Agora, é claro, isso não podia passar pela cabeça dos discípulos. Pedro mesmo uma vez falou com Jesus, dando-lhe conselho para que ele não dissesse isso. Deus o livraria de qualquer coisa.

Veja você, isso tem repercussão no modo como compreendemos Jesus. Jesus é Deus, mas de verdade fez-se gente, humano. E quando chegasse a hora da Paixão, ele não iria fugir, evadir-se pela força do seu poder divino. Não nos esqueçamos, ao olhar para Jesus, que ele assumiu de verdade a condição humana, no seio da virgem Maria e em nossa história.

Apliquemos também esta compreensão à nossa vida. Mesmo sendo elevados à condição de filhos de Deus, ainda continuamos humanos, sujeitos às doenças, às contrariedades e à morte. Às vezes queremos escapar de nossa precariedade humana. Há quem até cobre de Deus que o livre de qualquer dor de cabeça, de uma doença perigosa, de uma complicação... mas, não podemos nos esquecer que essa nossa vida humana é o palco de nossa história de amor e fidelidade ao nosso Deus. É aqui, na precariedade de nossa vida, que experimentamos e vivemos nossa condição de filhos de Deus. Um dia, na eternidade, nossa condição de filhos de Deus será plenamente revelada.

Guardando a mensagem

Não podia passar pela cabeça dos discípulos que Jesus passaria por tantos sofrimentos e por uma morte cruel. Jesus os preveniu, repetidas vezes, que ele seria entregue nas mãos dos homens. Mesmo sendo Deus, Jesus fez-se humano de verdade, assumindo também o sofrimento, a traição e a morte como parte do seu caminho. Nós, em nossa condição humana, às vezes somos tentados a não aceitar os sofrimentos e as contrariedades que as nossas limitações humanas nos impõem. A encarnação de Jesus foi de verdade, por opção dele e do Pai. Assim, ele santificou o nosso caminho humano. Com todos os seus limites, nossa vida humana é o nosso caminho de santificação e de realização da vontade de Deus.

O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Que no meio de nossas dificuldades e problemas, de nossa fragilidade diante da doença, do sofrimento, expressemos, com fidelidade, o amor ao Senhor nosso Deus e Pai. Com a tua humanidade, santificaste o nosso caminho humano. Com a tua Paixão, encheste de sentido o percurso de nossos sofrimentos. Abriste um caminho para a vida, passando pela morte. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade, a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você consegue recordar, ao menos, dois momentos de grande sofrimento em sua vida? E você conseguiu atravessar essas fases difíceis ao lado de Jesus?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

7 comentários:

  1. Condição consciente da intrega da obra,sendo Cristão autêntico sempre houve uma escolhas Ele sabiamente muito firme tinha ciências que naquele momento certo seria entregue a Deus que para nos achamos tristeza morrer para jesus é viver lucro de uma Vida eterna,mas há de conversar os discípulos posteriormente que a morte é bençãos,vencer então essa transformação quando chegar nossa hora vamos passar também,mas ainda não aprendemos o sentir da eternidade,isso é fundamental para vida as mudanças são aqui exemplos de crescer e morte e viver Jesus Cristo apresentou essas coisas boas,cansado mas nunca desanimado.

    ResponderExcluir
  2. Bom final de semana para o senhor padre João Carlos que seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus Cristo,nos chama à sua eterna glória depois de haverdes padecido um pouco.
    Ele nos fortalecerá e restaurará.
    Jesus é uma esperança viva,com seu preciso sangue derramado na cruz.
    Devemos ser marcado pela fé se é a certeza que esperamos dessa Esperança viva.🙏🙋😍🌹💕
    Um bom final de semana para todos abençoado na companhia da nossa esperança viva que e o nosso Cristo Jesus 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos aceitar nossos sofrimentos Sempre com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Padre João Carlos.
    Que Deus esteja sempre presente em sua vida e lhe dê saúde e paz neste dia.
    Tu és Senhor, o caminho, a verdade, a vida.
    São João Bosco Rogai por nós.
    Um excelente final de semana com saúde e paz à todos...
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por ter o meu anjo da guarda. Contudo, me conceda a graça de ter a VOSSA proteção. Me conceda a graça de glorificá-lo. Me conceda a graça de viver com alegria. Me conceda a graça de ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de fazer boas obras. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe sempre 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS