PE. JOÃO CARLOS - BLOG DA MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS CÉUS ABERTOS

OS CÉUS ABERTOS




29 de setembro de 2021

Dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


EVANGELHO


Jo 1,47-51

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


MEDITAÇÃO


Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1, 51)

Jesus chamou Felipe para segui-lo. Filipe encontrou-se com Natanael e lhe contou que tinha encontrado o Messias, Jesus de Nazaré. Mesmo cheio de preconceito contra o povo de Nazaré, Natanael acompanhou Felipe que o levou até Jesus. Na verdade, Jesus já o conhecia, para admiração de Natanael. Foi quando Jesus lhe disse que ele iria presenciar coisas muito maiores. “Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1, 51)

Para entender essa palavra de Jesus a Natanael é preciso lembrar o sonho de Jacó, contado no livro do Gênesis cap. 28. Jacó, em viagem, dormindo ao relento, teve um sonho. Viu uma escada apoiada no chão e com a outra ponta tocando o céu. Por essa escada, os anjos de Deus subiam e desciam. Lá, no topo, da escada, lá em cima no céu, estava Deus sentado no seu trono. E ele se apresentou a Jacó. Disse que era o Deus de Abraão, seu antepassado, Deus de Isaac, seu pai. E que lhe daria toda aquela terra por onde ele e sua família peregrinavam.

Qual será o significado desse sonho de Jacó? O que seria essa escada da terra ao céu com os anjos subindo e descendo por ela? Esse sonho foi uma profunda experiência de Deus em que o Senhor revelou ao seu servo uma comunicação direta entre o céu e a terra, entre Deus e o seu povo. Estava aberto um canal de comunicação direta com o Senhor. Os anjos são seus mensageiros, vêm da parte de Deus. E levam a Deus nossas preces, os nossos rogos, nossos louvores. O céu aberto e os anjos indo e vindo pela escada é o tempo novo da comunhão entre o céu e a terra, entre Deus e os seus servos. Esse tempo sonhado por Jacó chegou plenamente com a presença de Jesus entre nós.

É o que Jesus disse a Natanael: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. Note essa parte: os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. O Filho do homem é Jesus. Jesus nos abriu as portas do céu. A escada é ele mesmo. Jesus é a comunicação perfeita com o Pai, é aquele que nos liga ao Pai, é por ele que o Pai nos fala e se comunica conosco. Note que em todas as orações da Igreja, concluímos sempre dizendo: “Por Cristo, nosso Senhor”. ‘Por Cristo’ quer dizer por meio dele. Ele é o mediador entre o céu e a terra, a escada por onde nos comunicamos com o céu e por onde o Pai se comunica conosco.

Guardando a mensagem

Quando Natanael começou a seguir Jesus, o Mestre lhe disse que ele iria ver o céu aberto e os anjos subindo e descendo. Era uma referência ao sonho de Jacó, a comunicação direta entre o céu e a terra. Com Jesus, temos agora um canal de comunicação direta com Deus, o Pai, uma escada por onde podemos ascender ao céu. Lembre o que Jesus falou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. É por ele que chegamos ao Pai. É por ele, que o Pai nos abençoa e nos conduz. Ele é o mediador entre o céu e a terra. Ele é a escada.

Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1, 51)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje festejamos os anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Na visão que Jacó teve da escada que unia a terra ao céu, ele viu os anjos subindo e descendo por ela. Com a tua obra redentora, Senhor Jesus, chegou esse tempo de comunhão entre o céu e a terra. Agora, sim, agora os anjos mensageiros de Deus e portadores de nossas preces podem estar em plena ação. Pois agora, essa comunicação entre o céu e a terra é possível por meio de ti, mediador da humanidade junto do Pai. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Jesus chamou Felipe para segui-lo. E Felipe chamou Natanael para conhecer Jesus. Se hoje, aparecer uma oportunidade para falar de Jesus a alguém... faça como Felipe. Não se deixe intimidar pelo preconceito. Fale do seu encontro com Jesus a essa pessoa.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏Que os anjos estejam conosco , nos ajudando a estar com Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Amém!!
    Palavras de bênçãos e amor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre.
    Que nossa quarta-feira seja abençoada e cheia de evangelização como essa de hoje. Abençoado sejam suas mensagens que nos enchem de alegria e esperança para conduzirmos nossos dias sempre com a presença de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus abençoe imensamente o seu dia ...
    Hoje é dia dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Padre João Carlos, que esses anjos lhe acompanhem na sua caminhada missionária... Que Deus esteja sempre presente em sua vida hoje e sempre.
    Um dia abençoado com as melhores bênçãos do Deus Altíssimo estejam com você e com todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor em Jesus nosso Salvador e aos Anjos e Nossa Senhora que intercedam por nós. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Está disponível ao chamado,importante que cada dia somos convidados,Natanael disse sim deixando tudo em ordem desapegando daqueles impedimentos que construímos no decorrer da vida, então tá na hora! Vamos aderir ao projeto de Deus?Ou ficaremos reféns das escolhas que aprizionam na Vida!

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos o senhor é um anjo um ser Angélico que transmite paz serve a Deus e aos homens, meu anjo sem asas.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Os anjos são criatura de Deus,os arcanjos São os que executam as ordens servindo a Deus, mas também aos homens, como fez o anjo são Gabriel a virgem Maria.
    Nós deveríamos nos tornar anjos uns para os outros,par as afastar do caminho errados e orienta para está sempre diante de Deus.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Deus de nossos pais e Senhor de misericórdia, eu LHE agradeço pela Solenidade de São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos. Contudo, me ensine servi-Lo e glorificá-Lo santamente. Me ensine ser um homem de verdade, um cristão sem falsidade. Me ensine ter uma fé coerente e sincera. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado padre João Carlos sua bênção que nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre com nosco e lhe abençoe muito amém 🙏🙏🙏 a minha bíblia sagrada e o tempo todo aberta na minha sala eu não consegui fazer o curso mas li a carta de são Paulo aos Gálatas muito bom Deus te ilumine sempre amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista boa noite padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.

Postagem em destaque

Os caminhos do Batista continuam nos caminhos de Jesus

03 de fevereiro de 2023 Primeira sexta-feira do mês Dia de São Brás EVANGELHO Mc 6,14-29 Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus...

POSTAGENS MAIS VISTAS