PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO ENTERRE O SEU TALENTO

NÃO ENTERRE O SEU TALENTO



28 de agosto de 2021

Dia de Santo Agostinho

EVANGELHO


Mt 25,14-30

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14"Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”

MEDITAÇÃO


A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade (Mt 25, 15).

Gente de Deus, não é que eu encontrei o servo que recebeu um talento, aquele da história de Jesus! Encontrei-o numa viagem. Conheci logo pela cara. Aquela cara de tristezas envergonhada... Ele estava acompanhado da esposa, sofrida como ele, coitada. Ah, não perdi a oportunidade. ‘Prazer em conhecê-lo, senhor servo. Tenho muita curiosidade a respeito de alguns fatos de sua vida. Espero não ser inconveniente’... Fui direto ao assunto: ‘Me diga uma coisa, naquele episódio da distribuição dos talentos, o senhor ficou revoltado porque 
recebeu tão pouco?’

Ele ficou me olhando... ‘Bom, me disse ele depois de pigarrear, você quer saber se eu fiquei revoltado porque só recebi um talento. Você sabe quanto era um talento? Era um bom dinheiro. Um talento era uma soma de 6.000 denários. Um denário era a diária de um trabalhador. Um talento daria a soma do ganho de 16 anos de trabalho ou mais. Era um bom dinheiro. Você sabe que meus dois colegas receberam mais do que eu. Um recebeu dois talentos e o outro, recebeu cinco. Mas, sinceramente, eu não fiquei revoltado. O patrão deu a cada um conforme a sua capacidade. Ele entregou os seus bens pra gente administrar. Como ele tinha muito mais, quando ele voltou de viagem e houve a prestação de contas, ele disse a cada um dos meus colegas: “muito bem, servo bom e fiel, como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais”. Verdade seja dita, era um bom patrão e confiou em nós’.

Bom, aí, eu fiquei mais curioso ainda... e fiz uma outra pergunta, com cuidado para não ofendê-lo. ‘E por que o senhor não conseguiu render como os outros, por que o senhor enterrou o dinheiro do seu patrão?’ Ele suspirou profundamente.... e respondeu. ‘Sabe o que foi? Eu fiquei com medo de não dar conta, eu sabia que o patrão iria me cobrar, ele era muito exigente, tive medo de arriscar. Achei melhor não mexer naquele dinheiro e guarda-lo para devolvê-lo certinho quando ele voltasse. Vai que ele voltasse logo... Talvez você não saiba, mas naquela época a forma mais segura de guardar dinheiro era debaixo da terra mesmo’. Foi aí que a mulher dele, meio sem paciência, partiu para uma explicação mais clara: ‘Olha, moço, vamos falar a verdade... Meu marido teve medo de se aventurar em negócios que não dessem certo e teve medo do patrão também. Agora, cá pra nós, o medo dele serviu de desculpa, para ele não se mexer, não enfrentar a trabalheira que iria ter’. Cá comigo, me vieram aquelas palavrinhas da história de Jesus ‘servo mau e preguiçoso’. Esse negligente cruzou os braços, na hora que era preciso ir à luta! Foi aí que eu arrisquei um comentário em voz alta: ‘É, os outros dois não perderam tempo, trabalharam duro e chegaram a dobrar o valor que receberam”. E, antes que viesse uma reação, lancei logo a última pergunta.

Fazendo um pouco de média, eu disse: ‘É, meu irmão, patrão só fica feliz quando tira o couro do empregado. Você foi honesto com ele, devolveu o dinheiro dele certinho... Você não acha que ele foi injusto com você? Ele o despediu sem dor, nem piedade.’ O sujeito, já apanhado da vida, ponderou... ‘É, a gente colhe o que planta. Como empregado dele, minha obrigação era fazer prosperar o seu negócio, esse era o meu trabalho. Se eu me neguei a isso, não merecia mais permanecer na sua casa. Ele estava com a razão. Agora, aqui fora é que eu sei a oportunidade que perdi... E a mulher dele completou: ‘Nós sabemos, meu velho, nós sabemos...’.

Guardando a mensagem

Na parábola, o patrão é Deus. Ele nos confia seus bens para administrarmos. Cada servo recebe segundo sua capacidade. E não recebe pouco. Sua função é trabalhar, é empreender, é fazer render o que recebeu. Com os dons que o senhor nos confia, podemos contribuir para que tudo melhore ao nosso redor: a família, a comunidade, a escola, o bairro, o mundo... Não foram poucos os recursos que Deus nos deu: consciência, inteligência, saúde, família, amigos, oportunidades... E esses dons humanos são pequenos e poucos diante dos bens eternos que ele nos concede: a fé, a intercessão da Virgem Maria, a pertença à Igreja, o dom do Espírito Santo, o perdão dos pecados, a luz de sua Palavra, a presença eucarística de Jesus... Não podemos enterrar esses talentos. Temos que nos empenhar, como servos bons e fiéis, para que haja crescimento, para que apareçam frutos, para que tudo melhore para felicidade nossa, para o bem dos que nos cercam e para a glória do nosso Senhor e Deus.

A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade (Mt 25, 15).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Obrigado por tudo que nos confiastes. Sabemos que são teus esses bens que estamos administrando e que deles vamos prestar contas. É verdade, esta é a hora do empenho, do trabalho, do compromisso. Hora de confiar e empreender, de ousar e ir à luta. Queremos ouvir a tua aprovação: “muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar de minha alegria”. Ah, Senhor, é tudo o que, no final, nós queremos ouvir. Senhor, cuida, hoje, daqueles que estão se julgando inúteis e fracassados. Dá-lhes o ânimo do teu Santo Espírito. Enquanto aguardamos a tua chegada, ou a tua chamada, é tempo de crescimento, de superação, de conquista. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

E como hoje é o aniversário de minha ordenação presbiteral, fico à vontade para recomendar-me às suas orações. Rendo graças a Deus por essa tão elevada graça de ser padre e estar a serviço do evangelho, como Salesiano de Dom Bosco. Desde já, muito obrigado.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

43 comentários:

  1. 🙏Parabéns Padre Carlos, que Jesus continue te iluminando nessa grande missão que lhe foi confiada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Pé Carlos por este dia tão Especial.Que O Divino Espírito Santo, continue lhe iluminando por essa vocação que lhe é peculiar

      Excluir
  2. Parabéns, Padre João Carlos, pelo aniversário de sua ordenação presbiteral. Que o Senhor lhe conceda um longo e profícuo ministério, renovado a cada amanhecer. Rendemos graças a Deus por sua existência e o seu sacerdócio. Ao senhor, o nosso muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Felicidades, que Deus continue lhe iluminando Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Padre João Carlos e que o senhor seja perseverante na fé e que Deus te abençoe. amém!!

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Parabéns pelo aniversário de ordenação presbiterial, que Deus lhe abençoe sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus parabéns padre João Carlos muitas felicidades e muitos anos de vidas de todo coração 💓❤️

      Excluir
    2. Parabéns, Deus continue iluminando, protegendo e assistindo-o com os Dobs do Espírito Santo e as inúmeras graças do Pai.

      Excluir
    3. Parabéns padre João Carlos. Deus permita que possa celebrar muitas vezes com entusiasmo seu aniversário.

      Excluir
  6. Pe.João Carlos parabéns por sua vocação Sacerdotal que Deus te abençoe e o proteja sempre que este maravilhoso dom que tens seja muito muito abençoado.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Muita gratidão pelos ensinamentos diários. Que Deus abençoe e proteja sempre sua vida para guiar o rebanho imenso que lhe foi confiado. Glória a Deus pelo sacerdote que nos concedeu. Amém!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns padre João Carlos! Que Deus abençoe a sua vocação e sua missão sacerdotal. Que a Virgem Maria interceda pelo senhor!

    ResponderExcluir
  9. Deus continue abençoando seu trabalho de evangelização. Obrigado por contribuir com um mundo melhor. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Pe. João Carlos! Que seu dia seja muito especial, assim como és especial para nós! Me uno a tantos que neste dia elevam um hino de ação de Graças ao Criador pelo dom de sua vida. Que Ele sempre esteja presente em sua vida e missão com seu Espírito de Sabedoria e Conselho! Linda Festa!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Pe. João Carlos!
    Que Deus na sua infinita bondade e misericórdia renove todos os dias o seu SIM.
    Rendemos graças ao Senhor pelos seu aniversário sacerdotal.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Deus abençoe padre Carlos hoje e sempre.parabens pelo seu aniversário de sacerdotal.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns padre João Carlos que Jesus Cristo te abençoe hj e sempre.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao senhor neste dia tão importante e que Maria, mãe da Igreja plena do Espírito Santo, São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marilac lhe impulsione cada vez mais a assumir sua vida sacerdotal.

    Ps. Gratidão eterna

    ResponderExcluir
  16. Parabéns padre João Carlos que Jesus ilumine sua vida para que o senhor continue a evangelizar as pessoas levando sempre uma palavra de esperança.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Padre João Carlos, que Deus abençoe imensamente o sr. e sua missão. Que Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora estejam sempre ao seu lado. Pedimos tb suas orações pelo Instituto Dom Bosco de Belém-Pará, para que não feche e seja vendido, pois os jovens da nossa cidade precisam muito. Bjs. Izabela- Presidente da União dos ex-alunos 🙏🙌😢🕊🌹❤

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Padre João Carlos! Que Deus o abençoe sempre e te conceda muita sabedoria para que possamos apreciar suas homilias! Diariamente o senhor nos ajuda a amadurecer a nossa fé com suas reflexões! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ao padre João Carlos li em 2022, no fim do ano. Sempre tive dúvida sobre vários detalhes dessa parábola, o senhor conseguiu multiplicar os talentos de Deus, nosso Senhor e ampliar a mensagem de Jesus nosso Mestre e salvador ao me esclarecer que é como se um empregado hoje ficasse com a responsabilidade de abrir uma grande loja na ausência do dono e por medo de assalto decidisse manter fechada pra não perder os produtos. Ruim se for roubada mas pior se ficar fechada, o dono espera que pelo menos fique aberta. Muito obrigada, que Deus lhe dê saúde um sacerdócio cheio de virtudes e talentos bem espalhados para ele, muita alegria ao senhor e sua família, em amémnome de nosso Rei Jesus, amém.

      Excluir
  19. Parabéns Pe João Carlos,pela sua linda missão sacerdotal, que Deus te abençoe e te ilumine cada dia mais, abraço

    ResponderExcluir
  20. Parabéns o seu serviço fiel multiplica os talentos é assim que Jesus Cristo tratou aos quê servem,na presença de uma Sacerdote fiel encontramos a multiplicação dos bens recebido e trabalhando de forma amplificada tendo acompando seu trabalho riquíssimo na compo espiritual dá para associar que as tuas obras vão fazer diferença na igreja são ações de evolução,nada de preguiça o senhor tens mostrado sua fidelidade aos olhos de Deus,de acordo ao evangelho nota uma evolução de talentos oferecidos e multiplicada que difere de outras padres até mesmo da Igreja Católica,que tenhamos mais servos fiéis tanto quanto o senhor.O Reino de Deus está em festa hoje juntos aos anjos o serviço do Espírito Santo recebido na vida de um homem de luz,clareia muitas vidas.Parabéns pela iniciativa de serviços árdua,enfim está na atividade sacerdotal apresenta fidelidade ao reino e muita multiplicação de grandes talentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossas sinceras e carinhosas congratulações Querido Irmão e Amigo Sacerdote (Apostolo) João Carlos "João De Deus)Os dons de Deus que Jesus Te legou,fecundaste e sua recompensa colhe-se profusamente,tudo para o deleite do rebanho fiel que conseguiste,no amor de Maria,paz de Jesus,e misericórdia de Deus Pai.Parabéns nobre Padre Evangelizador.Glória A Deus Aleluia Amém Aleluia!

      Excluir
  21. Parabéns Pe. João Carlos, Deus lhe abençoe abundantemente a sua vida sacerdotal🙏

    ResponderExcluir
  22. Parabéns! Padre João Carlos, por seu aniversário de ordenação Presbiteral. Que Deus lhe abençoe sempre com sabedoria divina, paz, saúde e vida longa. Sou grata pelos ensinamentos diários. Agradeço a Deus por sua existência e sua vida sacerdotal. Ao senhor o nosso muito obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos parabéns pela sua Ordenação Sacerdotal.
    Padre João Carlos essa meditação de hoje veio calhar.
    O Senhor é um servo de Deus, que papai do céu confiou, talento Sacerdotal e rendeu bons frutos, vamos falar desses bons frutos, Associação Missionária Amanhecer a AMA, para uni pessoas para evangelizar,e suas músicas benção de evangelizar,cada uma mais linda que a outra.
    E na pandemia padre João Carlos o senhor reinventou.
    Veio o distanciamento,o senhor levou as missas para rede sociais, show ,curso e até nos levou para o santuário de nossa senhora auxiliadora, caminhamos a distância .
    O senhor sempre com Bosco.
    O senhor é um talento que Deus confiou e rende bons frutos.
    Padre João Carlos o senhor foi escolhido para anunciar os atos poderosos de Deus, para a sua maravilha luz.
    Por isso que eu digo o senhor é uma pessoa iluminada um anjo sem asa.
    Minha gratidão a quem guarda e compartilha os ensinamentos de Deus,nós guiam por um caminho de fé e amor.
    Que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Parabéns padre João Carlos.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹🌹🌹🌹🌹
    Bom final de semana para todos
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  24. Que o Senhor Deus, continue lhe abençoando abundantemente!
    Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns padre por esse dom tão especial e maravilhoso de servir que Deus ilumine seus caminhos hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  26. Ótimo Sábado Padre João Carlos, Parabéns pelo Aniversário de ordenação e toda a Graça e Amor do Senhor continue te abençoando. Estaremos em Oração para o Amor na Família e que Santa Mônica e Santo Agostinho nos auxiliem nas Famílias. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  27. José Lúcio28/8/21 11:55

    Muita (mais) Luz no seu caminho, Padre João Carlos. Nós seus irmãos (no sentido amplo) agradecemos tê-lo na nossa convivência diária aprendendo a Lição Divina através das suas brihantes explanações. Parabéns por essa vida abençoada.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Padre João Carlos. Não enterre o seu talento...
    Agradecer neste momento, é a prece mais linda que existe...
    Parabéns, padre João Carlos , pelo seu aniversário de ordenação sacerdotal. Continue sempre bom, espalhando o perfume do seu amor sobre as almas
    Pusilánime. Pedirei sempre ao nosso Deus de bondade que lhe dê saúde, paz, sabedoria e força para que você possa seguir em frente de cabeça erguida com muita fé e esperança sem nunca desanimar na sua missão evangélica. Peço a Deus que continue derramando bênçãos sem medidas em sua vida. Seja força para a humanidade...
    "NÃO ENTERRE O SEU TALENTO "
    Antes de tudo FÉ. Depois de tudo, GRATIDÃO...
    Um excelente final de semana com saúde e paz à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Padre João Carlos pelo aniversário Sacerdotal!
    Que Deus abençoe ricamente sua vida hoje e sempre a serviço dos irmãos 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  30. Padre João Carlos é com muito carinho que quero parabenizar por mais um ano de ordenação ,e pedir a Deus que ilumine sempre seus passos a cada dia , e agradecer por tudo que aprendo a cada dia com suas mensagens e meditações que a divina luz os ilumine cada dia de sua vida parabéns José Soares filho Carapicuíba SP

    ResponderExcluir
  31. Parabens padre Joao carlos por mais um ano de Sacerdocio que Deus ilumine seus passos e lhe der muita saude muitos anos de vida Francisca Fortaleza

    ResponderExcluir
  32. Ó Deus, consolação dos que choram, eu LHE agradeço pela vida de Santo Agostinho. Contudo, me ajude amar todas as pessoas. Me ajude viver com tranquilidade. Me ajude trabalhar santamente. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude colocar a minha capacidade e os meus talentos a serviço do VOSSO povo. Me ajude ser um servo bom e fiel. Me ajude evitar a preguiça e todo tipo de pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns padre João Carlos muitas felicidades com muitos amor e fé no seu sacerdócio que jesus lhe abençoe ilumine sempre no seus trabalhos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Padre João Carlos, que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem iluminando sua Missao, e muito obrigado pelas orações e meditações, recebo e partilho, às pessoas ficam agradecidas pela bela reflexão.🙌🙌

    ResponderExcluir
  35. Parabéns Padre João Carlos que Deus abençõe grandemente sua vida ssacerdotal. Felicidades e muita luz pro senhor!

    ResponderExcluir
  36. Obrigada, pe. João Carlos pela reflexão de 29/8/21, acerca dos talentos que recebemos de Deus!
    Parabéns pelo aniversário de sua Ordenação! Já estou rezando pelo senhor! Para que continue nos evangelizando por muito tempo!! Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS