PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O AMOR NA FAMÍLIA

O AMOR NA FAMÍLIA

 



13 de agosto de 2021


EVANGELHO


Mt 19,3-12

Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’ 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.
11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.

MEDITAÇÃO


O que Deus uniu, o homem não separe (Mt 19, 6)

Nós estamos vivendo a Semana Nacional da Família. E o Evangelho de Jesus, hoje, nos fala do casamento. A união do homem e da mulher é obra do Criador. “Já não são dois, mas uma só carne”, diz a Palavra. Unir duas vidas, vivendo um para o outro, partilhando projetos e sonhos, sendo canal para o nascimento de uma nova vida, tudo isso toca o mistério de Deus.

"Jesus, que tudo reconciliou em si mesmo e redimiu o homem do pecado, não só voltou a levar o matrimônio e a família à sua forma original, mas também elevou o matrimônio a sinal sacramental do seu amor pela Igreja", nos diz a Exortação do Papa Francisco sobre a Família. Você é casado, é casada? Então, viva essa condição como verdadeira graça de Deus. Nos dias de hoje, há muita coisa que conspira contra o matrimônio. Mas, não se deixe seduzir pelo mal. Não assuma o pensamento do mundo sobre o casamento. Assimile o pensamento de Deus, como Jesus o exprimiu no seu evangelho. A vida a dois é exigente, porque pede esforço de superação do egoísmo, do individualismo. Casamento não dá certo com gente egoísta ou interessada apenas no desfrute dessa vida.

Como é importante que o casamento seja vivido em obediência à vontade de Deus! É um estado de santidade, de participação no mistério de Deus que é Amor e Unidade. Por isso, é importante vivê-lo em clima de espiritualidade. Assim, lembremos a oração, a oração de todos pelo bem dos esposos e a oração dos esposos, um pelo outro e dos dois juntos. Longe de Deus, o casamento tem pouca chance de sobreviver e ser caminho de plenitude na vida do casal. Viva o seu casamento em obediência e comunhão com Deus. Esse é o caminha da felicidade.

Na Exortação Apostólica “O Amor na Família” (Amoris laetitia), o Papa Francisco deixou escrito: “A família e o matrimónio foram redimidos por Cristo, restaurados à imagem da Santíssima Trindade, mistério donde brota todo o amor verdadeiro. A aliança esponsal, inaugurada na criação e revelada na história da salvação, recebe a revelação plena do seu significado em Cristo e na sua Igreja. O matrimónio e a família recebem de Cristo, através da Igreja, a graça necessária para testemunhar o amor de Deus e viver a vida de comunhão”.

Noutra parte do documento, o Papa escreveu: “Um amor frágil ou enfermiço, incapaz de aceitar o matrimónio como um desafio que exige lutar, renascer, reinventar-se e recomeçar sempre de novo até à morte, não pode sustentar um nível alto de compromisso. Cede à cultura do provisório, que impede um processo constante de crescimento. Para que este amor possa atravessar todas as provações e manter-se fiel contra tudo, requer-se o dom da graça que o fortalece e eleva”.

O grande educador Dom Bosco, cujo aniversário estamos preparando com a novena, entendeu que sem família não se educa, não se evangeliza. A obra prima de São João Bosco foi a comunidade educativa, uma grande família de educadores e educandos, em estreitos laços de amizade e convivência, para abrigar adolescentes e jovens com pouca ou nenhuma referência familiar. Sem família, onde a pessoa se sinta amada e acolhida, não se cresce para a vida e para a fé.

Guardando a mensagem

O casamento é obra do Criador, que o concebeu como expressão de verdadeira comunhão. Mesmo que os casais do seu tempo encontrassem dificuldades e limites na vida a dois, Jesus confirmou o ensinamento da Escritura: A unidade (os dois serão uma só carne) e a indissolubilidade (o que Deus uniu, o homem não separe). Feliz o casal que chega a viver o seu matrimônio como expressão de amor e de obediência a Deus e ao seu projeto de felicidade e salvação!

O que Deus uniu, o homem não separe (Mt 19, 6)

Acolhendo a palavra

Senhor Jesus,
Abençoa os casais que estão enfrentando turbulências no seu casamento. Senhor, que eles possam beber da fonte do amor que és tu mesmo e em ti encontrar forças para perseverar neste amor, exercitando a paciência e o perdão. Cura, Senhor, as chagas abertas pela infidelidade no matrimônio. Dá a graça da reconciliação, da restauração da vida matrimonial a tanta gente que se vê tocada por tua graça. Abençoa, Senhor, com a bênção dos filhos, a união matrimonial dos casais jovens. Abençoa, com a bênção dos netos, os casais mais adultos. Repete no coração de todos que o casamento é santo, lugar de santificação e de união com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Dedique, hoje, um momento de oração por sua família.

Na novena de Dom Bosco que estamos fazendo em nossos programas de rádio, o tema de hoje é o amor aos Jovens. Você encontra a novena no final da Meditação de hoje no meu blog padrejoaocarlos.com (aqui). Quem recebe a meditação no celular, é só clicar no link que enviei.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



NOVENA DE DOM BOSCO

Quarto dia


Tema: O amor aos jovens

Escreveu São João Bosco: “Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”

Oh! Dom Bosco Santo! Pelo amor grande com que amaste a juventude e lhe fizeste de Pai e mestre, e pelos heroicos sacrifícios que fizeste por sua salvação; faz que também nós amemos com um amor santo e generoso a esta porção eleita Cristo, e que em todo jovem contemplemos a pessoa adorável de nosso divino Salvador.

Faça o seu pedido, pela intercessão de Dom Bosco, em silêncio....

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.

15 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e com saúde e paz. Tenha um dia abençoado com as melhores bênçãos do Deus Altíssimo . Fique com Deus.
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Suas mensagens são muito boas, parabéns por suas inspirações. DEUS te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Estou muito aflita a cinco meses meu esposo saiu de casa e foi morar com a amante. Éramos casado a 34 anos ele já fez outras vezes,estou morando na casa de minha filha e ela e não me entende, estou em tratamento com psicólogo e psiquiatra,meu marido e a amante estão na igreja indo as missas e participando dos encontro de casais fico indignada como eles pode fazer isso ela e muito católica, a cada dia a minha angústia e maior.

    ResponderExcluir
  4. Este evangelho responde com saber as nossas vidas,compreender a questão do matrimônio como compromisso com Deus é algo necessário,portanto levando esse princípio a sério com certeza será melhor,ainda haja falha,mas havendo obediência elas passam e as torna mais livres aos poucos Deus vai purificado cada atitude do casal que escolheu esse sacramento com amor e olhar Divino,porém muitos não aceitam pôr escolha e dai então virá alguns contravenções,pois a sociedade extremamente imediatista criou barreiras que travou os princípios Cristãos a respeito do casamento,mas percebe que ele quando há o dedo de Deus é a plenitude,sejam os optaram pelo sim o não a respeito do matrimônio,tudo na sua presença é motivo de glória.Até os solteiros responsáveis têm diferentes opiniões,mas com olhar do bem comum.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. São João Bosco rogai por nós

    ResponderExcluir
  6. O que destrói um casamento?
    em primeiro lugar é o distanciamento de Deus.
    o excesso de trabalho.
    a desonestidade com o outro e por ai vai.....

    ResponderExcluir
  7. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos conduza sempre

    ResponderExcluir
  8. Amo suas palavras 😍 mim edifica muito

    ResponderExcluir
  9. Boa Sexta-feira Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Família. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Que sejamos unidos na comunhão do pai. Que faça os familiares serem mais unidos ,respeitando,amando compreendendo formando uma só pessoa em união com o pai. Pois o que Deus uniu o homem não separa. Vamos vivenciar o que o Pai nos permitiu.

    ResponderExcluir
  11. Deus Onisciente e Eterno, eu LHE agradeço por todos os prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. Todavia, me ajude viver na VOSSA presença. Me ajude com a VOSSA proteção, o VOSSO livramento e a VOSSA bênção. Me ajude vencer a perseguição. Me ajude rezar santamente. Me ajude defender o sacramento do matrimônio. Me ajude evitar o pecado do adultério. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude trabalhar incansavelmente pelo Reino dos Céus. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo e nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos saúde e paz graças a Deus o meu casamento só foi separado quando jesus chamou .Nós vivemos 40 anos sempre vivemos um para outro graça a Deus paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Padre João Carlos uma noite abençoada papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    O casamento é aprender a viver em união,um com o outro, é manter fiel no relacionamento conjugal.
    Traição, tentações , impulsos e pensamento errados, não traz prazer e realizações nunca esqueça disso, ter um casamento feliz respeite a Deus e respeite o seu cônjuge.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Boa noite meu casamento acabo falei com ela sobre amisades ela troco o casamento pro uma amisades foi sebora de casa pra mora na casa da amiga tenho dois filha linda ela so pessa de beber con amiga q esta morado o none dela e jessica

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS