PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PASSA POR VOCÊ

A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PASSA POR VOCÊ





25 de julho de 2021
17º Domingo do Tempo Comum

EVANGELHO


Jo 6,1-15

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”
10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

MEDITAÇÃO


Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes (Jo 6, 9)

Neste 17º Domingo do Tempo Comum, temos no Evangelho – Jo 6 – uma bela catequese sobre a Eucaristia. A multidão está faminta. Jesus quer alimentá-la. Mesmo se tivessem duzentas moedas de prata, daria só um pedaço de pão pra cada um, avaliou um dos discípulos. Mas aparece um menino com uma ajuda: cinco pães de cevada e dois peixes. Era, com certeza, a refeição de sua família naquela jornada fora de casa. Era pouco. Mas, o pouco com Deus é muito. Esse pouco é a matéria com a qual Jesus vai alimentar aquelas cinco mil pessoas. Todos se sentam. Jesus pega os cinco pães de cevada, reza a oração de ação de graças e os distribui com todos. O mesmo, ele faz com os peixes. Deu pra todo mundo. Ainda manda recolher as sobras, para que nada se perca.

A multidão continua faminta. Fome de pão, de orientação; fome de educação, de saúde, de segurança; fome de justiça. Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você fica esperando soluções milionárias. “Se eu tivesse uma boa situação, eu ajudaria. Se Deus quiser, vou ganhar na loteria... aí contem comigo.. Ah, só se aparecer uma ajuda do exterior...”. Essa mentalidade leva ao desprezo da colaboração do pequeno. Assim, se age como aquele discípulo que achava que só dava pra se mexer se tivesse 200 moedas de prata para então, quem sabe, dar um pedacinho de pão a cada um. O ensinamento de Jesus, particularmente no evangelho de hoje, é a valorização da contribuição dos pequenos na solução dos problemas.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você fica esperando soluções messiânicas. “Vamos eleger um governante de respeito, ele vai resolver a situação. Tá chegando um cara aí formado nos Estados Unidos... se ele não resolver, ninguém mais resolve. Ah, tudo depende do padre, se o padre for bom, a construção termina rapidinho”. Em vez de se assumir a solução do problema, com as forças que se tem, fica-se esperando um salvador da pátria. Assim, você continua de braços cruzados, passando para outro a solução dos problemas. Nós temos nossa parcela de responsabilidade na solução dos problemas.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você não dá um passo, porque se resignou que aquilo não tem mais jeito. “Ah, isso sempre foi assim, não muda. Pode-se fazer o que quiser, mas nada se consegue. O mal é muito grande, a corrupção é muito antiga, o pequeno nasceu pra padecer.” Tem muita gente imobilizada por essa mentalidade determinista, que no fundo é acomodada e reacionária. Isso denota falta de confiança na sua própria força, na força dos outros e, também, na força de Deus. Na fé, fazemos as contas também com Deus, com sua graça, com sua providência. Ele abriu o mar vermelho para o povo que marchou em fuga no deserto. Ele alimentou o povo peregrino no deserto com o maná. Fazemos as contas, especialmente, com Deus.

Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você não se mexe porque considera que aquilo é problema dos outros, não é problema seu, não é de sua responsabilidade. Na narração da multiplicação de pães do Evangelho de Marcos, os discípulos sugeriram que Jesus despedisse a multidão, mandasse o povo se arrumar por sua conta. Jesus foi forte: “Vocês mesmos dêem de comer a essa gente”, isto é, vocês são responsáveis para encontrar uma solução para a fome do povo. Somos responsáveis uns pelos outros.


Guardando a mensagem

Olha quanta coisa importante estamos refletindo. Na multiplicação dos pães, valorizou-se a participação dos pequenos na solução do problema de todos (a criança que pôs à disposição poucos pães e peixe). Naquela refeição, ficou claro que precisamos participar na solução dos problemas coletivos, que somos responsáveis uns pelos outros e que devemos contar também com a graça de Deus. A refeição da multidão foi já uma preparação para o sacramento da ceia eucarística. A mentalidade de compromisso com o bem comum, de solidariedade, de partilha, de confiança em Deus prepara o entendimento da celebração eucarística.

Rezando a palavra 

Senhor Jesus,
A catequese que fizeste, com a multiplicação dos pães para o povo faminto, nos prepara para compreender e celebrar melhor a Eucaristia. Sentar-se contigo à mesa é partilhar do teu sonho de fraternidade, valorizando a participação dos pequenos, participando responsavelmente na solução dos problemas coletivos, sendo responsáveis uns pelos outros e contando sempre com a graça e a força de Deus. Assim, podemos apreciar melhor o teu imenso amor que se oferece em sacrifício a Deus em favor de todos. Sendo hoje o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, nós te pedimos em favor de quem já passou dos 60. Estejam eles e elas em condições de responder aos apelos do nosso tempo, tão bem interpretados pelo Papa Francisco em sua mensagem: continuarem sonhando com um mundo de justiça e fraternidade, comunicando suas memórias do passado aos mais novos e sustentando a marcha do bem por suas preces. Derrama, Senhor, tuas bênçãos de saúde e paz sobre nossos avós e sobre todos os idosos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Quando for tomar as refeições principais, hoje, não se esqueça de rezar. Estando em casa ou num restaurante, não se esqueça de, antes da refeição, bendizer a Deus pelo alimento e prometer, no seu coração, ser sempre mais solidário com quem não tem uma refeição decente.

Pe .João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. A mesa tá grande vázia de amor e paz.Como assim,tantas pessoas ai fora esperando tua presença concreta tesouro Divino.Sim vinheram de longe na pespectiva de que só o Senhor irá solucionar os problemas:fome,desemprego,doenças crônicas...e o pior não temos como solucionar tudo!Calma,vamos fazer pôr partes primeiro temos que comprrende que a solução dos problemas está em pequenas ações coletivas,beleza.Ei,você;-eu senhor sim,têm o que na capanga?Dois 🎏 e cinco pães!E começou o furdunço aquelas aglromeração social,uns dava outros não,pôr fim a grande maioria dividiu tudo que tnha,daí por diante começou a solucionar as pequenas coisas do dia a dia,e mundo tomou outra forma,sair do egoísmo é um gesto que possibilita solucionar situações graves,aqui no evangelho narra um fato social ainda comum hoje por desperdiçar,a falta de razão de comer corretamente,isso implícito pois Jesus nos ensinariam tudo da mesma formas,porém as mudanças internas precisam serem aflorada para assim o Reino infinito da partilha da Vida seja solução de pequenas coisas;que as tornamos grandes pelos fatos comum,falta de humanização.Então,se aderirmos ralação na âmbito social solucionaremos parte dos problemas que é de nossa competência.

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏Pelos avós que possam compartilhar sua sabedoria, com esperança

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. um feliz domingo do senhor a todos e parabéns a todos os avós e idosos que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Eucaristia e que possamos partilhar Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Que a paz do Senhor nos guarde!! E que possamos não mais delegar à terceiros nossas responsabilidades. Ótimo domingo

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo iluminado como esse lindo dia e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho , padre João Carlos obrigada pelos parabéns.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Quando amamos uns aos outros, revelamos
    o amor de Deus.
    Jesus Cristo ele nos mostrou o tamanho de seu amor fraternal ao morrer por nós.
    O amor fraternal se expressa em ações, não basta dizer que amamos uns aos outros, precisamos resolver qualquer situações.🙏🙋😍🌹💕


    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos. Deus o abençoe poderosamente e lhe dê a paz e muita saúde...
    Senhor Jesus, derrama tuas bênçãos de saúde e paz sobre todos os avós e sobre todos os idosos do mundo inteiro...
    Uma tarde abençoada com saúde e paz para todos da AMA. Fiquem com Deus
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a Deus por tudo que nós temos a cada dia. Saúde, paz, educação ,alimentação, pela graça de Deus ele nos proporciona o que for de melhor para estarmos sempre agradecidos por tudo que nos dá. Que sejamos sempre fiéis a vós.

    ResponderExcluir
  9. Pai do Céu, eu LHE agradeço pela vida de todos os avós. Entretanto, me ensine ser um homem de Deus. Me ensine fazer caridade e vencer o sofrimento. Me ensine ser obediente. Me ensine confiar na VOSSA proteção. Me ensine caminhar de acordo com a minha vocação, com humildade e mansidão. Me ensine suportar todas as pessoas com amor e paciência. Me ensine trabalhar pela paz e a unidade dos cristãos. Me ensine ter fé e esperança. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine viver unido a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine segui-Lo. Me ensine cuidar dos doentes. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine participar santamente da missa. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção que o espírito santo lhe ilumine sempre com muita saúde e paz jesus abençoe todos idosos e os avós com saúde e felicidade paz e bem Nilza Maria de jardim paulista Pernambuco

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS