PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DAS MOÇAS DO CASAMENTO

A HISTÓRIA DAS MOÇAS DO CASAMENTO



27 de agosto de 2021

Dia de Santa Mônica


EVANGELHO


Mt 25,1-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1"O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

MEDITAÇÃO


O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo (Mt 25,1)

O evangelho de hoje conta a história de cinco moças que foram barradas numa festa, numa festa de casamento. E o mais chato, sabe o que foi, é que elas eram pajens do noivo, faziam parte de um grupo que acompanharia o ingresso do noivo na cerimônia. Eram dez moças que iriam acompanhar a entrada do noivo... olha que história!

Bom, dez jovens estavam aguardando a hora de entrar com o noivo na festa do casamento. Cada uma com sua lâmpada de óleo na mão. O noivo demorou a chegar. Elas acabaram cochilando e dormindo. Acordaram com alguém gritando: “o noivo está chegando!”. Foi aquele alvoroço. Apareceu logo um problema: cinco lâmpadas estavam já se apagando. E suas donas não tinham levado uma reserva de óleo para reabastecê-las. E agora? Pediram às outras cinco para dividir com elas o óleo de reserva que cada uma tinha levado. ‘Não dá. Assim, no meio da festa, todas as lâmpadas de óleo vão se apagar. É melhor vocês saírem para comprar óleo’. Lá se foram esbaforidas as cinco jovens, atrás de comprar óleo numa hora daquelas. O noivo chegou, entrou todo mundo, as portas se fecharam. Quando voltaram, coitadas, não puderam mais entrar. Até o noivo mandou dizer que não sabia quem eram elas.

As cinco moças esqueceram-se de levar um óleo de reserva. Por que esqueceram? Com certeza, porque participar do casamento, mesmo como damas de acompanhamento, não estava entre suas maiores preocupações. Com certeza, tinham sido escolhidas para essa tarefa, mas elas não estavam realmente focadas nisso. Não se prepararam adequadamente prevendo uma reserva de óleo, nem tiveram tempo nem cabeça pra isso, com outras tarefas do dia ou mesmo por distração, sei lá.

Para aquelas moças, terem ficado do lado de fora foi o fracasso de suas vidas. Sabe por quê? Porque elas viviam para esse grande momento, para o encontro com o noivo. Bom, aqui precisaria maior explicação, mas vamos assim mesmo. Porque o noivo era o noivo delas. O noivo é Jesus. As moças somos nós, sua Igreja. E vivemos para esse grande encontro com o Senhor que está chegando. Reparou que, na história, não tem noiva? As noivas são elas. A Igreja é a noiva que aguarda a chegada do seu Senhor, para a celebração das núpcias eternas. As noivas, compreendam, somos nós. Não entrar na festa é perder a salvação eterna.

Guardando a mensagem

O que será que Jesus quis ensinar com essa parábola? A lição está no fim da história. “Portanto, fiquem vigilantes, porque ninguém sabe o dia, nem a hora”. Está no contexto da preocupação de Jesus pra gente não relaxar, enquanto esperamos a sua volta. O noivo está demorando. O noivo é ele. Está demorando, mas chega a qualquer momento. A noiva somos nós, a Igreja. Reparou que cinco se perderam? Ninguém se perde sozinho, já dizia Santa Terezinha. Por isso mesmo, nada de baixar a guarda, de descuidar-se... O tempo de espera é tempo de compromisso, de construção. Vigilância é a marca desse tempo, enquanto estamos aguardando a sua volta. Vigilância é não deixarmos para depois o que temos que fazer hoje, é fazer bem o que temos que fazer, e é estarmos com tudo pronto para o grande encontro. Porque ninguém sabe o dia, nem a hora.

O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo (Mt 25, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como são bonitas as tuas histórias. Nesta parábola de hoje, tu és o noivo e estás sendo aguardado. Esse tempo de espera é tempo de vigilância, lâmpadas acesas, sustentadas pelo óleo da fé, da esperança e da caridade para clarear a grande festa que se aproxima, o casamento profetizado no final do livro do Apocalipse. A Igreja trajada de noiva, a nova Jerusalém, aguarda ansiosamente a tua volta. Como diz o livro santo: “A Igreja e o Espírito dizem: Maranatha! Vem, Senhor Jesus”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Estar vigilante é como não deixar o óleo faltar para manter a lamparina acesa. Identifique, na sua vida, que óleo não pode faltar pra você se manter vigilante à espera do encontro com o Senhor.

Hoje é Dia de Santa Mônica, uma cristã do século IV que alcançou, por sua perseverante oração, a conversão do esposo pagão e do filho Agostinho. Inspirando-se nela, reze pelos seus, pedindo ao Bom Deus especialmente a conversão, a fé, a vida de santidade para os de sua casa.

Hoje, à noite, tem Programa Tempo de Paz no Youtube. Muitas novidades, neste final de mês vocacional. Contamos com sua participação. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.na minha vida o óleo que não pode faltar é a oração. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Paz e serenidade em sua vida...
    À imprudência nós afasta da vida eterna.
    À história das moças do casamento
    Peçamos ao bom Deus a conversão, a fé e a paz para nossa...
    Deus abençoe padre João Carlos e toda equipe da AMA... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre Deus abencoe o senhor e toda sua equipe o oleo que nao pode faltar em nossa vida e a fe aoracao e a vigilanca Francisca Fortaleza

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor 🌺🙏🙌🏼🌺 bom dia Padre sua benção 🙏 obrigada pela meditação 🙏 Deus abençoe e ilumine sempre🙏💖

    ResponderExcluir
  5. Elenilda Ferreira peço oraçãoes por mim e minha família 🙏 em especial por minha irmã Elania, ela precisa muito 🙏🛐😔 Deus tenha misericórdia 🙏🙌🏼

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre.a sua bênção pra todas às famílias .Maria Tereza Figueiredo Azevedo de São Bernardo do Campo Sp.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos 🙏 linda a meditação da palavra de hoje, que Deus abençoe sempre 🙏 Amém 🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos,sou Maria Firmino, linda a meditação da palavra de hoje, que Deus abençoe sempre 🙏 Amém 🙌

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos que o seu dia seja iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Devemos mostrar a jesus que nós não continuamos o mesmo na sua volta ao seguimos outro caminho para seu encontro, encontro com jesus.
    Ninguém é a mesma pessoa, é isso que jesus faz, jesus Cristo, nasceu para ser o caminho.
    Ele diz, Eu sou o caminho,a verdade e a vida.
    A nossa vida é mudada,valores passaram a ser outros, certeza da salvação gloriosa.
    Abrimos nossos corações e dizemos Jesus,entra na minha vida , Ele entra e muda.🙏🙋😍🌹💕
    ser outr

    ResponderExcluir
  10. Boa sexta-feira Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que sejamos perseverantes no Amor em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Quem é prudente está perto do encontro,àquelas que possuem plenas condições humanas para esperar cada sinal até o encontro pessoal com o noivo,isso é motivo que nos deixa alerta!Será que aguardo a presença de Jesus Cristo em meu dia a dia?Ou ficarei como àqueles sem noção do tempo:sair pra buscar o que elas mesmo podiam desenvolver.Quem de nós entraríamos na casa preparando pelo senhor,pôr sermos envolvidos com a família dele.Serdes organizandos para esse encontro pessoal,não andar desprecavidos!E que combustível faltou para quem ficou de fora?O Candeeiro é nossa Vida e óleo são os sentimentos que introduzimos nela.A vida de todos têm o mesmo combustível,mas os sentimentos poucos alinham para o que defato precisa.Sim,pressa é a falta de absorção do essencial e por fim ainda hoje repetimos de forma inconsciente atitudes imaturas que nos impedem de participar do encontro com o senhor"noivo".

    ResponderExcluir
  12. Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel. Eu LHE agradeço pela vida de Santa Mônica. No entanto, me ensine viver para agradá-Lo. Me ensine conhecer, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine viver na santidade. Me ensine fugir da impureza e de todos os pecados. Me ensine tratar o próximo com respeito e santidade. Me ensine ser fiel ao Espírito Santo. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine ser previdente e vigilante. Me ensine ficar preparado para a festa de casamento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre esse evangelho e é muito lindo Deus te abençoe sempre Amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS