PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TERMINANDO O MÊS DA BÍBLIA

TERMINANDO O MÊS DA BÍBLIA




30 de setembro de 2021

Dia de São Jerônimo

EVANGELHO


Lc 10,1-12

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.
10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

MEDITAÇÃO


O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois (Lc 10, 1)

Neste 1º de outubro, Dia de Santa Teresinha, padroeira das missões, estamos iniciando o mês missionário, em todo o Brasil, com o tema "A VIDA É MISSÃO", e o lema "EIS-ME AQUI, ENVIA-ME" (Is 6, 8). Assim, nos é proposto o texto de Lucas 10, onde Jesus envia 72 discípulos em missão. Num primeiro envio, já tinham ido doze, os apóstolos. Neste, vão 72, que é um múltiplo de doze (12 x 6). Isso nos diz que a Igreja de Jesus, edificada sobre a fé e o testemunho dos doze, os apóstolos, foi toda enviada em missão. Somos um povo missionário.

Bom, Jesus escolheu e enviou setenta e dois discípulos. Ele os enviou à sua frente, pelos lugares onde ele iria passar. Eles preparariam a sua passagem, avisando ao povo a chegada do Reino de Deus. No envio, Jesus lhes fez diversas recomendações. E também lhes indicou que poderiam encontrar dificuldades, problemas, oposições.

O conteúdo da evangelização é maravilhoso. O Reino de Deus se aproximou de nós. Em Cristo, chegou a salvação e a graça para todos. É um mundo novo que se abre. Deus se abaixou para nos encontrar, nos resgatar, nos conduzir. Quem poderia ficar contra uma mensagem tão especial? Infelizmente, há quem não se agrade dessa notícia, ou não se interesse por ela e até quem a rejeite, perseguindo os enviados. “Eis que envio vocês como cordeiros para o meio de lobos”, alertou Jesus.

Na mensagem para o dia mundial das missões deste ano, que ocorre no último domingo deste mês de outubro, o Papa Francisco escreveu: A missão é resposta, livre e consciente, à chamada de Deus. Mas esta chamada só a podemos ouvir, quando vivemos numa relação pessoal de amor com Jesus vivo na sua Igreja. Perguntemo-nos: estamos prontos a acolher a presença do Espírito Santo na nossa vida, a ouvir a chamada à missão quer no caminho do matrimônio, quer no da virgindade consagrada ou do sacerdócio ordenado e, em todo o caso, na vida comum de todos os dias? Estamos dispostos a ser enviados para qualquer lugar a fim de testemunhar a nossa fé em Deus Pai misericordioso, proclamar o Evangelho da salvação de Jesus Cristo, partilhar a vida divina do Espírito Santo edificando a Igreja? Como Maria, a Mãe de Jesus, estamos prontos a permanecer sem reservas ao serviço da vontade de Deus? Esta disponibilidade interior é muito importante para se conseguir responder a Deus: Eis-me aqui, Senhor, envia-me. E isto respondido não em abstrato, mas no hoje da Igreja e da história”.

O grande convite você já percebeu. Não é mais tempo de sermos cristãos esperando por outros e lamentando-nos do que falta ser feito. A responsabilidade da evangelização é nossa. Quem vai iluminar o mundo com a luz de Cristo, somos nós. O Papa foi bem claro: “A compreensão daquilo que Deus nos está a dizer nestes tempos de pandemia torna-se um desafio também para a missão da Igreja. Desafia-nos a doença, a tribulação, o medo, o isolamento. Interpela-nos a pobreza de quem morre sozinho, de quem está abandonado a si mesmo, de quem perde o emprego e o salário, de quem não tem abrigo e comida. E a oração, na qual Deus toca e move o nosso coração, abre-nos às carências de amor, dignidade e liberdade dos nossos irmãos, bem como ao cuidado por toda a criação”.

Guardando a mensagem

Essa passagem bíblica do envio dos setenta e dois nos avisa que a missão é de todos os discípulos, de toda a Igreja unida em torno dos apóstolos. As recomendações que o Senhor deixou aos missionários insistiram que fossem próximos do povo e se movessem com grande despojamento e confiança em Deus. Como a messe é grande e os operários insuficientes, seguindo o que recomendou Jesus, devemos pedir ao Pai que mande missionários para o grande mutirão da evangelização do mundo. Jesus também alertou sobre as oposições e dificuldades que eles encontrariam. A rejeição pode acontecer em casa e na rua, isto é, na família e na sociedade. O alerta de Jesus é para que os discípulos, mesmo encontrando oposição, não esmoreçam e não se omitam frente aos compromissos da missão.

O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois (Lc 10, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Informaste àquela leva de missionários que eles estavam sendo enviados como ovelhas no meio de lobos. Essa imagem nos faz entender as dificuldades, os problemas, as oposições que o exercício da missão suscita. Foi assim contigo, não será diferente conosco. Sustenta-nos, Senhor, com o teu Santo Espírito, para que sejamos generosos, criativos e fiéis na missão que nos confiaste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

E estamos terminando o Mês da Bíblia, com o Dia de São Jerônimo, estudioso e tradutor da Bíblia Sagrada. Este noso mês foi marcado por um desafio: ler a Carta de São Paulo. aos Gálatas. 

Fizemos um levantamento, a partir de um formulário enviado a vocês que recebem a Meditação. Recebemos apenas 825 respostas: 50,1% leram a Carta aos Gálatas. 23,8% leram só uma parte.26,2% não a leram. Sobre por a Bíblia em destaque, 82, 3% o fizeram. Veja o anexo abaixo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb






11 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏Que possamos ser iluminados por Deus e ser missionários do senhor

    ResponderExcluir
  2. Ainda, nos tempos atuais, é difícil imitar Jesus, assumir e continuar a missão que o ele iniciou. Que o Espírito Santo nos inspire para sermos, verdadeiramente, missionários só Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que são Jerónimo nos abençoe e livre nos de todo mal .

    ResponderExcluir
  4. Espirito Santo, vem...vem me dar força, coragem, e humildade, para Te seguir, falar de Ti...poís tantas vezes somos regeitados, incompreendidos...e muitas vezes abandonamos por falta de humildade...coragem..."Fica comigo Senhor!" Amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe, obrigada por tudo, lindas e emocionante meditações, sou muito grata, por tudo, que São Jerónimo, nos abençoe e nos livre de todo mal, que Deus abençoe sempre o senhor, abraço

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos que o seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Todos nós devemos ter um propósito missionário, jesus está chamado vc.
    Se nós damos cristão, todos tem uma missão, pregar o evangelho, vamos ser missionário,em casa,no trabalho,com os amigos ou em qualquer lugar que vc estejam, todos precisa conhecer a verdade sobre a salvação em Jesus
    Cristo, vamos ajudar nessa missa.
    Jesus estará sempre com nós, até o fim dos tempos.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Obs.se nós Samos Cristão

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra de Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus, força daqueles que em vós esperam, eu LHE agradeço pela vida de São Jerônimo. Todavia, me ajude ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude bendizê-Lo e adorá-Lo. Me ajude respeitar e valorizar os dias santos. Me ajude fazer caridade. Me ajude viver com alegria, tranquilidade e paz. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas. Me ajude servir os doentes do corpo e da alma. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Se houver despojamento no caminho da messse, haverá chegada,pois está muito difícil seguir os projetos de Deu:as dificuldades vêm pra nos encorajar,motivar,lutar entrar na plataforma do Divino não é difícil,agora mantê-la é questão de escolha.É fundamental ter em mente que esse convite parte de Deus o ato aceita deve ser proporcional ao nível Espíritual que cada um já se encontra!Há muita desistência, porém só os mais humildes prevalecerão.E hoje qual é a importância dessa escolha em nossas vidas?

    ResponderExcluir
  11. Que o Espírito Santo nos ajude cada vez mais elevar os nossos pensamentos com fé e confiança para que possamos ter coragem para enfrentar os nossos desafios.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS