PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DO CISCO NO OLHO

A HISTÓRIA DO CISCO NO OLHO



21 de junho de 2021


EVANGELHO


Mt 7,1-5

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes.
3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

MEDITAÇÃO


Tira primeiro a trave do teu próprio olho (Mt 7, 5)

A sensação de se ter um cisco no olho é uma coisa muito chata. É o tal do argueiro. E a pessoa mesma pode tirar o cisco do seu próprio olho, banhando os olhos com água na torneira, no chuveiro ou derramando água no olho com um copo, por exemplo. Mas, nada de ficar esfregando o olho. E todo cuidado com as mãos sujas: elas podem aumentar o problema, irritando os olhos ou transmitindo doenças. Normalmente, a pessoa precisa da ajuda de alguém para remover o cisco do seu olho. Mas, quem vai ajudar tem que estar com as mãos bem lavadas com sabão, e precisa identificar onde está o cisco, o argueiro. Tem que olhar bem, abaixando a pálpebra do olho e pedindo à pessoa para mover o olho para um lado e para o outro. Identificando o cisco – um cílio, um lixinho ou o que seja – precisa ajudar a pessoa a lavar os olhos com água. Não tendo jeito, tem que levar logo num posto de saúde .

Dessa experiência tão simples, a do argueiro, Jesus tira uma lição muito séria: “Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?” Achar defeito na vida dos outros, bem que é fácil. Difícil é identificar os próprios erros e querer consertá-los. É claro que os outros precisam de nós, de nossa amizade, de nossa proximidade, de nossa correção também. Por isso, precisamos estar em condições de ajudar. Mas, ajuda a tirar o cisco do olho do outro ou da outra quem está enxergando bem, não é verdade? Você estando com a sua vista prejudicada, como se tivesse uma trave de madeira nela, não vá se meter a tirar o argueiro do olho do seu irmão!

Alguém que chega atrasado todo dia no trabalho não vai poder corrigir um colega que um dia se atrasou. Primeiro, cuide de andar no horário. Um pai que chama palavrão na vista dos filhos não tem moral para reclamar de um filho que soltou um palavrão. Primeiro, tirar a trave do seu olho para ajudar a tirar o cisco do olho do filho. E aquele outro que não pisa na Igreja, mas fica cobrando que os filhos não percam a Missa no domingo. Isso tudo fica bem claro com o que se recomenda no avião. Se houver uma despressurização, cairão as máscaras de oxigênio. Primeiro, você deve colocar a própria máscara. Só depois, ajudar quem estiver ao seu lado. É preciso estar em condições para ajudar os outros.

Guardando a mensagem

Facilmente, percebemos os erros alheios. E os repreendemos. Ajudar os outros a se consertar é uma coisa importante e necessária. Somos responsáveis uns pelos outros. Mas, para tirar o cisco do olho de alguém, preciso estar vendo bem. Acontece que, muitas vezes estamos com uma falha pior do que a que queremos consertar na vida de outrem. A hipocrisia é justamente estranhar o malfeito do outro, quando a nossa vida não é nada exemplar. Realmente, precisamos ajudar quem está ao nosso lado. Mas, primeiro consertemos a nossa vida.

Tira primeiro a trave do teu próprio olho (Mt 7, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Com certeza, em nossa vida há muito a corrigir, por isso nos convidas à conversão todos os dias. Não podemos ensinar sem viver. Não podemos cobrar dos outros o que nós mesmos não fazemos. Ajuda-nos, Senhor, a reconhecer a trave, que talvez tenhamos em nossos olhos, que nos impede de estar em condições de ajudar os outros. Como estás ensinando, um cego não pode guiar outro cego. Dá-nos, especialmente, pela presença do teu Santo Espírito, que não nos arvoremos em juízes de ninguém, que não julguemos para não sermos julgados com a mesma medida. Dá-nos, Senhor, um coração generoso e bom como o teu, para respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em suas fraquezas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você se lembra do que é o Exame de Consciência? É examinar a própria vida, pra ver onde está acertando e onde está desviando-se do caminho de Deus. Hoje, arrume um tempinho pra fazer o seu Exame de Consciência.

Pe. João Carlos Ribeiro , sdb

14 comentários:

  1. Amém! Amo as suas homilias, padre! Muito tem me ajudado a crescer na fé e no amor! Gratidão!❤🙏

    ResponderExcluir
  2. Sabedoria infinita de reconhecer nossas fragilidades a ponto de referência justifica que em nossas vidas precisamos conversar com nossa própria consciência antes de qualquer coisa,portanto vaso contrário estaremos sendo injusto perante a Deus,portanto tirar primeiro todos os defeitos que nos causam cegueira é a condição proposta nesse momento!Sim, somos seres humanos em processo de humanização,nesse sentido Jesus justificou que temos as mesmas fragilidades e muita vezes nos trancamos com o julgo,primeiro aceitar que um defeito do outro reflete um nosso estamos no mesmo lugar passando ou estudando as possíveis possibilidades de nós purificar,porém o fato de uma característica positivo não pode despresa aos quê ainda não desenvolveram as habilidades, paciência e amor justiça precritas aqui,cada pessoa têm seu tempo portanto justifica que chegarem no mesmo lugar passando as mesmas etapas pôr experiências diferentes,nada de apontar,substimar o próximo acolher na presença do Espírito Santo.Se pôr em frente ao espelho é uma técnica de conquista e crescimento, jesus um reflexo claro que só ajudo ele nunca julgou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo seu evangelho de todia estou cresendo na fé muito iportatante

      Excluir
    2. Olá padre João Carlos a sua benção. Gosto muito da sua pregação. O Evangelho de hoje é belíssimo. Não podemos jugar ninguém. Cada dia eu aprendo mais ouvindo o seu ensinamento obrigada

      Excluir
    3. Boa noite e sua bênção padre João Carlos.
      Em relação do cisco no olho é a capacidade de nos conscientizar de que não podemos julgar os outros sem primeiro olhar para o nosso interior.

      Excluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Abra o coração e deixe que a beleza da simplicidade, ilumine seu caminho da justiça e da paz.
    A história do cisco no olho
    Tira primeiro a trave do próprio olho ( MT 7, 5 ) Dá-me , Senhor, um coração generoso e bom como teu , para que eu possa respeitar, amar e perdoar os nossos irmãos em suas faltas e em fraquezas... peço perdão a Deus, porque julgar o próximo cabe somente a
    Deus...
    Que está semana seja muito feliz e abençoada com saúde, paz e serenidade
    Para Padre João Carlos e todos da AMA.
    Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que São Luiz Gonzaga nos auxilie e Interceda nesta pandemia. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos que sua semana seja iluminada como o céu está,estou aqui escrevendo e olhando para ele muito lindo e muita benção que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Tira o cisco do seu olho antes de olhar
    o cisco do olho do outro.
    Nós temos que dá conta da viga que está em nosso próprio olho, como podemos dizer deixe-me tira o cisco do seu olho.
    Isso é hipocrisia,tire primeiro a viga
    do seu olho, então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
    Assim, então tudo, façamos aos outros o
    que queremos que eles façam a nós.
    🙋🙏👍😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Abençoada semana para o sr. padre João Carlos e família. que a LUZ e a proteção Divina sempre o acompanhem com saúde e em segurança, nesta missão evangelizadora que DEUS lhe confiou, que ÊLE o abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  8. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM. JESUS ajude-nos a ajudar sempre aos que mais precisam da nossa misericórdia!

    ResponderExcluir
  9. Deus de bondade, eu LHE agradeço pela vida de São Luiz Gonzaga. Contudo, me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de ser abençoado. Me conceda a graça de rezar com fé, confiança e humildade. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de evitar o pecado do julgamento e da hipocrisia. Me conceda a graça de ser generoso e misericordioso com o próximo. Me conceda a graça de nunca olhar para os limites do meu irmão. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Jesus nos ensina a sermos corretos, antes de corrigir os outros temos que ter bons exemplos para demonstramos que somos um exemplo de Deus Pai que nos demonstrou o que respeito para aqueles que precisam. Vamos seguir o que o Senhor nos ensinou.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por esse evangelho muito bom que Deus nós ajudem a compreender os irmãos e ser misericordioso tira o cisco do próprio olho jesus Cristo lhe cubra de bençãos e muitas felicidades saúde e paz e bem amém 🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS