PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ONDE ESTÁ O SEU TESOURO?

ONDE ESTÁ O SEU TESOURO?



18 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 6,19-23

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

MEDITAÇÃO


Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6, 21)

Depois de ter ensinado o Pai Nosso, como um modelo de oração, Jesus deu outro ensinamento importante, desenvolvendo um tema já presente no Pai Nosso. Toda atenção para não se enganar com a riqueza.

Ajuntar tesouros é uma tentação permanente. No ‘Pai Nosso’, Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “o pão nosso de cada dia”, o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste belamente as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, em nosso Pai providente.

Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos, é certo, ter o suficiente para viver com dignidade. Mas, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Pode-se até ter a impressão que ao se ter a posse daquele bem, ou chegar àquele status, vai-se encontrar um grau de satisfação que vai ser a própria felicidade. Não é verdade. A felicidade não está em ter coisas, Jesus está nos lembrando.

Toda atenção: “Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Se nos deixamos seduzir pelas coisas, pelo dinheiro, pela riqueza... nosso coração fica preso a esses bens. É a eles que amamos, é por eles que nos sacrificamos. Assim, desviamos o amor que devemos a Deus e ao próximo para o amor às coisas. E nos tornamos idólatras. No lugar do Deus vivo e verdadeiro, em quem devemos confiar, coloca-se a reserva que se tem no banco ou os imóveis que parecem conferir segurança. Logo, logo aparecem justificativas para o seu próprio egoísmo, para o isolamento e a insensibilidade para com a penúria do próximo.

Guardando a mensagem

A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.

Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A traça, a ferrugem e os ladrões destroem o tesouro que juntamos aqui na terra. O tesouro de boas obras, do amor a Deus, da nossa comunhão contigo, esse sim, ninguém destrói. Esse permanece. Continua, Senhor, nos ensinando a não servirmos às riquezas, nem nos sacrificarmos a elas, como novos ídolos. Baste-nos o pão de cada dia, com confiança na providência divina e compromisso com o trabalho honesto. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Que tal, hoje, oferecer uma ajuda mais substancial a alguém que lhe pede ou mesmo a alguém que precisa, mas não lhe estendeu ainda a mão?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Onde há presença dos ensinamentos de Cristo há alegria,sobriedade não falta o básico para viver a presença concreta tesouro inestimável pertencente ao projeto de Deus está sempre satisfeito busca incansável dele nos concede uma alegria tão forte igual as pedras de marfim,em momentos são lapidadas porém nunca perde a origem principal satisfação só aos quê têm compromisso será mais fácil atigir a plenitude da eternidade.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Belíssima reflexão padre. Palavras que nós fortalece.obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Deus nos abençoe 🙌.Que tenhamos tesouro no céu.

    ResponderExcluir
  5. Tesouros materiais só nos escravizam e não trazem a paz de espírito,mas qdo Jesus faz parte ou está em primeiro lugar em nossa vida espiritual, fica mais fácil superar todo revez.Com Ele sentimos paz no meio da tempestade.Pode me faltar tudo ,menos Deus! Eu reflito sempre e procuro dizer aos meus filhos e a quem posso,felizes somos nós q experimentamos no dia a dia os revezes,mesmo q tragam sofrimento,pq podemos experimentar tbm a presença de Deus,nosso maior tesouro! Obrigada pelo Tesouro da meditação diária 🙏🙏🙏.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Deus Abençoe dia, com amor, paz e serenidade...
    Voltemos o nosso olhar para os valores eternos...
    Onde está o teu tesouro?
    Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração ( MT 6 , 21 )
    Que possamos defender o nosso pão de cada dia, com confiança na providência
    Divina e compromisso com o trabalho honesto. Confiemos em Deus. Ele nos abençoará e nos livrará de todo mal. Uma sexta-feira abençoada à todos...
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira só que o dia não está iluminando está chovendo, seja de benção que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Deus é nossa maior riqueza,a salvação é nossa maior riqueza,o dinheiro é muito útil mas não o ama,e não faz de tudo para o ter, tudo que temos vem de Deus, devemos depender de Deus.
    Deus sustenta na pobreza, devemos ajudar outras pessoas usando o dinheiro seremos abençoado por Deus.
    Melhor é o pouco do justo de que a riqueza de muito desapiedado.
    🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Senhor, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me conceda a graça de servi-Lo com humildade e amor. Me conceda a graça de trabalhar santamente. Me conceda a graça de sofrer com paciência. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de fazer boas orações e bons jejuns. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de juntar tesouros no Céu. Me conceda a graça de ter um olho sadio. Me conceda a graça de ter a luz do meu REDENTOR. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor no Perdão e na Misericórdia com os Mistérios Dolorosos (Salmos, 50). Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos Deus o ilumine sempre aprendemos muito através do Santo Evangelho Deus o abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  11. O Senhor nos ensinou há olhar com os bons olhos as maravilhas criadas por Deus.pois através destas maravilhas que temos tudo para o nosso sustento. A riqueza não é tudo,mas o principal para sabermos viver como Deus criou para nós. O enxergar é a luz da nossa vida,vamos refletir o que for de mais precioso para o nosso caminho.

    ResponderExcluir
  12. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!! Jesus eu confio em vcs. AMÉM!

    ResponderExcluir
  13. Um grande alerta e exame de consciência! Doar mais, e antes mesmo que nos peçam.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por esse evangelho muito importante para muitos que só vilza a riqueza porém riqueza não é tudo o ensinamento de Jesus e maravilhoso temos trabalho para o nosso sustentos saúde fé amor a Jesus Cristo gratidão deus lhe abençoe padre João Carlos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe informações

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS