PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SÃO JOAQUIM E SANTA ANA

SÃO JOAQUIM E SANTA ANA



26 de julho de 2021
Dia de São Joaquim e Santa Ana

EVANGELHO


Mt 13,16-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

MEDITAÇÃO


Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)

O que será que eles estavam vendo e ouvindo? O que será que profetas e justos tanto desejaram ver e ouvir, e não conseguiram? Reposta: As coisas que estavam acontecendo com a presença de Jesus. O que Jesus estava anunciando: o Reino de Deus. O que eles estavam vendo? O Reino de Deus sendo inaugurado com a presença de Jesus. O que eles estavam ouvindo? A pregação do Evangelho do Reino.

E isso foi esperado por tanta gente, ao longo de séculos. Profetas e justos não conseguiram vê-lo. Mas, aquela gente estava presenciando o Reino de Deus que chegara. A boa notícia, o evangelho, é que o Reino chegou. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. Suas palavras, confirmadas por suas ações, estavam instaurando o reinado de Deus no meio do seu povo.

Como o povo do tempo de Jesus, nós também estamos tendo a chance de ver o Reino que está entre nós e de ouvir a pregação dessa boa notícia, o evangelho. E essa boa nova do Reino de Deus é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade ansiosamente estava esperando. É a presença e atuação do Messias que Israel acalentara em seus sonhos proféticos ao longo de séculos. É a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, bate à nossa porta. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, saúde, paz, perdão.

Não se pode ficar indiferente diante desse anúncio da chegada do Reino. Essa boa nova nos pede uma resposta, nos propõe adesão, acolhida, conversão. Lembra o que Jesus falou? “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. Conversão é mudar o foco e o rumo da própria vida, sintonizando-a com o Reino. Crer é acolher Jesus e o seu anúncio do Reino de Deus. Trata-se, então, de acolher Jesus, porque afinal a Palavra fez-se gente, o verbo se fez carne.

Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Foi o que Jesus falou. Quem tiver ouvidos para ouvir. Significa que existe alguém que tem ouvidos, mas não escuta. Como ele disse, tem olhos, mas não vê. É que é possível não querer ouvir, não querer ver, rejeitar a boa notícia do Reino que chegou como salvação. Deus, que nos criou livres, respeita a nossa liberdade. O Reino não é uma imposição que nos anula, uma nova ordem que nos é imposta. Resta a liberdade da escolha ou da rejeição. Como diz o livro santo: “Diante de ti estão a vida e a morte. Escolhe!”. Ao amor de Deus manifesto em Cristo, só podemos responder com a fé e o amor. E não existe amor obrigado, adesão compulsória. Só na liberdade, a pessoa humana pode responder adequadamente à pregação do Reino.

Guardando a mensagem

Sendo hoje o dia dos pais da Virgem Maria, São Joaquim e Santa Ana, entende-se que a escolha desse evangelho é uma apreciação positiva da vida dos avós maternos de Jesus. É um elogio a eles. Seus olhos viram. Seus ouvidos ouviram. É que tem muita gente que tem olhos e não enxerga, tem ouvidos e não ouve. O Reino de Deus está acontecendo, hoje, na presença de Jesus evangelizando, consolando, instruindo, libertando as pessoas do mal.

Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Que os nossos olhos vejam a tua obra redentora em processo em nossa vida e em nossa história. Que os nossos ouvidos ouçam teu Evangelho a nos anunciar o tempo da graça e da reconciliação. Que, pelo exemplo luminoso dos pais de Maria Santíssima, São Joaquim e Santa Ana, nossos olhos contemplem na fé esse mistério maravilhoso de tua presença redentora entre nós. Senhor, te pedimos uma bênção especial para os nossos avós: o descanso eterno dos que já partiram  e, para os que caminham conosco, concede que, confortados pelo carinho dos filhos, dos netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença; que, revigorados com a tua graça, consagrem o tempo da idade madura a andar nos teus caminhos e a celebrar os teus louvores. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, reze o terço pelos seus avós vivos ou falecidos. Deus conhece as necessidades deles. Se o seu tempo não lhe permitir rezar o terço, reze ao menos um mistério do terço (um pai nosso e 10 ave-marias).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Olha só Jesus Cristo aqui nos descreve a felicidade há todos aqueles que escuta:palavras Santas,está exposto uma felicidade plena que só pssuim os que ouvem e ponhem em prática,nesse momento Deus mostra através de seu Filho amado a importância da vinda Dele aqui,temos que estarmos juntos na busca incessantemente do saber este é mostrada que sem dinheiro há felicidade,ontem foi a partilha hoje a escuta são valores simples deixado para todos,só os humildes gosarão da verdadeira felicidade,pois estão abertos ao novo,o antigo serviu até aqui,e virá outras coisas boas também,se Jesus inovou o que é Antigo pôr meio do Novo,virá também mais novidades inovadoras para o Cristianismo,a dica é escuta e pôr isso em prática;será a felicidade está longe ou depende apenas das atitudes?

    ResponderExcluir
  2. Antônia de Pádua 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nossa senhora Santana nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  4. Amém!!! Vamos ver e ouvir a mensagem que Jesus nos deixou.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que o seu começo de semana seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos já rezei para meu dindo e minha dinda era assim que meus avós gostava de ser chamados,e vou dedicar o terço Mariano rezando com o senhor a eles.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Àqueles que se entrega sua vida para viver a práticas do Reino de Deus,o Reino de Deus acontece.
    O Reino de Deus é o Rei Jesus no meio de nós, é Jesus sendo o senhor da nossa vida, transformada e entregue a causa do Reino.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Família e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos. Deus lhe dê Uma semana muito feliz e abençoada por Deus com muita saúde e sabedoria.

    Senhor Jesus, que os nossos olhos vejam a tua obra redentora em processo em nossa vida em nossa história. AMÉM. Uma tarde linda e abençoada por Deus com muita saúde e serenidade à padre João Carlos e todos da AMA.
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Ó Meu Pai! Ó Pai Celeste! Eu LHE agradeço pela vida de São Joaquim e Santa Ana. No entanto, me ajude ser um homem de misericórdia. Me ajude ser fiel à aliança. Me ajude ter paz e sabedoria. Me ajude louvá-Lo com amor. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude seguir o caminho dos profetas e dos justos. Me ajude ouvi-Lo com atenção. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Dona Raimundo e Seu Marcos🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Que os nossos avós que partiram recebam as nossas preces de muito amor,carinho e gratidão.Que o Reino de Deus nos liberte de todos os pensamentos negativos e nos ajude a sermos fiéis ao nosso Pai celestial.Jesus nos liberta, nos salva e guie para o caminho do bem.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe muito amém 🙏🙏 são Joaquim e Santa Ana rogai por nós que maravilha os avós de Jesus rezei por todos os avós e acistir duas missas na aparêcida também rezei o terço paz e bem amém 🙏🙏 Nilza Maria de jardim paulista Pernambuco

    ResponderExcluir
  12. Manda as reflexões pra mim no n. 032999728480.

    ResponderExcluir
  13. Suas reflexões são um alimento para nossa fé. Eu gosto muito de ouvir e me alimentar da Palavra todas as manhãs. Sua benção.
    Bom dia.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS