PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM TAPA NA CARA

UM TAPA NA CARA



14 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

MEDITAÇÃO


Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39)

Toda a história do antigo povo de Deus, suas leis, suas normas de comportamento, com a vinda de Jesus tudo ganhou mais luz, mais perfeição. No Sermão da Montanha, Jesus, como um novo Moisés, comunica a Lei ao seu povo. Ele não veio para acabar com a Lei antiga, mas para levá-la à perfeição, para aprimorá-la. A lei do Reino de Deus pauta-se pela misericórdia, pelo amor.

No texto de hoje, ele corrige a Lei do Talião. A Lei do Talião, como está no Livro do Levítico, já era um grande avanço, porque disciplinava a reação às agressões. Não permitia o excesso. Era o mínimo de qualquer povo civilizado. Está escrito no Livro do Levítico: vida por vida, fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. O dano que causar a alguém será a sua paga, na mesma moeda, na mesma medida. Bateu, levou. Matou, morreu. É o nível humano, disciplinando a vingança, para a vingança não sair maior do que a ofensa. Essa legislação foi já um grande avanço para o povo do Antigo Testamento.

Com Jesus, o homem redimido pela graça pode fazer muito mais do que isso. Pode reagir com maior controle, com mais caridade, pode vencer, em si próprio, a raiva, o ódio, o desejo de vingança. O homem renascido pela graça pode ser mais generoso, como Deus foi para com ele; ser misericordioso, como Deus foi com ele. Pode, na graça de Deus que o regenerou, oferecer o perdão, em vez da vingança.

Olha o que Jesus disse: “Não enfrentem quem é malvado”. Rebater à violência com a violência é alimentar a espiral suicida da violência. A lei de Moisés impunha um controle sobre a medida da vingança, para ninguém se exceder fora da conta. Com Moisés, quem foi ofendido tem o direito de responder com a mesma moeda. Não mais. Com Jesus, nem isso. Quem foi ofendido, não se vinga de jeito nenhum. Não responde com a mesma moeda. Não parte para a violência. Nada de "olho por olho, dente por dente". Não só não parte para a violência, mas procura ser humilde e generoso para restabelecer a fraternidade. Não somente não se vinga, mas também não fecha as portas para o agressor. Assim, até se arrisca a receber outra pancada, outra traição, outra ofensa. "Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!". Fácil, não é.

Guardando a mensagem

Oferecer a face esquerda ao agressor. Foi Jesus mesmo que em primeiro lugar realizou isso. Sua cruz foi isso! Nós o esbofeteamos, mas ele pediu ao Pai que nos perdoasse. Nós o crucificamos e, no entanto, ele nos reconciliou com Deus. O mandamento dele é ‘vingança não’ (aquele negócio de olho por olho) e nem voltar as costas a quem nos ofende. Agora a nova lei nos manda ser fraternos a toda prova. Nada de vingança. Nada de reações violentas. Permanecer desarmado, enfrentando a ofensa dos irmãos com humildade e pronto para o perdão.

Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Hoje estás nos ensinando a agir com mansidão, não com violência. Deste o exemplo: ferido e violentado pelos soldados de Pilatos, te comportaste como um cordeiro levado ao matadouro. Ó Jesus, manso e humilde de coração, faz o nosso coração semelhante ao teu. Dá-nos vencer a espiral da violência, quebrando a resposta violenta que só a alimenta. Abençoa, Senhor, os irmãos e as irmãos que estão passando por grandes dificuldades. Ensina-os, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a confiarem no diálogo, no entendimento, na busca perseverante de reconciliação. Sustenta-os com os dons da fortaleza e da paciência. Tu és, Senhor, o nosso modelo de vida, o nosso Mestre. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nesse assunto da paciência, da disposição para a reconciliação, da mansidão, há alguma a consertar na sua vida? Pense aí.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Felizes são os Espíritos mansos;enviou-me a graça da da luz pra reservar: paciência,paz nas tribulações sendo selada uma lei nova baniu todo antiga norma dos bateu levou,quebrou concertou hoje depois de tantas mudanças dependendo das circunstâncias ainda encumum certas atitudes aos quê ainda não se deixaram renovar pelo amor pregado pôr Jesus.Ser provocador da bem é dádiva Divina,requer somente disciplina isso fica bem claro quando fazemos as escolhas certas e o mundo fica mais leve,vive-se até melhor ainda que enfrente momentos difíceis,mas a mansidão transforma toda brutalidade em cordialidade,e assim segue a sequência da vida expirada a luz do amor DIVINO prescrito na Pedágogia Humanizada onde todos têm vêz e a violência não ganha espaço! Sejamos ponderados em tudo e Deus agirá em cada ação!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos sua benção, e obrigado pelas orações, e essas Belíssimas reflexões, que me enche de Esperança, sabedoria para seguir firme, ouvindo e colocando em prática, não adianta só ouvir, temos que aprender e passar para outras pessoas, todos os dias envio às meditações para meu GRUPO Nossa Senhora dás Graças e aos meus contatos, às pessoas gostam muito dá maneira que o Sr explica o EVANGELHO. Eu sempre peço sabedoria a Deus para saber lidar com às pessoas, não pagar o mal com o mal, Jesus é o meu exemplo de amor e Misericórdia para com todos, eu tenho que seguir oa passou de Jesus e Nossa Senhora. Tenha uma ótima semana Padre João Carlos, o Sr e toda equipe da Associação Amanhecer, com Saúde e Paz.🤲

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Esqueça o que dói, perdoei os que te feriram.
    A pessoa esbofeteada não deve revidar, evitando assim um círculo vicioso de pagar o mal com o mal.
    Não digar: assim como ele me fez, assim vou fazer a ele,pagarei de volta a cada um segundo a sua atuação.
    Desfrute dos que te ama.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor no Perdão e que Jesus nos ilumine com sua Misericórdia. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Padre João Carlos.
    Um tapa na cara.
    Padre João Carlos, Que Deus renove suas
    Forças neste dia, protegendo em todos os seus caminhos.
    Tenha uma semana muito feliz e abençoada com, paz, amor... com fé e esperança... Fique com Deus...
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Como é bom ter a presença de Cristo em nossas vidas. A paciência nos transforma para o melhor Através da paciência vem o amor ao próximo, o carinho ,a gratidão, o perdão, sendo desta forma seremos pacientes com as pessoas que nos cercam e las sera o gratas por tudo que fazemos. Fico muito feliz quando procuro ajudar aqueles que mais precisam,através do meu socorro,afeto. Como é bom as pessoas serem reconhecidas.

    ResponderExcluir
  8. Olá padre João Carlos a sua benção a vingança não leva nada a se todos compreendesse melhor as palavras do Evangelho

    ResponderExcluir
  9. Deus santo, que governais o universo com justiça e sabedoria, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me ajude colaborar com o meu REDENTOR. Me ajude seguir o caminho da salvação, do amor sincero, da paciência, da compreensão, da castidade, da longanimidade, da bondade, da justiça, da alegria e das palavras verdadeiras. Me ajude vencer o escândalo, as necessidades, as aflições, as tribulações, as angústias, as dificuldades, as fadigas e as insônias. Me ajude fazer bons jejuns. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude evitar o malvado e a vingança. Me ajude ser generoso. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por esse encinamento de Jesus levar um tapa na cara não dever se vingar a vinganca não leva vantagem que Deus abençoe os manço e humildes de coração nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos padre João Carlos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista

    ResponderExcluir
  11. Palavra do dia com padre João Carlos

    ResponderExcluir
  12. Padre JOÃO Carlos é muito bom encontrar pessoas como o Sr que partilha a palavra de Deus desta maneira bastante simples. Que Deus continue o abençoando

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS