PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NOSSA SENHORA DO CARMO

NOSSA SENHORA DO CARMO





16 de julho de 2021
Dia de Nossa Senhora do Carmo


EVANGELHO


Mt 12,46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

MEDITAÇÃO


Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe (Mt 12, 50).

No evangelho de hoje, temos uma cena da vida pública de Jesus, onde está inserida sua mãe. Claro, hoje é o dia da Senhora do Carmo. Olhamos para Maria, hoje, no grupo dos parentes de Jesus, sendo testemunha ocular de um ensinamento precioso do Mestre.

Jesus está falando ao povo. Um grupo de parentes chega e fica do lado de fora, não se integra. E manda um aviso que quer falar com ele. Jesus ensina que o verdadeiro laço de parentesco com ele é a obediência à vontade do Pai. É isso que o define: ser cumpridor da vontade de Deus. Assim, ele deixa claro que o lugar dos parentes é dentro da casa ou da comunidade, como discípulos, aprendendo o caminho do Reino. Eles estão do lado de fora. Então, a palavra de Jesus é um convite para eles se tornarem discípulos, para entrarem.

O recado que Jesus recebeu foi este: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. “Tua mãe e teus irmãos” é uma expressão que se repete várias vezes nesse texto. Refere-se, claro, aos parentes próximos de Jesus. Irmãos são seus primos, ao lado de quem se criara em Nazaré. A Bíblia chama primos de irmãos.

O texto nos ajuda a perceber como os parentes próximos de Jesus tiveram dificuldade para entender o que ele andava fazendo. Houve um tempo em que eles pensaram que Jesus tinha ficado louco. Só aos poucos, eles foram se integrando na grande comunidade que se formou ao redor dele. A resposta de Jesus é um convite claro a que eles se integrem, não fiquem do lado de fora. Este é o verdadeiro laço de parentesco que vai contar: fazer a vontade do Pai.

Olha a palavra de Jesus, apontando para os discípulos: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Fazer a vontade de Deus é que nos faz discípulos, parentes de Jesus.

E Maria, estava no meio daqueles parentes que não estavam entendendo Jesus? Bom, dizer “tua mãe e teus irmãos” é uma forma de falar da família dele, cujo pai não vivia mais. Se o principal é fazer a vontade de Deus, então isso é um elogio à sua mãe. De fato, Maria foi elogiada no Evangelho por ser cumpridora fiel da vontade do Pai. Izabel a bendisse porque ela acreditou na Palavra do Senhor que lhe fora comunicada. A vontade de Deus, na sua vida, estava acima de qualquer interesse ou projeto pessoal. Ela prontamente aceitou cumpri-la, quando o anjo Gabriel lhe comunicou o que Deus queria dela.

Santo Agostinho, em um de seus sermões, escreveu: “Acaso a Virgem Maria não fez a vontade do Pai, ela que creu pela fé, que pela fé concebeu, que foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação? Ela foi criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado. Ela fez totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que sua mãe”.

Guardando a mensagem

O que nos faz próximos ou parentes de Jesus é a obediência à vontade do nosso Deus e Pai, mais do que qualquer laço sanguíneo ou qualquer cargo na Igreja. Parente de Jesus é aquele que cumpre a vontade de Deus, da qual ele é o primeiro cumpridor. O discípulo fiel imita Maria, sua mãe, a Virgem obediente. Maria sempre colocou a vontade de Deus acima de tudo e de todos. A vontade de Deus é a lei que rege a vida daquele que crê. Ela é modelo para todo discípulo.

Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe (Mt 12, 50).

Rezando com quem usa o escapulário:

Ó Senhora do Carmo, 
  revestido de vosso escapulário,
eu vos peço que ele seja para mim 
sinal de vossa maternal proteção, 
em todas as necessidades,
nos perigos e nas aflições da vida.
Acompanhai-me com vossa intercessão,
para que eu possa crescer na fé,
na esperança e na caridade,
seguindo a Jesus e praticando sua Palavra.
Ajudai-me, ó mãe querida, para que,
levando com devoção vosso santo Escapulário,
mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele,
na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna.
Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, dia de Nossa Senhora do Carmo, lembramo-nos do Monte Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé no Deus verdadeiro. Maria é este monte onde Deus se revela amoroso e fiel em seu filho Jesus Cristo. Recomende-se à Virgem do Carmo, hoje, com três ave-marias.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Palavra chave é obdiência,sim está disponível para construir o grau parentesco entre uma família gerenciada por Deus sendo o centro da vida a expiração é palavra chave que internaliza o princípio gratuituito dá família que vive para construir incansavelmente o bem comum marcado pôr valores fundamental.Que aprendamos juntos verdadeiros amigos de uma família sustentanda no princípio de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Hoje vivenciamos um Jesus que nos concede de forma simples a unificação da família,quem está com Deus, está com Ele e será parte integrante da família maior, a família de Deus.Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua benção como é maravilhoso esse nome família. Que nossa senhora do Carmo guarde a minha família. Obrigada padre pelas palavras

    ResponderExcluir
  4. 🙏🙏🙏🙏Que Jesus e nossa Senho do Carmo os protejam e os ilumine sempre .

    ResponderExcluir
  5. Que cada atitude nossa estejam dentro dos critérios prescritos no sentindo família,onde os laços das atividades favoreça na consciência cristã,dando um passo a cada vez em sentir ser de Jesus Cristo é escolha,não têm critério seletivo.Sendo assim todos podemos fazer parte dele,porém para ficar nessa entidade precisa se moldar,aprimorar nos laços do amor aos olhos de Deus,não é perfeita,mas prática atitudes que as vai melhorando as condições humanas.Que tenhamos forças para vencer as divergências entre nossas famílias concretizado assim os nossos pensamentos aquilo que ainda não chegou onde queríamos,mas com certeza chegará.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nissa senhora do carmo rogai por nós e nos livre de todo mal

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe dê um dia muito feliz e abençoado com saúde, amor e paz.
    DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
    Nossa senhora do Carmo, acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na fé, na esperança e na caridade, seguindo a Jesus e praticando sua palavra.
    Nossa senhora do Carmo rogai por nós.
    Que nossa Senhora do Carmo proteja e guarde de todo mal, Padre João Carlos e todos da AMA... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Louvado seja Deus e sua mãe Maria Santíssima

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos que seu final de semana seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho e nossa senhora do Carmo te fortaleça na vontade de Deus.
    Padre João Carlos eu estou fazendo a vontade de Deus no caminho que ele me mostrou para eu seguir.🤦🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Vou recomenda-se as três ave Maria no santuário de nossa senhora do Carmo tem que ser lá .
    Jesus nos conscientiza de que todos nós somos chamados a fazer parte da sua família,o exemplo é sua mãe ,chamada porque em tudo fez a vontade do pai.
    Portanto a condição que Jesus nos apresenta para sejamos considerados membros da sua família.
    Fazer em tudo a vontade do pai que está no céu, pela fé em Jesus Cristo.
    🙏🙋😍🌹💕 Nossa senhora do Carmo rogai por nós 🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Obediência. Salve Maria, Nossa Senhora do Carmo, Mãe da Fé e da Misericórdia, rogai por nós.🙏

    ResponderExcluir
  11. Pelo dia de Nossa Senhora do Carmo nos dê a graça de sermos unidos ao Pai.Apjudai-me Mae querida que através de vós impiedosamente chegarmos ao Pai todo Poderoso com suas bênçãos que nele crê. Amem

    ResponderExcluir
  12. EU, MARIA ANGELICA LIBORIO PIEDADE , ESCREVI ERRADO A PALAVRA IMPIEDOSAMENTE. EM VEZ DESSA PALAVRA, É A PALAVRA PIEDOSAMENTE. DESCULPE_ ME😇

    ResponderExcluir
  13. NO LUGAR DA PALAVRA IMPIEDOSAMENTE Ê A PALAVRA, PIEDOSAMENTE, OBRIGADA É DESCULPA😇

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção que nossa senhora do Carmo lhe abençoe muito uso o escapulário na minha adolescência paciando na praia encontrei uma medalha de nossa senhora do Carmo porém recebi no casamento no sobrinome do Carmo do marido paz e bem Nilza Maria do Carmo de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  15. Que Nossa Senhora do Carmo proteja e abencoe a saude de minha mãe Terezinha Coelho da Silva Santos e de Nossa amiga Constancia Duarte e de toda a Nossa familia. Amén!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS