PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SERVO VIGILANTE

O SERVO VIGILANTE




26 de agosto de 2021

EVANGELHO


Mt 24,42-51

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42”Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.
45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agindo assim, quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu Senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

MEDITAÇÃO


Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor! (Mt 24, 42)

Nós aguardamos Jesus. Estamos esperando a sua volta. O final do Livro do Apocalipse apresenta a Igreja como uma noiva que anseia pela chegada do noivo para o grande casamento. Será uma grande manifestação de triunfo do Cristo Senhor e do seu povo. A sua vinda será um momento de júbilo para uns e de juízo para outros. Por isso, apesar da alegria da espera, ficamos um tanto temerosos. Ele, ao partir, nos entregou a tarefa de cuidar de sua casa. E disso nos pedirá conta.

Vigilância é a palavra-chave do evangelho de hoje. As comunidades, depois de Jesus, deram muita ênfase a essa recomendação de Jesus para o tempo da espera, o tempo em que ele estaria fora. Eu disse ‘fora’, mas ele está sempre conosco, você sabe. “Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor!” Jesus contou pequenas parábolas para isso ficar bem clarinho. Falou do pai de família que, se soubesse que o ladrão viria naquela noite, ficaria vigiando e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Falou do servo que o Senhor deixou tomando conta de sua casa, cuidando de sua família. O servo vigilante está atento e alimenta bem a família. O servo relaxado espanca os empregados e cai na farra e na bebida, descuidando-se de suas obrigações. O servo fiel e prudente vai ser muito bem recompensado. O mau servo vai ser despedido e castigado.

Todo mundo entende essas parábolas de Jesus. E sabe bem que, mesmo ele não voltando logo, precisamos estar sempre preparados, cumprindo bem nossas tarefas, realizando bem a nossa missão. Nós cuidamos de algo de que fomos encarregados. E disso, seremos cobrados, vamos prestar contas. Na parábola, o empregado cuidava da casa do seu senhor. E é isso que nós precisamos aprender: a coisa principal é cuidar das pessoas, pessoas que podem estar sob nossa responsabilidade, mas não são nossa propriedade. O pai e a mãe de família cuidam de sua casa, das pessoas que estão sob sua dependência. E precisam estar sempre atentos, vigilantes para o mal não penetrar em sua casa, como Jesus falou na parábola.

Precisamos viver aquela mesma tensão das primeiras comunidades, na espera do Senhor que partiu e volta a qualquer momento. Viver com compromisso, em santidade, dando o primeiro lugar a Deus em nossa vida. Nada de relaxamento, de preguiça, de estado de sonolência e indiferença. Aguardar acordados é estar realizando bem a tarefa que recebemos, cuidando bem da família, da comunidade, do mundo – isso tudo é a casa dele. Não queremos que ele chegue e nos pegue desprevenidos, ociosos, cochilando no serviço. Queremos aguardá-lo em vigília, acordados. Foi o que ele nos pediu.

Guardando a mensagem

Jesus alertou sobre a vigilância: estarmos atentos, acordados, despertos... não permitindo que o mal, como um ladrão, penetre em nossa casa, em nossa família. Fomos encarregados de cuidar de sua casa. Para isso, ele nos deu autoridade e nos pede responsabilidade. E é a ele que daremos conta. Cuidar das pessoas é a nossa missão. A qualquer momento, poderemos ser cobrados. Vigilância é a nossa atitude permanente.

Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor! (Mt 24, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na parábola que contaste, tem o administrador fiel que cuidou bem da casa do seu senhor, alimentou bem seus dependentes, zelou para que tudo andasse direito, estando sempre vigilante, atento. E disseste: “Feliz o empregado que o senhor quando voltar o encontrar assim”. Nós queremos, Senhor, ser zelosos e vigilantes como esse empregado elogiado. Ajuda-nos, Senhor, a cumprir bem nossas obrigações na família, na Igreja, na sociedade. Dá-nos sabedoria para conduzir bem aqueles que colocaste sob nossa responsabilidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Rezemos uns pelos outros, pedindo ao Senhor a graça de sermos servos vigilantes, cuidando bem de sua casa e esperando-o com fidelidade e alegria. 

Hoje, quinta-feira, é dia da Santa Missa, às 11 horas, rezada nas intenções dos associados e ouvintes. Participe conosco!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. José Lúcio26/8/21 07:10

    Podemos entender esse cuidado com as pessoas e também com a Mãe Natureza que clama por nossa consciência em preservá-la.

    ResponderExcluir
  2. Abençoa senhor a fala de minha filha ,saúde e paz para toda minha família e amigos ,fim da pandemia ,por todos meus sonhos é objetivo sejam feita a tua vontade de Deus por todos os doentes ,desempregado Anderson Mariane é Janine cem teto desanimado endividado abatido triste ,misericórdia senhor eu creio em te
    GRATIDÃO a t senhor pelas benção é graças na minha vida

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que nós podemos cuidar bem um dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Que nossos pés, pisem em campos de amor e paz ...
    O SERVO VIGILANTE.
    Peçamos ao Senhor a graça de sermos vigilantes e que sejamos prudentes em todas as nossas ações.
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo um dia repleto das melhores bênçãos do Deus Altíssimo.
    Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, uma ótima reflexão para sermos sempre vigilantes, mesmo diante de tantas atribuições do obrigada

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão, vigilante sempre 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos ser perseverantes Sempre. Salve Maria 🙏👍

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos os pais devem está vigilante com seus filhos porque eles não estão livres nem depois de adultos para ações do maligno, em todos lugares ele chegar para suas tentações.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Devemos orar todos os dias,pedir a Deus que nos ajude as tentações não ceder, pecado do maligno.
    Revisto-me da armadura de Deus, para resistir às ciladas do demônio, forças espirituais do mal.
    Os pais devem sempre agradecer pela família que tem.
    Vigilante, para manter inabalável no cumprimento do dever Cristão.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela reflexão de hoje, Pe. João Carlos! Vigiar sempre!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,Padre João Carlos bença a mim e minha família. Obgda pela evangelização amém

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Palavra da salvação

    ResponderExcluir
  12. Serdes vigilantes para não ficar sem a presença do Espírito Santo,mas aqui têm os infiéis àquele que estão fazendo de conta que está na presença da senhor,mas esse serviço não combina com as pessoas que aderem ao projeto de Deus,mas hao de se redimir ninguém vai ficar de fora desde que haja paciência de compreeder que todos servimos cada um em uma tempo diferente mas na certeza que deseja chegar lá na plena realização humano, ser humano fiel; enquanto aos preguiçosos não herdarão o Reino do céu.Ser prudente aproxima da proposta Cristã está sempre atente prestando atenção nas coisas e sinais é uma atitude que deve fazer parte das pessoas abertas as Cristianismo.

    ResponderExcluir
  13. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço pela vida de São Zeferino. Entretanto, me conceda a graça de vencer a angústia e a tribulação. Me conceda a graça de ter fé e confiança. Me conceda a graça de viver firme no Senhor, com alegria, atento e preparado. Me conceda a graça de rezar diuturnamente. Me conceda a graça alcançar uma santidade sem defeito. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário, fiel e prudente. Me conceda a graça de evitar a hipocrisia e todo tipo de pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe cubra de bençãos temos que vigiar sempre amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS