PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AGORA, EU SOU DA PÉROLA QUE EU COMPREI

AGORA, EU SOU DA PÉROLA QUE EU COMPREI



28 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

MEDITAÇÃO


Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola (Mt 13, 46)

Duas parábolas parecidas, a do tesouro escondido e a da pérola preciosa. Comparações que Jesus fez sobre o Reino de Deus.

O Reino dos Céus é um como um tesouro escondido no campo que o homem encontra. O Reino é um dom de Deus, um tesouro que está escondido em nossa vida, em nossa história. Nós só o encontramos, mas ele já estava lá. Nós nos deparamos com ele, nos surpreendemos com a sua existência. Não o produzimos. Ele é um tesouro que nós não amealhamos. Mas, ele está ali para nós, um grande dom em nossa vida. Assim é o Reino de Deus.

O Reino dos Céus é como um comprador que procura pérolas preciosas e encontra uma de grande valor. O homem procura pérolas preciosas. Em sua busca, encontra algo maravilhoso, a pérola dos seus sonhos. O Reino não deixa de ser dom, uma pedra preciosa de imenso valor que não é obra de nossas mãos. Mas, há uma detalhe nessa parábola. O homem a buscava... ela é a resposta aos seus sonhos, à sua busca. O Reino de Deus é uma resposta aos profundos anseios de nosso coração: o amor, a paz, a unidade, a comunhão, a fraternidade, a justiça... Assim é o Reino de Deus.

As duas parábolas também nos dizem como teremos parte no Reino de Deus. O agricultor que encontrou o tesouro escondido no campo vendeu tudo quanto possuía e comprou o campo. O comerciante também vendeu tudo o que tinha e comprou aquela pérola. Como podemos entender isso? O tesouro vale mais do que todos os bens que o agricultor possui. Será o grande bem de sua vida. A pérola preciosa vale mais do que todos os bens que o comerciante tem. Será o seu maior bem. Quando se encontra o Reino de Deus, que é o maior bem que a gente pode ter, a gente renuncia a qualquer outro valor para colocá-lo em primeiro lugar. Como disse Jesus: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais lhes será dado em acréscimo”. E Paulo apóstolo: “Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo” (Filipenses 3,7).

É claro, nós não compramos o Reino de Deus. Não é isto que a parábola está dizendo. Nós damos ao Reino de Deus o lugar mais importante, colocando o resto em segundo plano. Como disse Paulo: “por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo”. Na verdade, ao vender tudo para comprar o campo, é o tesouro que agora me tem. Ao vender tudo para comprar a pérola, é a pérola que agora me possui. Paulo não desprezou tudo para ser dono de Jesus. Pelo contrário, para ser completamente de Jesus é que ele renunciou a tudo.

Guardando a mensagem

Na parábola do tesouro, entendemos que o Reino de Deus é, em primeiro lugar, um dom de Deus em nossas vidas. Um dom, um tesouro encontrado pelo agricultor. Na parábola da pérola, entendemos que o Reino de Deus é uma resposta de Deus aos nossos anseios, aos nossos sonhos. É a resposta à busca do comerciante. Mas, não basta encontrar o Reino de Deus. Precisamos redimensionar tudo em nossa própria vida para que ele esteja em primeiro lugar. Para que nós pertençamos a ele.

Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola (Mt 13, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós já encontramos o Reino de Deus ou ele nos encontrou. O Reino é a tua presença entre nós, nos comunicando o amor do Pai. Nós te descobrimos, como o agricultor cavando a terra. Nós te encontramos, como o comerciante procurando a pérola mais valiosa. Falta-nos ainda nos empenhar por completo, para colocar o Reino de Deus como valor supremo de nossas vidas, não para te possuirmos, mas para pertencermos a ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você entendeu essa explicação de hoje? "Agora, eu sou da pérola que eu comprei". Bom, para entender melhor ainda, leia o que escrevi nesta Meditação. Para você que recebe a Meditação no celular, estou deixando um link para você ir direto ao texto desta reflexão.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. AMÉM!A pérola preciosa é o reino dos céus 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim* O REINO DE DEUS e a joua preciosa que ENCONTRAMOS ATRAVES DO AMOR AO PROXIMO assim como JESUS CRISTO nos ama eternamente!!Amem

      Excluir
  2. Minha maior joia preciosa é Cristo. E o meu maior tesouro está no reino do Céu que é Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus altissimo nosso criador esta no coracao de todos os filhos que aceitaram Jesus Cristo seu unico filho nosso SALVADOR LIBERTADOR REDENTOR* ALELUIA!!!!!

      Excluir
  3. A nossa pérola mas preciosa e Jesus na nossas vidas amem

    ResponderExcluir
  4. Amém Padre João!🌹 Bom dia! Que eu possa entender melhor o que é e como deve ser vivida minha total pertença a Deus!

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.jessus Cristo é a pérola mais preciosa no reino de Deus. que ele nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Senhor fasei com q todos nossos irmãos possa entender que o tesouro a pérola + precio é o Senhor é Deus é o Espírito Santo em nossa vida

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Temos muito a agradecer... pela bênção da vida... por tudo que temos e por tudo que somos... Que tudo que está por vir seja abençoado, que seja do bem. Que seja de Deus.
    A pérola preciosa que nos fala o evangelho é a presença de Deus entre nós, nos anunciando o amor do Pai.
    O tesouro do Reino de Deus dá sentido a nossa vida...
    Que Deus nos abençoe e nos livre de qualquer mal... Uma quarta feira abençoada com saúde e paz para Padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe, obrigada pelas lindas medições, nossa pérola é nós Deus, 🙏 mais preciosa do Reino de Deus, que nos abençoe livrando de todo mal, que Deus abençoe sempre o senhor com muita saúde e sabedoria e muita Paz no seu coração ❤️ abraço

    ResponderExcluir
  9. "Buscai primeiro Reino de Deus e sua justiça e tudo lhes será acrescentando."As palavras, atitudes,vida em plenitude é o Reino de Deus,não podemos abrir mão ✋✋✋ desse tesouro inestimável pertencente no nosso interior, sempre ao encontra-los zelaremos com carinho especial,o sábio buscar através das palavras Santas professadas por Jesus Cristo.Ele é concretiza aqui,com esse encontro pessoal de Deus e o homem,jesus viveu nós apresentou a condição do Reino,porém ao encontrar homens expirado na ações Santas pronunciadas nessa linha cristã abraçam e não solta mais,porque sem dúvidas depende de como estão nossa fé podemos até passar despercebidos,ao contrário o homem esperto segura em suas mão e vive essa plenitude recebe com gratidão e divide entre os amigos,portanto se entregar totalmente,segurar, firmimente é o conselho do evangelho.Quem de nós já encontramos esse tesouro?

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Sentir a presença de Deus e buscar o seu Reino, é estár na tua presença Jesus estár nas nuvens emocionada.
    Através de vós me arrependo de meus pecados, e me tornando uma nova criatura.
    Deus habitando em mim e na sua vontade.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Amém!!! Bom dia padre João Carlos!! Que Deus te abençoe e te proteja sempre ❤️

    ResponderExcluir
  12. Deus te abençoe padre!l suas palavras são divinas! Maravilhosas

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor e que possamos transmitir este Amor em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  14. Sua benção padre, muito obrigada por essas reflexões diárias.

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde Padre muito obrigado pelas reflexões diárias. Deus os abençõe

    ResponderExcluir
  16. Busco meu tesouro que é Jesus na Eucaristia!

    ResponderExcluir
  17. O Reino de Deus é tudo que temos na vida de mais precioso,,o que ele prega é tudo aquilo que nos leva para o caminho do bem com força,coragem ,discernimento para alcançar as graças benditas do nosso Senhor. Sem o amor não somos nada. Temos que nos espelhar em Jesus como uma pérola divina,purificando os nossos corações e sermos perdoados dos pecados que cometemos neste mundo. Jesus no conceda o bem para sermos fieis6 a vós.

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, luz dos que creem e pastor de nossas almas, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me ensine rezar santamente. Me ensine fugir do medo. Me ensine obedecê-Lo diuturnamente. Me ensine evangelizar com sabedoria e humildade. Me ensine cuidar com amor e alegria do tesouro e da pérola escondida. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Sua bênção padre João Carlos Deus e nosso tesouro nosso bem maiorJesus e a nossa grande pérola aleluia aleluia aleluia

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos, sua benção. Gostaria que o Senhor abençoa a minha família.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por nós enviar esse evangelho muito bom Deus te ilumine sempre o meu melhor tesouro na minha vida é jesus a pérola valiosa no meu coracao Nilza Maria de jardim paulista Pernambuco Brasil

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS