20210520

TOMA CONTA DO MEU REBANHO





21 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

MEDITAÇÃO


Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 17).

Mesmo Pedro tendo sido purificado pela palavra de Jesus, caiu na tentação. Negou o Mestre, por três vezes. Acovardou-se diante do risco de ser sua testemunha. Negou conhecê-lo, ser seu discípulo, ter parte com ele. E o galo cantou duas vezes, denunciando a fraqueza do apóstolo, reprovando a covardia do profeta. E a palavra de Jesus ecoou forte no coração de Pedro: “Antes que o galo cante duas vezes, tu me negarás três vezes”. É, Pedro estava devendo uma conta a Jesus. Mas, coitado, quando Jesus preso passando o olhou, Pedro, envergonhado e decepcionado consigo mesmo, chorou amargamente. Um pecador arrependido de sua falta, precisando redimir-se.

Mas, Pedro, não fique triste! Você negou Jesus três vezes. É hora de professar que o ama, por três vezes. Pedro, é o amor que nos redime dos nossos pecados: o amor de Jesus que o levou a morrer por nós e o nosso amor por ele, que nos faz acolher a sua obra redentora, de coração aberto. Pedro, é o amor que passa a limpo a nossa vida de erros e pecados. E, mais, Pedro: Jesus é fiel no seu amor. Ele chamou você para ser pescador de gente, pois vai confirmá-lo à frente do seu rebanho. E você, Pedro, fique certo, só poderá realizar essa missão de pastor se você amar muito a Jesus, se o amar mais do que os outros.

Ressuscitado, o Mestre voltou a olhar Pedro de frente. E Pedro já não desviou o olhar. Seu coração arrependido tinha acompanhado o Mestre na descida à mansão dos mortos. Mas, subira com ele. Ressuscitara com ele. Como se fazia quando se descia às águas, na piscina batismal do início do cristianismo. Nascemos de novo. Já não tem mais vez o Adão que nos habitava. O Ressuscitado traz pela mão o Pedro renascido na sua morte redentora. Três vezes traiu. Três vezes vai declarar seu amor incondicional ao Mestre. Como um neófito, um catequizando, vai subindo degrau por degrau da piscina batismal. “Simão, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.” “Então, cuida dos meus carneiros”. Sim, é isso, nossa fraqueza não conta mais. Conta a força da ressurreição do Senhor que nos ergue. Conta o amor com que respondemos ao seu chamado. Mais um degrau. “Simão, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. “Então, toma conta das minhas ovelhas”.

Tantos quantos foram os degraus que descemos, tantos subimos, ressuscitando com ele. E assumindo a sua mesma missão. Identificando-nos com ele. “Já não sou eu que vivo. É Cristo que vive em mim”. “Simão, tu me amas?”. E Pedro um pouco entristecido: “Sim, Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. “Então, toma conta do meu rebanho”. Apóstolo é que o foi escolhido. E enviado. Não porque é o melhor, o mais santo, o mais douto, mas porque amado pelo Mestre, porque escolhido por ele. Escolhido e enviado, porque ama o Senhor, porque confia apenas na fidelidade do seu Senhor, não na sua força, no seu poder, na sua sabedoria.

Guardando a mensagem

É para você a mensagem do evangelho de hoje, mesmo que você não se chame Pedro. O pecado leva você a se esconder de Deus, a se sentir indigno de estar em sua presença, como Pedro. O amor de Jesus por você, provado na sua morte na cruz, comunica-lhe vida nova, por sua ressurreição. É o amor que passa sua vida a limpo, cancelando as manchas do pecado, e fazendo de você uma testemunha do amor de Deus, um missionário de sua misericórdia, um cuidador, uma cuidadora do seu rebanho.

Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na palavra de hoje, entendemos que é o amor por ti que nos sustenta na missão. Pai e mãe, como bons pastores de sua família, receberam de ti essa missão e, apesar de sua fraqueza, são confirmados na sua missão na medida em que te amam verdadeiramente. Ao assumirmos o cuidado com os outros, nas muitas funções que a vida nos reserva, todos nos espelhamos em ti. Tu és o bom pastor que, por amor, dá a vida por suas ovelhas. Concede-nos, como Pedro, amar-te verdadeiramente e, nesse amor, cuidar daqueles que nos confias. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em suas orações, hoje, inclua uma prece em favor dos padres que você conhece, dos líderes de sua comunidade, do bispo de sua Diocese. Peça em favor deles, para que sejam bons pastores do rebanho de Deus.

Hoje é o 7º encontro da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, sempre às três da tarde, pelo youtube. No encerrametno, segunda-feira próxima, teremos romaria virtual, consagração das famílias e bênção das casas, no mesmo horário.

E como segunda-feira é o Dia de N. Sra. Auxiliadora, vamos realizar um Momento Musical Mariano, às 20 horas, um evento virtual, pelo youtube, em que eu vou cantar algumas canções marianas de minha autoria. O ingresso é gratuito, mas precisa ser solicitado. Desejando participar, mande uma mensagem para este whatsapp 81 9.9964-4899, dizendo: "Mande meu ingresso para segunda-feira à noite" ou coisa parecida. Lembrando o whatsapp: 81 - 9.9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

12 comentários:

  1. Questões sobre o assunto:AMOR sempre foi visto como algo a ser desvendado:Porque ainda hoje estamos negando esse sentimento? Medo,insegurança,egoísmo,falta de fé, irracionalidade ou o simples fato de saber amar?-E porquê pergunta-se:Tu mim amas,se a Vida pôr se seja uma prova concreta da existência desse nobre sentir?Ei, Pedrinhos aqui estamos falando da eternidade! Cuidar um dos outros isso é amor que o Cristianismo relata através do diálogo entre esse teimosinho:Pedro e jesus Cristo,cuidar seu trabalho viu menino sapeca!-Também esse cara é muito exigente têm horas que nem queria e fica fãzendo combinados,mas as coisas quê Ele pede para serem feitas é só sejam humanos com aqueles que ainda não evoluíram bastante quanto vocês,cuide uns dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua benção o amor de Deus é muito grande. Ele ama a todos. As vezes somos muito fracos. Rezo por todos os padres para que Jesus os proteja.

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏A você Padre João Carlos, aos missionários, aos meus filhos, sobrinhos e a mim que possa também ser exemplo aos irmãos

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, DEUS abençoe o sr. e sua família. Obrigada por todos os dias nos trazer as reflexões da palavra de DEUS, que só o sr. nos explica com tanta clareza, nos trazendo conforto e trazendo JESUS para o centro de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que o espírito santo de deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Senhor Deus, bondoso e compassivo, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me ajude vencer o sofrimento. Me ajude agir com sabedoria. Me ajude fugir do pecado. Me ajude servir o VOSSO povo. Me ajude amá-Lo da melhor forma possível. Me ajude rezar pelo santo padre. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude segui-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra recebida e em Gratidão aos nossos Bons Pastores e que Jesus continue nos Abençoando e te Abençoando. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Padre João Carlos.Paz e amor.
    JESUS disse-lhe: apascenta as minhas ovelhas ( Jo 21, 17 ).

    JESUS, tu és o bom pastor que , por amor, dá a vida por suas ovelhas.
    Padre João Carlos, que Deus te conceda uma tarde cheia de paz e das melhores bênçãos de Deus em sua vida... Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus, a abençoe os nossos corações para sermos perseverante na fé, é no amor que o Senhor nos ensinou.Agradeco ao Pai por tudo que deixou de maravilhoso para as suas ovelhas,pois através de vós seremos Salvos do pecado do mundo. Através do amor que somos livres de todos os males.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que o espírito santo de deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por suas palavras do evangelho do nosso salvador que deu a vida por suas orvelhas jesus e nossa senhora Auxiliadora lhe abençoar e todas da amar paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por nós ajudar aumenta mais a nossa fé um bom fim de semana pra toda sua família Deus te abençoe amém 🙏🙏🙏 Nilza Maria de jardim paulista Pernambuco Brasil

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.