PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARIA ESTÁ NO CÉU, DE CORPO E ALMA

MARIA ESTÁ NO CÉU, DE CORPO E ALMA


 15 de agosto de 2021

 Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

 Dia da vocação dos Consagrados

EVANGELHO


Lc 1,39-56

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

MEDITAÇÃO


Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

E este é um domingo especial, na liturgia da Igreja no Brasil: a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. No livro do Apocalipse, o evangelista João conta que viu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol que deu à luz um filho e um dragão feroz que queria devorá-lo. O filho foi levado para junto do trono de Deus e a mulher refugiou-se no deserto. É um resumo maravilhoso da história da salvação: Uma mãe revestida da grandeza de Deus; Um filho perseguido e, agora, vitorioso junto do trono do céu. Jesus, filho do eterno Pai e de nossa humanidade recebida de Maria, perseguido pelas forças do mal e da morte, está agora ressuscitado, glorioso, em Deus. Em Cristo ressuscitado, vemos a vitória de todos os filhos de Adão, de toda a humanidade. A voz ouvida resume tudo: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”.

Na primeira Carta aos Coríntios, São Paulo nos ajuda a tirar consequências de tudo isso: “Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda”. A ressurreição, como vitória final, está assegurada em Cristo para todos os que lhe pertencemos. E essa grande vitória alcançada por Cristo em nosso favor já vemos sinalizada em todas as pequenas vitórias em nossa vida, em todas as bênçãos e conquistas que pontuam o nosso caminho. Essa vitória total e definitiva que já avistamos, ao término da caminhada, vai iluminando nossa jornada.

O fracasso entrou no mundo com Adão. Com ele, entrou a morte. Mas, a vitória chegou por Jesus. Com ele, entrou a vida, a ressurreição dos mortos. A vitória será total quando a morte for derrotada. Quando olhamos para o horizonte, para onde nós estamos peregrinando, já vemos um homem ressuscitado dos mortos, Jesus, o filho de Deus. Ele está sentado à direita do Pai. Ele é a garantia de que lá também chegaremos, vencedores também sobre a morte. E ao lado de Jesus, já vemos alguém que também já está em Deus, representando toda a humanidade redimida. O Prefácio da Missa de hoje fala dela nestes termos: “Aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o povo ainda em caminho”. É Maria que lá está ressuscitada também.

O canto de Maria, o Magnificat, está no coração da liturgia da palavra de hoje. Nele, nossa mãe canta as vitórias de Deus em sua vida e na vida do seu povo. “A minha alma engrandece o Senhor... porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Nossa mãe está louvando a Deus pelo que ele fez na vida de sua serva. Mas, também o bendiz pelo que ele está fazendo na vida do seu povo: “Ele mostrou a força do seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos, elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias”. O Senhor Deus está realizando suas promessas: fazendo justiça aos humilhados, destronando os potentados. Vitórias de Deus na vida de sua serva e na vida do seu povo.

Guardando a mensagem

Celebramos a Assunção da Virgem Maria. A Igreja proclamou, em 1950, esse dogma que o povo cristão já tinha no coração: Maria ressuscitou e está com Deus. Foi o que o Papa Pio XII escreveu na proclamação do dogma: “A imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Essa é uma bela conclusão da Palavra de Deus proclamada hoje. Jesus ressuscitou, como primícias, depois nós o seguiremos, ensinou Paulo com toda clareza. Na visão de São João, no livro do Apocalipse, a mãe de Jesus estava toda possuída pela glória divina, vestida de sol. O anjo a tinha saudado como “cheia da graça”, na anunciação. E Izabel antecipou essa declaração da Igreja reconhecendo a grandeza de Maria e saudando-a como Davi saudou a Arca da Aliança: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”. E Maria mesma, na sua humildade, hoje nos recorda: “O Senhor fez em mim maravilhas”. Jesus ressuscitou. Maria também já ressuscitou e foi levada para junto do seu filho. Nós também ressuscitaremos. Vamos todos estar com Deus. Essa é a grande vitória que estamos celebrando.

Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje é um dia para cantarmos as vitórias de Deus em nossa vida. Em nosso caminho e na história do nosso povo, apesar dos problemas e das dificuldades, são muitas as conquistas e vitórias. E nós reconhecemos, Senhor, que elas não são apenas obras nossas, são especialmente obra de Deus, misericórdias do seu coração. As nossas vitórias se completam e se plenificam na tua grande vitória sobre o pecado, o mal e a morte, na tua ressurreição. Vitorioso, és garantia de que chegaremos lá. E temos ainda outro testemunho desta tua obra admirável. Tua mãe já está contigo na glória. Ela é “aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o teu povo ainda em caminho”. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça hoje, uma prece em favor dos irmãos e irmãs das Ordens, Congregações e Institutos de vida consagrada. Como Maria, eles sinalizam no mundo que Deus é tudo em nossa vida.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



NOVENA DE DOM BOSCO

Sexto dia


Tema: O amor à Vida Religiosa

Escreveu São João Bosco: “Fundar um instituto de educação, em um país, significa prestar grande benefício a todas as classes de cidadãos que vivem agora e a todos os que virão depois”

Oh! Dom Bosco Santo! tu que, a fim de continuar e estender sempre mais teu santo apostolado, fundaste a Sociedade Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, faz que os membros destas duas famílias religiosas e todos os grupos da grande família salesiana estejam sempre cheios de teu espírito e sejam fiéis imitadores de tuas heroicas virtudes. Amém. 

Faça o seu pedido, pela intercessão de Dom Bosco...

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.





12 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas .que nossa senhora Auxiliadora nós abençoe e livre nos de todo mal. um feliz domingo do senhor a todos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos.
    Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Maria está no céu, de corpo e alma. Ela é "aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o povo ainda em caminho ".
    Nossa Senhora templo santo de Deus, tem compaixão de nós e do mundo inteiro!!!
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo um domingo abençoado com as melhores bênçãos do Deus Altíssimo... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos, a vossa bênção. 🙌😘🌹❤

    ResponderExcluir
  4. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e na Família e que Jesus nos ilumine Sempre com seu Amor Maravilhoso e sem fim. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. A FÉ nos traz o pão Espiritual que alimenta a alma.
    Reconhecer a sublimidade de Nossa Senhora é honrar a sublimidade de JESUS.
    JESUS nos trouxe a luz do caminho para o Reino de DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos boa tarde que seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Nossa mãe Imaculada, mãe do nosso Senhor e também nossa mãe, sempre virgem Maria, depois da sua vida terrena foi elevada a Glória Celestial em corpo e alma.
    Assim, Maria participa da ressurreição e glorificação de Cristo.
    Jesus e Maria somente Eles subiram ao céu de corpo e alma.
    Glória vós senhor 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Um Santo e abençoado domingo padre João Carlos e família, Nossa Senhora da Assunção rogai por todos nós e nos coloque em seu colo de MÃE, sob a sua proteção Divina. AMÉM.

    ResponderExcluir
  8. Que nós possamos receber as Gracas da Assunção de Nossa Mãe, através do nosso pai todo poderoso bênçãos de Paz e Misericórdia,hoje é sempre.

    ResponderExcluir
  9. Ó Pai de misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de todos os consagrados e consagradas da Igreja. No entanto, me ensine ser fiel. Me ensine venerar a Mulher vestida de sol. Me ensine dizer não ao Dragão da morte. Me ensine seguir o caminho da salvação, da santificação e da ressurreição. Me ensine ser uma boa pertença do meu REDENTOR. Me ensine fazer caridade. Me ensine ficar cheio do Espírito Santo. Me ensine rezar com fé, humildade, alegria e confiança. Me ensine servi-Lo e respeitá-Lo. Me ensine evitar a soberba e todo tipo de pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção que as graça da Assunção de nossa senhora nos ajude dessa mal pademia que está acabando com as pessoas Deus te ilumine sempre amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Padre João Carlos, escutar todos os dias o Santo Evangelho e sua homilia é uma graça, muuuuuuito obrigado

    ResponderExcluir
  12. Pai Santo e fonte de toda santidade, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez na vida do VOSSO povo. Contudo, me ajude servir e adorar somente o Deus Verdadeiro. Me ajude seguir o caminho da caridade, salvação e da perfeição. Me ajude obedecer os VOSSOS mandamentos. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude fazer boas obras. Me ajude observar os VOSSOS mandamentos. Me ajude segui-Lo da melhor forma possível. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS