PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O MEDO NÃO PODE NOS PARALISAR

O MEDO NÃO PODE NOS PARALISAR



31 de julho de 2021
Dia de Santo Inácio de Loyola

EVANGELHO


Mt 14,1-12

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.
3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

MEDITAÇÃO


Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

Herodes, que mandara matar o profeta João Batista, ficou sabendo da fama de Jesus e ficou cheio de temores. Pensou logo “é João Batista que voltou, ressuscitou”. O evangelista Mateus aproveita para contar como foi a morte de João Batista e quem era esse mesquinho e violento governante.

Herodes era rei na Galileia, a região onde Jesus morava. Tinha construído uma cidade para sua capital, à beira do Mar da Galileia. Era um monarca vassalo de Tibério César, imperador romano. Para agradá-lo, Herodes pôs o nome de sua capital de Tiberíades. Mantinha-se às custas de impostos arrancados da população da Galileia.

Era o tempo do profeta João Batista. E o Batista andou criticando o rei por suas maldades e por sua vida familiar escandalosa: estava vivendo com a mulher do seu irmão Felipe.

Olhando direitinho o texto, dá pra gente identificar os sete pecados do rei Herodes.

1. Ao ouvir falar de Jesus, imaginou que era João Batista que tivesse voltado. Ficou logo com medo.

2. João Batista bem que tinha razão. O rei devia dar exemplo, não viver maritalmente com a cunhada.

3. Ele mandou prender João Batista por causa das críticas que o profeta lhe fazia, publicamente. E queria mata-lo. Só não o fez logo, com medo da reação do povo. Mandou prender, amarrar, colocar na prisão o profeta inocente e desarmado.

4. Na festa do seu aniversário, no seu palácio, os convidados eram gente graúda que o sustentava no trono, gente que se beneficiava do seu governo.

5. Gostou da dança da mocinha, sua enteada, prometeu-lhe dar qualquer coisa que pedisse. Agiu com grande irresponsabilidade.

6. A mãe mandou a filha pedir a cabeça de João Batista em um prato. Ele ficou triste, mas não teve coragem de negar-se a atender o capricho da amante e voltar atrás diante dos convidados.

7. Mandou degolar João Batista na prisão, sem nenhum processo ou julgamento.

Com a morte de João Batista, não morreu a esperança que ele suscitou com sua pregação e com o batismo de penitência no Rio Jordão. Jesus, visivelmente, tomou o seu lugar no imaginário do povo. Ele que andava pela Judeia, voltou para sua região, a Galileia, se estabeleceu em Cafarnaum e começou o seu trabalho missionário. Por isso, Herodes e seus apoiadores estavam de antenas ligadas.

Guardando a mensagem

Por que será que o evangelho conta essa história da morte de João Batista com tantos detalhes, realçando os graves defeitos do governante Herodes? Com certeza, para enaltecer a figura do profeta João e o vigor de sua pregação que convocava todos a se converterem, do pequeno ao grande; também para preparar o leitor para a perseguição que as autoridades de Jerusalém moveriam contra Jesus; e certamente para nos alertar sobre os maus governantes.

Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Lemos no evangelho, que quando soubeste desta morte cruel do teu primo João Batista, voltaste da Judeia para a Galileia, para a tua região, onde tinham ocorrido esses episódios tão tristes. Não te deixaste intimidar. Pelo contrário, foi a oportunidade para começares a tua missão publicamente, pregando o Reino de Deus. É como quem diz, caiu um profeta, levanta-se outro. Senhor, teu exemplo é um grande ensinamento para nós. Ajuda-nos a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

E sendo hoje, o Dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, os jesuítas, vou deixar uma linda oração de sua autoria, no final do texto da Meditação. Quem recebe a Meditação, diretamente, basta seguir o link. Quem me escuta no rádio, acesse www.padrejoaocarlos.com. Trata-se de uma breve e profunda oração de entrega a Deus.

Tomai, Senhor, e recebei toda minha liberdade.
A minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade.
Tudo que eu tenho e possuo, vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente o vosso amor, vossa graça, isso me basta.
Nada mais quero pedir. Amém!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Stela Silva gratidão por tudo, meu amigo que Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  2. Que linda oração de Santo Inácio de Loyola.
    Bom dia a todos e todas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos com a graça e a paz de Deus sobre você para lhe abençoar e lhe proteger de todo mal neste dia e sempre.
    Senhor, teu exemplo é um grande ensinamento para nós. Ajuda-nos a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Amém.
    Um dia muito feliz e abençoado por Deus com muita saúde e serenidade à padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA padre João Carlos, fique sempre com uma prece especial, muito obrigada por todos os dias nos trazer esta LUZ que é a palavra de DEUS para aquecer e fortalecer nossa FÉ, nossa alma, e nosso coração também. Bom Fim de semana com saúde, paz e alegria.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção, padre muito obrigada por ser essa pessoa tão abençoada por Deus,amo sua meditação e essa oração no final é muito linda e forte, muito obrigada que Deus abençoe muito o senhor.amem

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,
    Eu sinto uma paz ao ouvir os comentários sobre o evangelho diário, além de entende-lo melhor. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo sábado abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    João Batista pregava palavras de arrependimento e transformação.
    Herodes mandou prender e matar João Batista decapitado.
    A justiça de Deus não falha ,n

    ResponderExcluir
  8. Um desastre sobreveio a Herodes pelas mãos de seu sogro pai da sua ex esposa.
    Foi uma punição por seus comportamento
    Voto consciente,procure se informar a respeito das ideias do partido político para o bom funcionamento da nossa democracia.
    Cuidado nos Herodes.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e que possamos simplesmente transmitir Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. É uma grande graça receber a Palavra de Deus todo os dias não tenho paLavras para agradecer somente pedir por tudo de bom que acontece em minha uma delas é ouvir a Santa pregação do Padre João Carlos e agradecer por ter entrado em vinha vida assim seja.Amem. Boa tarde ❤️🌹🌹❤️

    ResponderExcluir
  11. Que Jesus nos console diante do sofrimento das pessoas. Que não sejamos traidores a Deus pois ele quer o melhor para nossa vida com amor,respeito,fidelidade,Que possamos olhar a Deus com mais respeito e carinho. Que sejamos mais obedientes a Deus.

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus santo, forte e poderoso, eu LHE agradeço pela vida de Santo Inácio de Loyola. Contudo, me ensine ouvi-Lo e obedecê-Lo. Me ensine seguir o caminho da expiação, do profetismo e da libertação. Me ensine valorizar o que é sagrado. Me ensine evitar o pecado da exploração e da enganação. Me ensine ter o santo temor. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Pe João Carlos.
    Cada meditação é um bálsamo em minha vida. Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS