PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TEMPO DE PAZ

TEMPO DE PAZ



04 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

MEDITAÇÃO


Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)

Jesus nos dá a sua paz. O mundo também oferece a paz. Mas, Jesus nos dá a paz de maneira diferente, não como o mundo o faz. Que paz Jesus nos traz? Que paz o mundo nos dá?

As pessoas do antigo povo de Deus se saudavam ou se despediam com um Shalom. Shalom! É o desejo de saúde, harmonia, paz interior, calma, tranquilidade, bênção de Deus. Foi certamente essa saudação que fez Maria ao chegar à casa de Izabel. Essa saudação – Shalom – encheu o coração de Izabel de alegria e sua criança vibrou de satisfação no seu seio. Um shalom que manifesta a presença e o amor de Deus!

No tempo de Jesus, os romanos tinham dominado meio mundo e governavam os povos vencidos com uma dura legislação e com suas legiões de soldados. Também o Mar Mediterrâneo estava sob o controle dos romanos. Assim, se podia viajar por todo o mundo conhecido, sem fronteiras. Em todo o Império, reinava a paz, a pax romana. A pax romana era o resultado da total submissão dos povos e a cruel repressão a qualquer manifestação contra a ordem estabelecida. A paz do mundo é então a paz dos vencidos, dos dominados pelo mais forte. Como os romanos alcançaram a paz? Pelas guerras, pela invasão, pela repressão.

A paz de Jesus é de outra natureza. A sua obra foi a reconciliação. Estamos em paz com Deus e em paz entre nós. Ele fez as pazes entre nós e Deus, nos alcançando o perdão divino. Ele estabeleceu a paz entre o céu e a terra. No seu nascimento, cantaram os anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”. E como Jesus nos deu a paz? Dando a sua vida por nós, morrendo em nosso lugar, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício de expiação por nossos pecados.

Quando Jesus realizou a sua obra, apresentou-se à comunidade dos discípulos com a saudação “A paz esteja com vocês”, um shalom especial. Realmente, ele nos deu a paz, nos reconciliando com o Pai, em sua cruz.

Na Missa, antes da comunhão, somos convidados a nos comunicar mutuamente a paz. E dizemos: “A paz de Cristo!”. É uma forma de realçar que estamos em comunhão uns com os outros, estamos na paz que Cristo nos alcançou. E é assim, reconciliados com o Pai e entre nós, que nos aproximamos da mesa santa da comunhão.

Guardando a mensagem

A pax romana foi alcançada com guerras e o esmagamento do inimigo. A paz de Jesus foi alcançada com a doação de sua vida em favor dos pecadores. Por sua cruz, fomos reconciliados com Deus. Agora, estamos em paz com Deus e com os irmãos. Na Missa, nos preparamos para a comunhão eucarística com Cristo, nossa paz, nos comunicando mutuamente a sua paz: é o nosso compromisso de viver reconciliados e de cultivar a paz em nossos relacionamentos.

Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou. Mas não a dou como o mundo (Jo 14, 27)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras da oração pela paz da Santa Missa:

Senhor Jesus Cristo,
dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”, Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que, sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.

Vivendo a palavra

Acolher a paz de Jesus é vencer a agressividade presente em nossa cultura. A paz é o dom pelo qual nos reconhecemos reconciliados com Deus e com os irmãos. Hoje, cultive atitudes cordiais, mesmo que você não receba o mesmo tratamento. Diga: bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, me desculpe. Difunda a paz de Jesus ao seu redor.

Se você tiver um tempinho, às 21:30h, a gente se encontra nas redes sociais para comentar essa palavra de hoje, na live da ORAÇÃO DA NOITE. É só procurar Padre João Carlos no youtube ou no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Um sentimento diferente é forte tanto quanto imaginei,quem experimentou sabe do que estou falando!Nada é igual tenhamos consciência dá necessidade dessa tão horrorosa sentir, segundo as escrituras só os quê estão unidos ao Pai poderá usufruir de tal dádiva:Se permanecerdes unidos ao Pai tudo será partilhando, inclusive a angustia dos outros quê ainda não esperimemtou o verdadeiro sentido da vida,mas entre nós as relações seja sólida saboreresmos das diversas coisas,porém teremos decernimento das Graças que devemos manter:Amor,alegria,paciência, carinho,compressão,luta,fé, esperança e juntado tudos esse ingredientes obeteremos o verdadeiro sentido da vida humana seremos portadores de um paz que nada é igual.

    ResponderExcluir
  2. Amém ! Louvado seja Deus por suas palavras! Bom dia Padre João 🌹

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏🙏Glória a Deus !
    🙏Paz de Cristo Pare João, para continuar nessa missão de evangelização.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos paz e bem.
    Aprendo muito com a meditação do Evangelho todos os dias.

    ResponderExcluir
  5. Amém, abençoada as suas palavras.🙌

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. A paz esteja convosco.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/5/21 08:50

    Bom dia Padre João Carlos.
    Tempo de Paz... Jesus nos dá a sua paz.
    No seu nascimento, cantaram os anjo :
    "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados ".
    Bom dia a Padre João Carlos e todos da AMA com paz e bênçãos... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, a Paz de Jesus e o amor de Maria, como estamos precisando de Paz, essa Paz só Jesus pôde nos dá. Deus abençoe o Sr e todos dá ASSOCIAÇÃO AMANHECER.🤲🙇🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus disse: Deixo-vos a paz,a minha paz vos dou.
    Eu quero a paz que Ele deixou,a paz a paz que Ele me dá, não quero a paz que o mundo me oferece.
    A paz de Cristo,ela me leva crer, me sustenta, ajudar transformar a minha vida e me faz sonhar se estou com Ele tudo posso,Ele me leva em seus
    braços para ser feliz.
    Ele tem paz, vc quer paz, quer vida, então viva.
    Meu coração está aberto para ti Jesus, pode entrar.🙌🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e na Paz para que não se perturbe nem se intimide o nosso coração. Salve Maria 🙏✌️🙏

    ResponderExcluir
  11. A Paz nos faz feliz os nossos corações,pois com a paz sentimos a alegria de viver,,de amar ,de servir, de está de bem com o seu próprio organismo ,tendo um vida melhor com vc e com todos os seus amigos. A Paz faz com que vc consiga levar tb aos nossos irmãos a certeza de uma comunhão com Deus é animar os nossos corações, tendo mais coragem para animação da nossa igreeja estando na certeza da ressurreição.

    ResponderExcluir
  12. Bendito seja o Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que Evangelho lindo .Jesus como precisamos de paz .obrigada senhor por tudo

    ResponderExcluir
  14. Pai de Bondade, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de evangelizar com humildade e sabedoria. Me conceda a graça de permanecer firme na fé. Me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de fazer boas orações e bons jejuns. Me conceda a graça de ter a verdadeira paz. Me conceda a graça de evitar a perturbação. Me conceda a graça de amá-Lo santamente. Me conceda a graça de dizer não ao chefe deste mundo. Me conceda a graça de proceder conforme e VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe cubra de bençãos saúde e muita paz e bem Nilza Maria de paulista pe,

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS