PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENHAM A MIM E EU LHES DAREI DESCANSO!

VENHAM A MIM E EU LHES DAREI DESCANSO!



15 de julho de 2021
Dia de São Boaventura


EVANGELHO


Mt 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

MEDITAÇÃO


Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28).

Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, no tempo de Jesus, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus. Era uma carga pesada demais, oprimindo e afastando as pessoas de Deus. A religião como obrigação continua sendo um fardo pesado para muita gente, hoje. Mas, como Jesus pode aliviar esse nosso peso? O seu ensinamento nos liberta, torna leve a nossa carga. O seu maior ensinamento é que Deus nos ama como um pai. Ele compreende a nossa fraqueza. Ele enviou seu filho para nos conduzir no caminho. O Filho se revestiu de nossa humanidade e tornou-se agora o nosso guia. A fé é nossa melhor resposta. O seu ensinamento alivia o nosso peso.

Que fardos são esses? O peso do nosso pecado e de suas consequências. E Jesus alivia esse nosso peso pela reconciliação. Ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. Ele nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do pecado nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso do pecado das costas.

Que fardos são esses? O peso massacrante da vida. Diante de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso. Ele nos tranquiliza: o Pai cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. O amor a Deus e ao próximo, ensinado por Jesus, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nossas responsabilidades, na lógica do amor, passam a ser serviço criativo e amoroso. O amor nos liberta do massacrante peso da obrigação.

Guardando a mensagem

Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28).

Vivendo a palavra

Senhor Jesus,
É grande o peso dos nossos fardos: a condição imposta pelos limites de nossa condição biológica; as dificuldades na luta pela sobrevivência e a manutenção de nossas famílias; os desencontros, os drama da vida familiar; o desencanto com a situação do país... cansados e fatigados, sob o peso dos nossos fardos, nos aproximamos de ti, implorando a graça do teu abrigo, do teu repouso, da tua paz. Dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Que tal você atender essa palavra de Jesus “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”? Vou lhe deixar uma sugestão. Reserve, hoje, um tempinho para um momento de oração. A sós com Deus, fale de sua vida... Alguma coisa muito importante, ele tem para lhe dizer.

Podendo, participe conosco da Santa Missa das 11 horas, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏Peço proteção Deus pai, aos meus filhos, sobrinhos e jovens, que o senhor os ilumine e guarde.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Na verdade da vida cristã, não é pesado servir ao Senhor, é motivo de alegria e prazer.
    Os mandamentos do senhor não são pesado servem para todos nós, ele nos transforma,ser um cristão não é duro e difícil.
    Ser cristã não é obrigação,por medo de Deus, poderá trazer castigo.
    Deus não impõe exigências que nada tem a ver com Ele.
    Viver uma vida cristã sem peso.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  3. Meu DEUS MEU SENHOR .ABENÇOE A TODAS FAMÍLIA.AMEM.

    ResponderExcluir
  4. Pela proteção de meus filhos!!
    Que o Senhor Deus nos liberte de todos esses fardos que nos atormenta, e nos de paz e consolação

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor no seu coração...
    VENHAM A MIM E EU LHES DAREI DESCANSO
    Venham a mim, todos vocês que estão cansados e fatigados sob peso dos seus fardos e eu lhes darei descanso ( MT 11, 28 ) Da-nos, Senhor, a sabedoria que vem do teu Santo Espírito, serenidade é fé para nossas vidas...
    Padre João Carlos, que Deus lhe abençoe, lhe proteja e lhe guarde de todo mal... Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, sua benção e da minha mãe,nosso fardo e pesado, mais pedindo ajuda ao Santíssimo Espírito Santo, Jesus nosso salvador, que o tratamento de minha mãe seja em louvor a Deus para que ela não sofra, e pedindo a Deus muita saúde para eu cuidar de minha mãe, mim sinto feliz em receber suas meditações, mim ajudando mais na fé, obrigada por tudo, que Deus abençoe sempre a senhor com muita saúde e paz.Abraço

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA! padre João Carlos que a PAZ de JESUS esteja com o sr. o guardando e protegendo sempre, que nunca nos falte a Fé e a Esperança. obrigada por esta meditação que nos envia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos ser mansos e humildes como Ele. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. A Palavra de Deus é a minha vida .
    O Senhor Padre João Carlos é uma benção p nos mostrar o caminho de JESUS.
    DEUS te abençoe com saúde e muita fé, p nos ensinar.SALVE MARIA.

    ResponderExcluir
  10. Deus, nosso refúgio e força, eu LHE agradeço pela vida de São Boaventura. Contudo, me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de lutar contra a opressão. Me conceda a graça de rezar da melhor forma possível. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de procurá-Lo com fé, amor e esperança. Me conceda a graça de encontrar o verdadeiro descanso. Me conceda a graça de ser manso e humilde de coração. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Como o Senhor é Maravilhoso,ele nunca vai nos desempatar. Ele ê a nossa forte da e o nosso repouso.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por tudo que nós ajudem muito a ter mais informações maravilhosa do evangelho de Jesus nossa senhora Auxiliador lhe ilumine sempre no. Seus trabalhos de evangelizar amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS