PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DEIXEM AS CRIANÇAS VIREM A MIM

DEIXEM AS CRIANÇAS VIREM A MIM



14 de agosto de 2021,
São Maximiliano Maria Kolbe

EVANGELHO



Mt 19,13-15

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

MEDITAÇÃO


Deixem as crianças e não as proíbam de virem a mim (Mt 19, 14)

Levaram crianças a Jesus. No tempo dele, os meninos a partir de seis ou sete anos andavam sempre com os papais. As meninas estavam sempre ao lado das mães, até se casarem. Era assim o costume do povo de Jesus. Podemos concluir, então, que as crianças estavam acompanhadas dos seus pais. As mães, com os pequenininhos e as meninas e os pais, com os meninos a partir dos seis ou sete anos. E eles queriam que Jesus impusesse as mãos sobre os seus filhos e rezasse por eles.

Os discípulos reagiram. Começaram a afastar as crianças, a reclamar com os pais e a impedir que se aproximassem do Mestre. Essa atitude revela que eles não estavam entendendo o que Jesus andava explicando sobre o Reino de Deus. Ainda estavam na lógica do ‘quem-vale-é-o-adulto-o-grande-o-maior’. Jesus tinha dito que o Reino de Deus é das crianças. E de quem se parecer com elas. E tinha dito isso, outro dia, exatamente para corrigir os discípulos que estavam discutindo sobre quem seria o maior no Reino. Jesus tinha apresentado a criança como modelo dos cidadãos e cidadãs do Reino de Deus. No Reino de Deus, somos filhos na casa do Pai, não funcionários carreiristas; somos discípulos que aprendemos com Jesus, não fariseus fechados à revelação de Deus; somos filhos que confiamos no Pai, não adultos que confiam apenas em si mesmos. Se não formos como crianças – filhos que amam, aprendem, confiam – não temos parte no Reino.

O Reino de Deus é um presente do Pai para os seus filhos. E ninguém tem merecimento para recebê-lo. E a quem socialmente mostra-se sem condição ou pretensão de conquista-lo, é a esse que é dado o Reino. Assim são os pobres, os doentes, as crianças. O Reino é um dom do Pai para os seus filhos amados.

Jesus reclamou, com razão. ‘Não criem dificuldade para as crianças virem a mim, não as impeçam. O Reino de Deus é daqueles que são como elas”. E impôs as mãos sobre elas. Impor as mãos é um gesto de comunicação da bênção. No Evangelho, em muitas curas, Jesus impõe as mãos sobre os enfermos. Os apóstolos também aparecem impondo as mãos, ao curar os doentes. Impor as mãos é comunicar a bênção de Deus ou o dom do seu Espírito. Olha como está escrito: “Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos”.

Guardando a mensagem

Levaram crianças para Jesus abençoar. Criança é importante, na mentalidade de Jesus. Criança atrapalha, pensavam os discípulos. Jesus pensava o Reino como uma grande Casa de família, onde Deus é Pai e nós todos somos filhos e irmãos. E, nesta grande família, é às crianças, aos doentes e aos idosos que se deve prestar mais atenção. Os discípulos pensam o Reino como uma instituição de poder, com uma elite mandando na maioria. Nessa mentalidade, gente pequena não vale, criança não conta. O Reino de Deus é das crianças e de quem se parece com elas, ensinou Jesus.

Deixem as crianças e não as proíbam de virem a mim (Mt 19, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Foi uma lição e tanto essa história da bênção das crianças. As mães e os pais das criancinhas saíram felizes, com a tua atitude acolhedora. Eles tinham ficado chocados com o jeito dos discípulos dificultarem e proibirem a aproximação dos pequeninos. É, Senhor, pai e mãe sabem como sua criança é importante, porque a amam. E foi isso que viram na tua atitude: perceberam o teu carinho, o teu amor por elas. Um Reino assim que dá valor a quem é pequeno como uma criança, vale a pena, eles pensaram. Eles e nós também. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Veja por aí se as crianças de sua família estão batizadas, estão fazendo a catequese. Ajude os responsáveis a entenderem essa palavra de Jesus: “Deixem as crianças virem a mim”.

Na novena de Dom Bosco, hoje é o quinto dia. O tema de hoje é o amor às Vocações. Você encontra a novena no final da Meditação de hoje no meu blog padrejoaocarlos.com (aqui). Quem recebe a meditação no celular, é só clicar no link que enviei.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




NOVENA DE DOM BOSCO 

Quinto dia


Tema: O amor às vocações

Escreveu São João Bosco: “Quando um filho deixa os pais para seguir uma vocação, Jesus Cristo ocupa o lugar da família”

Oh! Dom Bosco Santo! Tu que a fim de continuar e estender sempre mais teu santo apostolado, fundaste a Sociedade Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, bem como a Associação de Maria Auxiliadora e a Associação dos Salesianos Cooperadores; faz que os membros da tua grande família salesiana, formada hoje por 32 grupos, estejam sempre cheios de teu Espírito e sejam fiéis imitadores de tuas heroicas virtudes.

Faça aqui o seu pedido....

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.

12 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do Deus Altíssimo estejam com você neste momento para lhe abençoar e lhe proteger de toda maldade. Deus lhe dê saúde e paz.
    Fique com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que são João Bosco nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  3. Deixa nascer essa criancinha em nosso lugar especial,-Deixai as crianças virem aqui,pois o reino de Deus não faz acepção das pessoas.Porque o Reino de Deus está na pureza de cada atitude,para fazer parte dele é preciso estar aberto como estão as crianças,que motivo maravilhoso sermos igual as crianças para assim poder fazer parte do reino de Deus.E certo que naquela época só os adultos podiam fazer parte das decisões,falar era uma proibido,faço ideia está no centro das decisões?A chegada de JESUS C
    manifestou uma contravenção do sistema inrraigado há muito tempo atrás.E o reino de Deus foi apresentado ao povo com novas vertentes,sendo aceito de forma mais clara até os dias atuias.

    ResponderExcluir
  4. Olá padre João Carlos, venho aqui em agradeçimento com a intercessão de Dom Bosco no quarto dia,eu alcancei a graça, gratidão padre.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela reflexão de hoje! Direcionar as crianças é obrigação dos pais! Assim era feito na época de Jesus, e deveria continuar a ser hoje também...

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Jesus sempre chamá-las as crianças junto de si, abençoando e curando.
    Ele nos chama a refletir sobre os cuidados e atenção que as crianças merecem de nós, delas é o Reino do céus
    São benefícios e valores do Reino de Deus.
    Deixe elas conhecer a Jesus Cristo.
    Padre João Carlos a minha criança que eu tenho que foi papai do céu que me deu ela é batizada, com a graça de Deus hoje vai começar a ir para a catequese estou feliz , devido a pandemia ficou suspenso vai ser em parte para ir uma semana vai um grupo e na outra vai outro grupo aos poucos vai volta ao normal graças a Deus as coisas de Deus nós não devemos ficar 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹 esqueci de colocar

    ResponderExcluir
  8. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Humildade e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Padre joao carlos boa tarde Deus lhe abencoe e lhe guarde de todo mal muito linda esta passagem deixe as criancas virem a mim porque delas e o reino do ceu e nos devemos ser que nem elas se nao nao entraremos no ceu sou Francisca de Fortaleza

    ResponderExcluir
  10. Que o Senhor Jesus ,continue nos ensinando aos seus filhos o que é bom para amar os seus irmãos através de um bom carinho e respeito. O amor e6 tudo na vida para sermos felizes. Que o Divino Espírito Santo,socorra todas as crianças sofredora desse mundo.

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos, muito obrigada pelas meditações diárias, peço sempre a intercessão de Santa Filomena junto a JESUS para sempre proteger o sr. e sua família, que o Santo ESPÍRITO de DEUS os iluminem, Nossa Senhora de Fátima sempre esteja de mãos dadas com vocês. Nossas preces daqui. Fiquem na PAZ.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por nós enviar as informações que os discípulos não afasta as crianças de Jesus porque delas e o reino do céu jesus lhe abençoe muito padre João Carlos, um bom domingo abençoado a todos da sua equipe paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS