PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O REINO, A NOSSA MARAVILHOSA OBRA DE DEUS

O REINO, A NOSSA MARAVILHOSA OBRA DE DEUS

 



13 de junho de 2021, 
11º Domingo do Tempo Comum

EVANGELHO


Mc 4,26-34

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

MEDITAÇÃO


O Reino de Deus é como um grão de mostarda (Mc 4, 31)

A gente fica esperando o Reino de Deus como uma intervenção poderosa do Senhor em nosso mundo. Uma coisa forte, visível que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, ficamos imaginando os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.

Mas, Jesus que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas farisaicas. O Reino é como a semente plantada na terra que, sem o agricultor saber como, vai nascer, crescer e produzir frutos. O Reino é como uma semente de mostarda que vai se tornar um belo arbusto. O Reino é como uma festa de casamento, para o qual estamos convidados. É como a plantação, onde o inimigo semeou o joio. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece mais um jeito de Deus agir neste mundo.

Jesus nos conta, hoje, duas pequenas parábolas: a semente que germina sozinha e o grão de mostarda que se torna um frondoso arbusto. Estas duas parábolas deste 11º domingo do tempo comum nos dão novas pistas sobre o Reino de Deus.

Uma primeira lição é esta: O Reino se constrói com pequenos sinais. O Reino está potencialmente presente no que, hoje, nós estamos semeando, que nos parece tão pouco, tão pequeno. Ele é como a semente plantada que germina ou como o grão de mostarda tão pequeninho que vai se tornar uma grande hortaliça. Quando semeamos, nós mostramos confiança na semente e no futuro dela. Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos, grãos de trigo lançados na terra.

Uma segunda lição é a seguinte: O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, servindo-se de nossa muito pequena participação. Embora o agricultor plante a semente, mas a germinação é um segredo do criador. É dele o milagre daquela semente tornar-se uma plantinha, crescer, florescer, frutificar. O agricultor colabora, plantando, limpando, irrigando, mas a espiga é obra da natureza e de quem a fez. O mesmo acontece com o grão de mostarda. O arbusto que vai acolher até os passarinhos é fruto de uma dinâmica que não é controlada pelo agricultor. O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, com sua lógica, sua dinâmica, sua atuação.

Uma terceira lição é esta: o Reino será uma realidade surpreendente. Se plantarmos, colheremos. A semente dará fruto, dela se colherão as espigas. O grão de mostarda vai será uma linda hortaliça e abrigará os pássaros do céu. O agricultor vai se surpreender com a obra de Deus em seu favor.

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.

Guardando a mensagem

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino de Deus está entre nós, está acontecendo, está em gestação. Ele é obra de Deus, com nossa pequena colaboração. Por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino está entre nós.

O Reino de Deus é como um grão de mostarda (Mc 4, 31)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu estás entre nós, tu estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos conduzindo no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Domingo, dia de participar da Santa Missa, com a sua comunidade. Seu pequeno gesto – como este de deixar tudo para estar, com o Senhor e com os seus irmãos e irmãs – está construindo o reino, onde Deus é Senhor de sua vida, da vida de sua família, de nossa história.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo na vida será acrescentado.Qualo lugar ideal para buscá-los?No mais íntimo lugar deserto? Só talvez?Em meio aos multidões?Naquela tempo Jesus Cristo usava parábola,pois ser aberto ao novo modelo requer desprendimento,simplicidade, humildade,sensibilidade hoje continua sendo igual com o diferencial há mais comunicação,mas pouco espiritualidade porque seguir os critérios prescritos para contrução do Reino requer materiais essências.Diante das divergência entre construir no campo teológico diverge com certeza na linha pedágogica do verdadeiro Cristianismo!O processo evolutivo da própria humanidade possibilitará a chegando do Reino de forma correta invisível,mas esse reino já está nas áreas periféricas,zonas rural ou até nos palácio real da Inglaterra.Sim quando aquela princesa Daiane entrou na família real mostra-se apto alcança nas simplicidade,humildade sensibilidade o porque de ter chegado naquele lugar e não suporta!Certo mesmo que ela deixou um traço do reino de Deus naquela palácio!O reino de Deus está em muitos lugares pouco percebem!Nada de templo ele cresceu muito vamos abraçar cada atitude Cristã com os olhos da misericórdia,pois o tempo da colheita já chegou.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, dá-me sabedoria para que possa multiplicar e espalhar a semente do amor da paz e da boa nova.

    ResponderExcluir
  3. Peço oração por meu tio Geraldo que está internado e vai de submeter a uma cirurgia.
    Peço oração por seu Sales que está internado com Covid-19.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre João Carlos pela explicação da palavra de DEUS que o sr. nos trás, reavivando nossa FÉ, tenha um domingo abençoado com saúde e alegria no coração sempre, com todos dai. uma semana repleta da LUZ de DEUS para vocês.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos.
    O Reino, a nossa maravilhosa obra de Deus.
    O Reino de Deus é como um grão de mostarda ( Mc 4,31 ). Senhor, o Reino de que tanto falaste, é a tua presença salvando o mundo, nós conduzindo no caminho da justiça e da paz . Senhor, dá-me sabedoria para que eu possa cultivar e espalhar a semente do amor e da paz no coração da humanidade...
    Um domingo abençoado por Deus para Padre João Carlos e todos da AMA.
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. A palavra do senhor vem me edificando cada dia que leio ela .que nós sejamos pessoas melhores a cada dia que passa em nossa vida .

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos um ótimo domingo iluminado como o dia de hoje como está lindo céu benção de Deus.
    Que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, uma maravilhosa celebração vou estar presente.
    🙏😇🌟🌟🌟🌹
    É tão importante deixa crescer como uma semente, O Reino de Deus, que coloca no
    coração de cada homem, é o plena instauração da sua lei,do nosso amor a
    Ele e ao próximo para ter a perfeita vida,e ganha novo mundo e novo céu implantados por Deus.
    Cada um de nós tem sua importância no Reino no Reino de Deus.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos a sua benção. Senhor dai-me sabedoria para que eu possa espalhar a semente do bem sei que o senhor está comigo

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus poderoso e fiel, eu LHE agradeço pela vida de Santo Antônio. Contudo, me ensine produzir bons frutos. Me ensine viver cheio de confiança. Me ensine caminhar na fé. Me ensine alcançar o prêmio eterno. Me ensine alcançar a morada junto do Senhor. Me ensine ser agradável a SANTÍSSIMA TRINDADE. Quando chegar o dia, me ensine aparecer preparado, perante o tribunal do meu SALVADOR. Me ensine colaborar na construção do VOSSO REINO. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós enviar essas informações maravilhosa do evangelho sobre o reino de Deus que Deus te abençoe e proteja sempre no seu trabalho junto com a sua equipe paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estivemos em Oração para o Amor na Caridade e na Partilha e que possamos transmitir como Santo Antônio o pão nosso de cada dia. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS