PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O TEMPO NOVO DO REINO DE DEUS

O TEMPO NOVO DO REINO DE DEUS





03 de setembro de 2021

EVANGELHO


Lc 5,33-39

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

MEDITAÇÃO


Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? (Lc 5, 34)

Há uma coisa nova acontecendo na história. Já de algum tempo, é verdade. E o que é? A presença de Jesus entre nós. Essa é a maior notícia de todos os tempos. Jesus entre nós, reconstruindo nossa comunhão com Deus. O anjo de Belém falou da chegada dele como “uma grande alegria para o povo todo”. E as pessoas, por onde ele passa, estão se dando conta: “Nunca vimos uma coisa dessas!”. A salvação de Deus está agindo por meio dele, restaurando, reconciliando, libertando. Ele diz que é o Reino de Deus que chegou. Jesus salvador entre nós, que coisa maravilhosa, inédita! Uma coisa nova realmente está acontecendo, na história.

Essa é a nossa experiência, hoje. Essa é a experiência dos seguidores de Jesus no começo de sua atuação na Galileia. Nós e eles estamos envolvidos nesse clima de alegria, de festa. O Mestre caminha conosco, ele nos instrui no caminho de Deus. Ele é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. Ele está buscando e salvando a ovelha já perdida. O filho pródigo está voltando pra casa: motivo de festa, com direito a música, a dança e a churrasco do novilho cevado. Os cobradores de impostos estão sendo incluídos no Reino de Deus: motivo para banquete com Jesus, seus discípulos e pecadores à mesa. É a aliança de Deus com o seu povo que está sendo restaurada. O casamento da comunidade Israel com o seu Deus está sendo renovado. Não é à toa que o evangelho de São João comece, propriamente, com o casamento de Caná. O noivo oferece o melhor vinho. O noivo daquela festa – cá pra nós - é Jesus.

Então, a presença de Jesus entre nós, em nossa história humana, é a maior novidade de todos os tempos. É o Reino de Deus que chegou com ele nos salvando, nos resgatando, nos libertando. Ele é o noivo desse nosso casamento. Ele traz um vinho novo, a novidade do seu evangelho. Ele nos veste com uma roupa nova, a da graça, da comunhão com Deus. Estamos felizes. O clima é de festa. Agora, tem gente que não entendeu isso. E permanece mergulhado no seu sofrimento, no seu fracasso. Ou fica cobrando de Jesus e da gente uma cara de tristeza. Não, a nossa cara só pode ser de alegria. Estamos cheios de esperança e de luz. O clima não é de abatimento porque somos pecadores. O clima é de festa porque o amor de Deus nos redimiu dos nossos pecados. E começou o novo tempo, o tempo da graça de Deus em nós e no mundo.

O evangelho de hoje tem tudo isso. Jesus dizendo: ‘Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum enquanto o noivo está com eles?’ Quem são os convidados? Nós. Que casamento é esse? A nova e eterna aliança de Deus com a gente. E quem é esse noivo? Aí eu não preciso responder.... Claro, é Jesus. E ele falou assim porque havia uma reclamação: ‘É, tá tudo bem. Mas, o grupo de vocês não pratica o jejum, como os fariseus ou o pessoal de João Batista. Eles, sim, são fiéis e observantes’. Tenham paciência, agora não é hora de jejum. Agora, é hora de festa. É o que Jesus está dizendo. O Reino de Deus que ele anuncia é um tecido novinho pra gente fazer uma roupa nova. Não é um remendo pra sua roupa velha.

Guardando a mensagem

Muita gente estranhou o estilo de Jesus, comendo com os pecadores, participando de banquetes, contando histórias de festa. E nada de fazer jejum, com os seus seguidores, como os grupos tradicionais faziam. A presença de Jesus, inaugurando o Reino de Deus no meio do seu povo, é um tempo novo que começou. Seu evangelho é uma novidade fantástica: Deus reinando entre nós, nos conduzindo à plena realização. Jesus está restaurando a aliança de Deus com seu povo. O clima é de casamento, de festa. Ele é o noivo. Só quem não está entendendo, pode pensar em jejum numa hora dessas. Agora, é hora de festa, de alegria. O evangelho de Jesus não é um remendo pra roupa velha. É pano pra roupa nova.

Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? (Lc 5, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu inauguraste um tempo novo de vitória para a humanidade. O Reino já está fermentando a nossa história. E nós somos os cidadãos desse reino, revestidos de tua graça, fortalecidos pelo teu Espírito. Nós – como nos disseste – somos sal e luz para este mundo. Então, temos motivos de sobra para viver nossos compromissos cidadãos com muita esperança. Senhor, precisamos de tua graça para não esmorecer diante das dificuldades, para não desanimar diante dos problemas. Dá-nos a força do teu Espírito para sermos instrumentos do teu amor, fermento de justiça e fraternidade neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Recordando o desafio desse mês de setembro: ler a Carta de São Paulo aos Gálatas. Você já começou? E está valendo aquela sugestão: neste mês, colocar a Bíblia em destaque aí na sua casa.

Hoje, à noite, como todas as sextas-feiras, temos o programa Tempo de Paz no meu Canal do Youtube. E olha que o programa está cheio de novidades.  Então, a gente se encontra hoje, às 20 horas, no Youtube.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Boa noite Pe João Carlos. Eu li sim a carta de São Paulo aos Galatas. Pretendo reler outras vezes durante o mes. Paz e bem para todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/9/21 07:40

    Bom dia Padre João Carlos.
    À cada dia, Deus tem uma graça nova para nossa vida... O TEMPO NOVO DO REINO DE DEUS.
    Senhor, dá-nos a força do teu espírito para sermos instrumentos do teu amor, fermento de justiça e fraternidade neste mundo.
    Padre João Carlos, tenha uma abençoada sexta-feira com saúde e paz. Deus lhe abençoe poderosamente com muitas graças
    Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Senhor tende misericórdia do Brasil e daí força, saúde e coragem ao nosso presidente
    Bolsonaro. Proteja dos inimigos q querem destruir o Brasil e nosso presidente.Amem

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que sua sexta-feira seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Obrigada padre João Carlos pelo lindo ensinamentos devemos nos alegrar com a presença de Jesus nas nossas vidas.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Quando reunimos com Jesus devemos nos alegrar,o Reino de Deus acontece, queremos a presença de Deus de forma clara e ostensiva com jesus buscamos de coração sincero e reto, quando amamos uns aos outros,para fazer o bem, deixa de lado a mágoa, ressentimento e o rancor etc.
    E ser feliz, com certeza com Jesus encontramos a paz de Cristo.
    🙋🙏😍🌹💕
    Uma ótima sexta feira para todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que possamos transmitir Sempre e que a Alegria do Senhor seja nossa Força. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus quero a Paz no meu lar,Espero que os ensinamentos de vós nos acolha para que o nosso sofrimento seja de Paz e Bem,confiante na tua Luz Divina..

    ResponderExcluir
  8. Pai Santo, Pastor e guia de nossas vidas, eu LHE agradeço por toda criação. Entretanto, me ajude ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ajude ser uma boa morada do Espírito Santo. Me ajude viver em paz e reconciliado com a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude fazer boas orações e bons jejuns. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo gálatas e estou gostando muito vou ler todos os capítulos. Sua benção padre JOÃO CARLOS. SOU TILIU DE RECIFE.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe muito amém gosto muito de lê o evangelho muito bom que Deus aumente a nossa fé paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos! Eu gostaria de ouvir você cantando uma música de Antônio Marcos, de nome Oracao de um jovem triste.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nem tudo que reluz é ouro.

   27 de fevereiro de 2024.    Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Mt 23,1-12 Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e ao...

POSTAGENS MAIS VISTAS