PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NEM TUDO QUE RELUZ É OURO!

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO!



23 de junho de 2021

EVANGELHO


Mt 7,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.

MEDITAÇÃO


Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7, 15)

Por que Jesus comparou falsos profetas com lobos vestidos de ovelhas? Vou tentar explicar. O profeta, na Bíblia, é o homem da palavra de Deus, fala em nome de Deus. É o pregador, certo?! Encontramos no Antigo Testamento, a imagem do profeta vestido com um manto de pele de carneiro. A roupa já mostra a vida de austeridade do profeta e a distância que ele toma da corte dos reis. O profeta Elias, por exemplo, vestia um manto de lã de carneiro. João Batista, parecido com Elias, trajava-se de pele de camelo. Uma vez, Jesus perguntou: ‘O que vocês foram ver no deserto? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais. Afinal, o que foram ver? Um profeta?!” (Mt 11).

Então, a imagem do profeta é do homem de Deus vestido de pele de carneiro ou de ovelha. Assim, já dá para entender melhor o que Jesus disse. “O falso profeta é o lobo vestido de ovelha”. Ele apresenta-se como homem de Deus, como líder no meio do rebanho, mas não é profeta coisa nenhuma, é lobo. Está vestido de ovelha, isto é, traja-se com um manto de lã de carneiro, mas não é um profeta de verdade. Na verdade, esconde sua real identidade e seus verdadeiros interesses. Não é profeta. É lobo.

E, por que será que Jesus estava preocupado com os falsos profetas? Porque o rebanho pode ser enganado facilmente. Porque existem, infelizmente, esses aproveitadores. E, certamente, porque a comunidade deve ficar sempre em atitude de alerta, uma vez que esse perigo é permanente. Cuidado com os falsos profetas! São Paulo, na segunda carta aos Coríntios, falou da existência de operários enganadores no meio da comunidade, disfarçados de apóstolos de Cristo (2 Cor 11).

Que interesses poderiam mover um falso líder religioso, um pseudo-pregador da palavra de Deus? Três interesses movem o mundo. O primeiro é o dinheiro, o enriquecimento. O segundo é o poder, o prestígio. O terceiro interesse é desfrutar de uma vida de prazeres na comida, na cama e nos divertimentos. Esses são os interesses que movem o mundo. Podem mover também um falso líder.

Muita gente se ilude. Pensa: se está falando de Deus, então é coisa boa. Atenção, nem tudo que reluz é ouro. É melhor seguir a dica de Jesus. Pelo fruto se conhece a árvore. Árvore boa dá fruto bom. Árvore má dá fruto ruim. Os bons frutos confirmam que se trata de uma boa árvore, um profeta de verdade. A pregação do Evangelho produz frutos muito claros: o primeiro é a conversão e a santidade de vida; o segundo fruto é o compromisso com a fraternidade e o amor ao próximo. A falsa pregação produz frutos podres: a cristalização do egoísmo e do individualismo; a relação comercial com Deus; a instrumentalização da fé para outros interesses.

Guardando a mensagem

Jesus nos orienta para termos cuidado com os falsos profetas. Profeta é o pregador, é quem fala em nome de Deus. O cuidado é porque o falso profeta é um lobo em pele de ovelha. Ele move-se por interesses não confessos, particularmente o dinheiro e o poder. Como reconhecer o falso profeta? Pelo fruto se conhece a árvore. O fruto da pregação do evangelho é a conversão, a santidade de vida e o compromisso com o bem do próximo, sobretudo dos mais desamparados. Se as pessoas estão ficando mais egoístas e mais interesseiras não é um bom sinal. Se a pregação está servindo a outros interesses que não seja a glória de Deus, tem lobo na história.

Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu és o nosso pastor, nosso profeta, nosso mestre. Tu és o modelo para todos os ministros do teu povo. Tu anunciaste o Reino de Deus entre nós. A tua coerência e a tua fidelidade foram provadas na paixão e na cruz. Os teus profetas trilham o teu caminho, imitam o teu modo de agir na defesa do rebanho. Dá-nos, Senhor, a lucidez necessária para nos precavermos contra lobos travestidos de ovelhas. Eles não são profetas verdadeiros. Que estejamos sempre atentos ao tipo de fruto que produz a pregação, para não sermos enganados por falsos profetas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

‘Pelos frutos, se conhece a árvore’. Aparecendo uma oportunidade, hoje, comente com alguém essa palavra de Jesus.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe este dia e que seja de paz e serenidade na sua vida.
    O fruto da pregação do evangelho é a conversão, a santidade de vida e o compromisso com o bem do próximo, sobretudo dos mais desamparados. Senhor Jesus, tudo és o nosso pastor, nosso profeta, nosso mestre.
    Senhor, nós confiamos em ti...
    Um dia muito feliz e repleto das melhores bênçãos de Deus para todos...
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amém 🌹Que a Santíssima Trindade continue confirmando seu dom de um verdadeiro Profeta de Deus como é o senhor Padre João! Louvado seja Deus por seu "revestimento de pele de carneiro" trazer tanta luz e esperança pra suas ovelhas ! Deus o abençoe imensamente! Eu lhe tenho em conta de Profeta, pela graça divina, mesmo sendo uma ovelha tão dispersa! Tudo de bom hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, obrigada meu bom pastor pó me fazer colher bons frutos na sua evangelização abençoada, se Deus permitir estarei sempre te seguindo. 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Cuidado com os falsos profetas, vocês pode reconhecer pelos seus frutos,
    não se colher frutos bons em espinhos de erva daninhas.
    Eles são lobos devoradores,pessoas para fins demagógicos ou demoníacos,pregam o que não vêm de Deus ,eles inventam não acontece e nem se cumprir, não tenha medo deles ponham a prova,e fique com que é bom não seja ingênus.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite padre João Carlos a sua benção. Obrigada pelas palavras Jesus

      Excluir
  5. Sileda Maria Coutinho De Freitas
    Obrigado deus por nus alertar sempre sobre esses falso profeta. As vezes estamos sendo perseguido por ele e não demos conta .
    Por falta de observações na palavras. Do senhor e da nossa bíblia sagrada. Obrigado deus por mas um dia de aprendiz

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Humildade e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Podemos encontrar em um lugar coisas boas em lugares escuros?Basta só levar a luz as pessoas diferentes têm mais possibilidade de ser humano humanizado explica o evangelho.E quando sempre querem ser diamante aos olhos de Deus está contradizendo,pois o brilho quê devemos cultivar são ações que dignifica almas,ser sempre forte nas atitudes do amor aos frágios! Será quê estamos cultivado o bem comum?Ou estamos criando nossos sonhos camuflando de princípios cristãs?

    ResponderExcluir
  8. A nossa fidelidade é importante na vida das pessoas. Nao5 devemos ser lobos com pele de ovelha,pois as pessoas mau educadas,agressivas não traz nada de bom em nosso caminho. As pessoas de bom coração faz o bem e se o agraciadas por Deus,então devemos cultivar bons frutos e receber as bênçãos de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus, fonte dos dons celestes, eu LHE agradeço por tudo de bom que foi feito na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ajude ser corajoso. Me ajude ter fé. Me ajude obedecê-Lo com amor. Me ajude ser fiel a nova e eterna aliança. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude fugir dos falsos profetas. Me ajude produzir bons frutos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por tudo que nós ajudem mais sumenar a nossa fé como Jesus sofreu os falsos profetas enganava até nas vestes mais as pessoas mau não mostrar nada de bom Jesus e maravilhoso amém o divino espírito santo lhe ilumine sempre padre paz e bem nilxa Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Lindo estou sem palavras vi agora recebi de um GRANDE AMIGO QUE FALECEU DIA 09/⁰8/22 MAS SÓ AGORA QUE CONSEGUI VER MEU QUERIDO AMIGO CARLOS LUCENTI 🙏🏼☦ QUE DEUS O TENHA OBG.AMIGO POR MENSAGEM TÃO LINDA COM QUE VOCÊ ME PRESENTEOU...
    DESCANSA EM PAZ.DEUS ✝️🕊🙌🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Me desculpe data incorreta
    09/08/21✝️

    ResponderExcluir
  13. OBRIGADA QUERIDO AMIGO PELO LINDO PRESENTE QUE VOCÊ ME DEIXOU ANTES DE PARTIR DESCANSA EM PAZ.DEUS SEMPRE
    ESTARÁ NO MEU CORAÇÃO 💘 ✝️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS