PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O REINO REVELADO AOS PEQUENINOS

O REINO REVELADO AOS PEQUENINOS


14 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 11,25-27

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”

MEDITAÇÃO

Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)

Jesus usa muito a palavra “pequeninos”. O tempo todo, ele está cercado por gente sem grande expressão social, pobres, doentes, mulheres, crianças, sofredores de todo tipo. Eles são os pequeninos. Quase toda a atividade de Jesus ocorreu na periferia do mundo judaico, na Galiléia, norte do país, terra de agricultores, artesãos, pescadores, moradores de vilas e pequenas cidades. Os evangelhos nem chegam a citar a capital da Galileia, Tiberíades, onde morava o rei Herodes. Em Jerusalém, capital da Judéia, Jesus ia, basicamente, nas grandes romarias.

Os grandes, os importantes, os ricos tinham mais dificuldade de acolher o Reino. Basta lembrar o episódio do encontro com o jovem rico e o comentário que Jesus fez em seguida: “Como é difícil o rico entrar no Reino de Deus”. A Nicodemos, um membro importante do Sinédrio que o procurou à noite, Jesus explicou que ele precisava nascer de novo, renascer do alto. Muitas vezes disse aos discípulos e discípulas que só dava para entrar no Reino de Deus quem fosse como as crianças, isto é, quem se tornasse como os pequeninos ou fosse solidário com eles.

No evangelho de hoje, Jesus está em oração. Ele louva o Pai porque o Reino está sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentiam conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fez aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo. E de inveja, sentindo-se ameaçados pela popularidade de Jesus, por seus ensinamentos e por seus milagres.

Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores. Os grandes também se aproximavam, mas quase sempre para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai.

Guardando a mensagem

Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. Os grupos de poder rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. A lógica de Jesus é a lógica do Pai. Ele escolhe os pequenos. A lógica de Jesus deve ser a nossa também. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. No sermão da Montanha ele disse: “Felizes os pobres porque o Reino de Deus é deles”. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.

Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!”. Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é, antes de tudo, um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas obras, de nossa inteligência ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! E sendo hoje o dia de São Camilo de Lellis, patrono dos enfermos, dos hospitais e dos profissionais da saúde, nós pedindo sobre eles a tua bênção e a tua proteção. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, durante o dia, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”.

Um lembrete pra você ir se preparando: amanhã, quinta-feira, é o dia em que celebramos a Santa Missa pelos associados, ouvintes e todos os que nos acompanham na Meditação da Palavra. A Santa Missa começa às 11 horas, com tranmsissão pelo rádio e pelas redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. És,aqui o teu reino,só o simples comprrende a tua vontade, sentimento que devemos alimentar perto na presença de Deus.Quando estamos em uma emboscada logo lembramos dos ensinamentos dados pôr Jesus para resolução dos problemas,e Jesus Cristo prontamente aos olhos de Deus atende,acolhe.Somos filhos da luz, portanto justifica que devemos alimentar as práticas que nos levam a uma vida de libertação,vetando assim perda de tempo.

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏Deus e São Camillo, olhem pelos profissionais da saúde e pelos enfermos

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.sao Camilo Rogai por nós.

    ResponderExcluir
  4. Agradecida pelas palavras de Deus bem explicada

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos a sua bença

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio14/7/21 10:22

    Bom dia, Padre João Carlos ! Senti falta da sua benção.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos desejo que seu dia seja maravilhoso e iluminado e abençoado e que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Conheça o Deus verdadeiro das escrituras, não um Deus tirano perverso, esperando alguém cometer um erro para castiga-lo,mas sim um Deus pai misericordioso,quer nós ver feliz.
    Coloque Deus em primeiro lugar,e Ele vai levar vc a lugares que nunca sonhou.
    Devemos ser pobre para ganhar o Reino do céu, não é verdade Jesus se refere ao coração ❤️ das pessoas, Ele condena a quem ama o dinheiro 💰.
    🙋🙏🌹😍💕

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Caridade e que possamos transmitir em todas as pequenas coisas que façamos com grande Amor. São Camilo de Léllis, rogai por nós. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Pai tomei conta dos pequeninos, dai força e coragem para lutar pelos seus ideais, tomei conta oh !pai pelos profissionais da saude,médicos,enfermeiros e todos aqueles que trabalham na área de saúde.Que o senhor Deus tenha compaixão de todos aqueles que não sabem amar e respeitar os ensinamentos do Pai.

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam, por isso eu LHE agradeço pela vida de São Camilo de Léllis. No entanto, me ajude trabalhar santamente. Me ajude ser dócil ao meu anjo da guarda. Me ajude valorizar e respeitar tudo que é santo e sagrado. Me ajude lutar contra a opressão. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude obedecê-Lo e servi-Lo da melhor forma possível. Me ajude louvá-Lo com amor. Me ajude ser pequenino e humilde. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos Boa noite. Eu te louvo pai senhor do céu e da terra

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Padre João Carlos.
    Eu te louvo, ó Pai, criador do céu e da terra...
    Amém.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo ouvir sua homilia PE.JOAO CARLOS,sua explicação é clara,Sua BÊNÇÃO.DEUS te ilumine muito mais.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pai criador do céu e da terra agradeço muito por ter criado um ser humano abençoada por ti jesus bendito seja o teu santo nome amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  15. Graças a Deus consegui ir todas as noites na novena de São Camilo. Hj foi a missa de encerramento com a bênção do Santíssimo. Estou muito feliz e em paz.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS