PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: BONS POR DENTRO E POR FORA

BONS POR DENTRO E POR FORA


25 de agosto de 2021

EVANGELHO


Mt 23,27-32

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”

MEDITAÇÃO


Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).

Jesus foi muito duro com os fariseus. Desmascarou neles a presunção de serem santos e fiéis diante do povo, mas na verdade serem movidos por sentimentos e interesses reprováveis: o desprezo pelos mais pobres ou menos praticantes, o sentimento de superioridade sobre os outros, o exibicionismo de sua piedade, a hipocrisia de suas ações. No evangelho de hoje, os chamou de sepulcros caiados, bonitos por fora, mas podres por dentro. Olha a palavra de hoje: “Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça” (Mt 23, 28).

Nesse confronto com os fariseus, Jesus usa a fórmula dos “ais” dos antigos profetas. É uma forma de denúncia e condenação. O capítulo 23 do evangelho de São Mateus registra sete “ais” que ele dirigiu contra os fariseus. O texto de hoje nos reporta dois deles. E a denúncia é clara: aparentam uma coisa e são outra (são como sepulcros caiados); e são coniventes com a violência, disfarçando homenagem às vítimas (ficam enfeitando os túmulos dos justos).

Bom, essa palavra de Jesus não é mais para reprovar os antigos fariseus que já não existem. Hoje, essa palavra vem para nos corrigir no que exista, em nós ou entre nós, de farisaísmo, de hipocrisia, de culto à aparência. Sim, porque o mundo presta culto à aparência, como eu digo naquela música “Profetas”. Vale mais a fachada, do que o interior. Vale mais a aparência do que a realidade. E é isso que Jesus está recriminando.

E onde a gente precisa se corrigir? Bom, por fora, a coisa já está bonita. É por dentro que precisamos mudar, para sermos tão cordiais com os de casa como o somos com as pessoas de fora; para que o nosso sorriso corresponda aos verdadeiros sentimentos do nosso coração. É um convite, então, para limparmos nosso coração de tanta coisa ruim, de tantos sentimentos negativos, preconceitos, desejos de vingança... Sermos bons por dentro e por fora, sem segundas intenções, nem mascaramentos. E o remédio, qual é? A conversão. Nada de farisaísmo. Nada de máscaras, de mentiras, de faz de conta. Verdadeiros e bons, por dentro e por fora. É assim que Jesus nos quer.

Guardando a mensagem

São sete “ais” que Jesus dirige aos fariseus, usando a fórmula clássica de condenação usada pelos antigos profetas. Nos dois “ais” do evangelho de hoje, Jesus denuncia a falsidade deles. São sepulcros caiados: cara bonita, aparência de santidade, mas movidos a ambições, maldades e a preconceito. Enfeitam os túmulos dos justos: é apenas um disfarce de sua conivência com a violência e a exclusão. Isso tudo Jesus está dizendo, hoje, não mais para os antigos fariseus, mas para o que existir de ‘fariseu’ dentro de nós e em nossa convivência social.

Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a palavra, hoje, é uma chamada de atenção para nós. Como cristãos, precisamos ser coerentes com o que professamos. Não podemos ser pessoas que parecem uma coisa e são outra, que defendem uma coisa e vivem outra. Ah, Senhor, vivemos numa sociedade que valoriza mais a embalagem que o conteúdo. Assim, somos permanentemente tentados a parecer mais do que ser. Ensina-nos, Senhor, a ser verdadeiros, a cultivar uma consciência reta, um coração puro como o teu. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça um exame de consciência. O evangelho de hoje pede pra você corrigir alguma coisa em sua vida?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Ser coerente com nossas atitudes é sugestão dada no evangelho,tirar às máscaras,ser humilde perceber que ainda temos muito há melharar ser cuidadoso para que nossa aparência externo esteja de acordo a interna.Isso nos desaponta,pois ser difato o que somos é algo muito sério;se formos grotesca não devemos usarmos a capa da delicadeza,porém não sabemos porque em nosso interior as vezes mostra muita coisa muito feia e queremos fingir de um sentir que ainda não é real,isso Jesus Cristo está reprovando constantemente.Ele aqui sugere que devemos assumir nossa indentidade visual tanto interior quanto exterior porque Deus aceita o que não devemos é Criar uma dupla personalidade.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi o que quis dizer dois "ais". Desculpa a minha ignorância..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1° Ai: 27 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!

      2° Ai: 29 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas

      Excluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Paz e serenidade em sua vida...
    Tiremos do nosso coração toda hipocrisia e injustiça... Bons por dentro e por fora. Ensina-nos, Senhor, a ser verdadeiros e cultivar uma consciência reta, um coração como o teu. Que o dia de hoje seja poderosamente abençoado, rico da presença do amor e do Espírito Santo do SENHOR. Bênçãos para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos ajude a não ser como àqueles fariseus .

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Luz e Verdade e que possamos nos converter para a Vida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Precisamos ser como Deus fiéis,puros e humildes. Não adianta ser.os belos por fora e por dentro ter outro modo de ver aquelas pessoas hipócritas,sem a.or aos seus irmãos. Vamos através de Deus seguir os seus ensinamentos bonitos por fora e por dentro também,senão estamos traindo a palavra do que tantos nos amou para sermos felizes.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quarta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos que o senhor acha de uma pessoa que mata e vai chorar no sepultamento,muitos casos desses aconteceu que hipocrisia.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Nem tudo que reluz é ouro.
    Para dizer nem tudo o que a gente acredita que é, é verdade,a coisa nem sempre é o que parece.
    Tão bem vestido,modo educados quem diria que era estelionatário.
    Ela se apaixonou mas ele não mostrou ser quem era.
    Até uma amizade que achou que era verdadeira,descobre que é falsa.
    Nem tudo que reluz é ouro.
    Infelizmente, como este mundo está cheio de pecado.
    Nós fomos criados por Deus como seres sócias, que vivem em interação uns com os outros.
    Um amigo verdadeiro é um benção nas nossas vidas,pois nos ajuda a suportar os dias mais difíceis da vida.
    Alguns seguidores de jesus não era amigo verdadeiro por interesse outros queria ver milagres.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Deus Eterno, Criador de todas as coisas! Eu LHE agradeço pela vida de São Luís IX. Todavia, me ajude trabalhar santamente. Me ajude viver e pregar o Evangelho da melhor forma possível. Me ajude ter um procedimento santo, digno, justo e irrepreensível. Me ajude viver a minha fé. Me ajude evitar a hipocrisia, a injustiça e todo tipo de pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Que JESUS nus abençoa.Que sejamos,humildes e obediente

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção é muito importante ser obediente e sinceros tanto por dentro como por fora. Não sei hipócrita o espírito santo lhe ilumine sempre no seu caminho paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Que de nosso coração possa sair só coisas úteis e boas para nossa salvação e alegria

    ResponderExcluir
  12. Sua reflexão do Evangelho é clara precisa e útil para pormos em prática. Deus te abençoe Padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS