20210519

O DOM DA UNIDADE





20 de maio de 2020

EVANGELHO


Jo 17,20-26

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”

MEDITAÇÃO


Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um (Jo 17,22)

Ao aproximar-se a festa de Pentecostes, quando celebramos a vinda do Santo Espírito, a Igreja nos lê a oração sacerdotal de Jesus, em João capítulo 17. Na última ceia, com os discípulos, Jesus ora por nós. Ontem, ficamos encantados como ele pediu ao Pai que não nos tirasse do mundo, mas nos livrasse do mal. Hoje, ele fez um pedido ainda mais especial: ‘que todos sejamos um’, isto é, que vivamos em perfeita unidade.

O que será essa ‘unidade’ que Jesus está pedindo ao Pai para nós? O que podemos pensar de ‘unidade’, nós um povo marcado por tanta divisão, nós mesmos tão egoístas e interesseiros, com tanta gente desencantada pelo desamor e até pela traição. A gente fala de unidade, mas nem sabe mesmo o que realmente seja, nem acredita que realmente ela possa existir entre nós.

Jesus pediu ao Pai que nós sejamos um, como ele e o Pai são um, isto é, como eles estão identificados no amor. Olha como ele disse: “para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”.

Então, entre Jesus e o Pai existe essa unidade perfeita. A unidade é uma expressão do amor. Jesus, entre nós, manifestou o amor do Pai. Ele nos deu a conhecer quem é o Pai. O Pai amou o mundo e enviou Jesus. O que é de um é do outro. “O que é meu é teu e o que é teu é meu”. No dizer de Jesus, o Pai lhe deu suas palavras e a sua glória. Jesus ama o Pai e realiza com todo amor a sua vontade. Nada do que Jesus diz ou faz, o faz por sua conta, mas porque o Pai mandou fazer ou dizer. É tanta identificação, que, mesmo sendo duas pessoas, os dois são um, estão em perfeita unidade.

Essa unidade entre o Pai e Jesus é o modelo de unidade que ele está nos apresentando. É assim que devemos viver na comunidade, em unidade, como Jesus e o Pai. O mandamento que ele nos deu foi o amor fraterno - ‘amem-se uns aos outros’ - com um finalzinho muito, muito sério: ‘como eu amei vocês’. E como foi que Jesus nos amou? Dando-se por nós, entregando-se em nosso favor, tomando o nosso lugar na morte. Esse é o amor com que ele nos amou: ‘morrendo por nós’. Então, esse é o amor que devemos aos irmãos: acolher, ser solidário, compreender, perdoar, sacrificar-se pelos outros,... A unidade é uma expressão do nosso amor.

O que Jesus pediu ao Pai, então? Que ele nos ajude a amar; a permanecer nele, nos identificando com ele; a amar os irmãos, como ele nos amou. Jesus nos deu a glória do Pai, que é o seu amor, cuja máxima expressão é o dom do seu Espírito. É o Espírito Santo que nos faz filhos de Deus, que nos forma como discípulos, com os mesmos sentimentos de Jesus. É o Espírito da verdade que nos conduz para a unidade perfeita entre nós e com o Pai e o Filho.

Guardando a mensagem

Jesus pediu para os que crerem nele o dom da unidade, sermos um, vivermos em perfeita unidade entre nós e com Deus. Não somente imitemos o Pai e o Filho, mas estejamos neles, na sua própria unidade. Isso é possível, particularmente, pelo grande dom do Espírito Santo, que nos faz filhos, unidos a Cristo. A unidade é possível, porque ela já existe entre Jesus e o Pai, no Espírito Santo. E nós fomos alcançados pelo amor de Deus manifestado em Jesus, por suas palavras e suas obras e, sobretudo, pelo dom de sua vida em nosso favor.

Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um (Jo 17,22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Tu disseste, Senhor, que a unidade é a condição para que o mundo creia. Perdoa, Senhor, nossas faltas contra a unidade do teu rebanho, pelo pouco amor que demonstramos por tua Igreja e pela distância que alimentamos dos que creem em ti, mas pertencem a outras tradições cristãs. Pelo dom do teu Espírito, estamos unidos a ti, que nos amas de verdade. Por este mesmo dom, estamos unidos a todos os que creem em ti. Que o nosso amor, vivido nas comunidades cristãs e espalhado na sociedade, seja motivo de alegria e de glória para o Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Se hoje, se apresentar uma ocasião, fale com respeito e amor de sua comunidade cristã. Com igual afeto, faça referências a outras denominações cristãs. A unidade começa no coração.

Participe da Santa Missa que presido, hoje, às 11 horas da manhã, com transmissão pelas redes sociais (youtube, facebook e pelo aplicativo Tempo de Paz). A Novena de Nossa Senhora Auxiliadoram está acontecendo, todas as tardes, às 15 horas, neste período.

O Santuário que hoje lidera a oração do Rosário em todo o mundo católico é o de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, em Cuba. A intenção de hoje é pelos farmacêuticos e pessoal da saúde. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Bom dia! Deus Seja louvado

    ResponderExcluir
  2. O Espírito Santo inuda todos quê adere ao projeto de Deus:se presta atenção nas palavras Santas proferidas é clara sempre o povo que têm essa filosofia estão unidos a tal prática que a forma de falar são a mesma,defesa dos frágios, paciência e muitas orações há os quê não as intendem chama-os de destemidos!Escolher viver é uma questão de visão,mas unir-se,ser livre é opção dos fortes,pois essa união não têm interesse está aberta ao novo,se observar o perfil dos Unidos teremos certeza que não é diferente.Que tal aprendermos o verdadeiro sentido dessa unidade?

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏🙏Pelos que evangelizam, pelos farmacêuticos , por meu filhos, sobrinhos e jovens, para que todos possam se unir no amor de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que o espírito santo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  5. Amém Padre João! Bom dia 🌹Nossa Senhora da Caridade , rogai por nós!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre, louvado seja suas mensagens.🙌👏🏼

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia com muita saúde e muita paz...
    O dom da unidade
    JESUS, pelo dom do Teu Espírito estamos unidos a ti, que nos amas de verdade,
    Estamos unidos a todos os que creem em ti. Que possamos ficar unidos
    no amor de DEUS...
    Bom dia a todos com saúde, Amor e Paz.
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quinta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho uma maravilhosa celebração na explicação da unidade precisamos muito viver nela.
    🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Devemos andar em unidade, mas temos ter um mesmo modo de pensar, mesmo amor irmãos vivam
    em união, todos nós mesmo diferente fazemos parte de um mesmo corpo, mesmo sentimento.
    Somos lembrados de que participamos do mesmo corpo e fazemos parte do mesmo corpo, não existe diferença entre uma pessoa e outra, raça,cor,Samos todos iguais perante Deus,e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
    Não temos motivo algum para altivez ou soberba, Jesus quer e pode dissipar as sombras de seu interior,ter ou não ter um lado sombra.
    A luz é o sentindo da vida, vamos viver em unidade.
    🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e pela Fé e em Agradecimento à Jesus e aos Irmãos Santos que Intercedem por nós na Unidade do Santo Espírito. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Bendito seja o Senhor que nos une no amor de Cristo, viver em comunhão com o nosso pai todo poderoso é uma benção para todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, recompensa dos justos, eu LHE agradeço pela vida de São Bernardino de Sena. Contudo, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine testemunhar o RESSUSCITADO. Me ensine evitar o conflito e o pecado. Me ensine ter fé e confiança no Messias Prometido. Me ensine rezar conforme a VOSSA vontade. Me ensine trabalhar pela unidade dos cristãos. Me ensine ser uma boa morada do meu SALVADOR. Me ensine contemplar a VOSSA glória. Me ensine conhecê-Lo com amor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe muito e proteja no seu trabalho de evangelização muito lindo suas músicas são belíssimas jesus falou meu pai está unido comigo e eu estou unido contigo e todos que crerem estejam unido a nós para que o mundo creia muito importante senhor Jesus eu creio mas aumenta a minha fé amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista Pernambuco

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.