PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PERMANECER EM CRISTO

PERMANECER EM CRISTO




05 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 15,1-8

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

MEDITAÇÃO


Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês (Jo 15, 4)

Qual é a grande palavra de hoje? PERMANECER. ‘Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês’. Jesus está à mesa com os discípulos. No clima de intimidade da ceia, ele descreve a comunhão existente entre ele e os discípulos como a relação entre a videira e os ramos. A videira era já uma representação do povo de Deus, no Antigo Testamento. Ele lhes diz: “Eu sou a videira verdadeira, vocês são os ramos. Meu Pai é o agricultor”.

Jesus está unido ao Pai, permanece no Pai. E o Pai nele. Assim, os discípulos: permaneçam em Jesus, pois Jesus permanece neles. Como ramos, estejam inseridos na videira, profundamente, para dar frutos. O Pai poda os ramos para que dêem mais frutos e corta os que não dão fruto. Como bom agricultor, o Pai cuida da videira e é glorificado pelos frutos que colhe.

Mas, o que é ‘permanecer’? A imagem da videira nos ajuda a entender bem o que seja ‘permanecer’. Permanecer é estar inseridos em Cristo, em comunhão com ele, alimentando-nos dele e produzindo frutos.

Em primeiro lugar, PERMANECER EM CRISTO é estar em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática de sua palavra. “Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto”. Estamos unidos a Cristo pela fé e pelo batismo. No batismo, fomos inseridos nele, enxertados como ramos na videira. O batismo foi o banho purificador, que nos lavou do pecado, inserindo-nos no mistério de sua morte e ressurreição. Jesus falou que o Pai limpa o ramo e que nós já estávamos limpos pela palavra que recebemos. É bom lembrar que eles estavam ali na ceia, e que a ceia começou com o lava-pés. Por sua morte e ressurreição, Jesus nos limpa, nos purifica, nos reconcilia. Permanecendo em Cristo, o que pedimos ao Pai, ele nos concede. Permanecendo nele, suas palavras permanecem em nós. Temos já uma primeira resposta: PERMANECER em Cristo é estar em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática de sua palavra.

Em segundo lugar, PERMANECER EM CRISTO é estar em comunhão com a sua Igreja, com a comunidade dos discípulos. Lemos no livro dos Atos dos Apóstolos (At 9), Saulo tinha chegado em Jerusalém, mas ninguém queria saber dele, a fama dele era de perseguidor. Barnabé o apresentou aos apóstolos e contou-lhes a sua conversão. Os apóstolos o acolheram. Ele integrou-se na comunidade e começou a pregar ao povo. Olha que grande lição. Quem está unido a Cristo, como Saulo já estava, precisa viver unido à comunidade dos discípulos, à Igreja, ser conhecido, participar, contribuir com a missão. Essa segunda resposta é muito valiosa: PERMANECER em Cristo é estar em comunhão com a sua Igreja, com a comunidade dos discípulos.

Em terceiro lugar, PERMANECER EM CRISTO é guardar os seus mandamentos. Lemos na primeira carta do apóstolo João: “Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus com ele” (1 Jo 3). E o apóstolo resume o mandamento de Deus: crer no nome do seu Filho e nos amarmos como irmãos. Jesus, de muitos modos, nos falou disso: o discípulo de verdade é o que faz a vontade de Deus, como ele. E ali na ceia, ele nos deu o mandamento do amor fraterno: “amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. Terceira resposta: PERMANECER em Cristo é guardar os seus mandamentos.

Guardando a mensagem

Como os ramos estão unidos à videira, assim nós estamos unidos a Cristo. Para dar frutos, isto é, para realizarmos nossa vocação de ramos precisamos permanecer nele. Permanecer é estar em comunhão com ele, participando de sua Igreja e praticando os seus mandamentos. Só assim podemos dar frutos. O grande fruto é nos tornarmos seus discípulos: andar nos seus caminhos, ter os seus mesmos sonhos, amar com o seu coração compassivo, servir aos sofredores como ele o fez, ter o seu mesmo compromisso com o Reino.

Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês (Jo 15, 4)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Pela fé e pelo batismo, estamos unidos a ti. Como ramos, fomos enxertados na videira verdadeira. Não é fácil, Senhor, manter essa comunhão contigo, permanecer na graça. São tantas as provações, as tentações que teimam em nos afastar de ti e da comunhão com a tua Igreja, o teu corpo místico. Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito, a nos mantermos perseverantes e fiéis, alimentados pelo pão da Palavra e da Eucaristia, produzindo muitos frutos para a glória do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

No grande mutirão de oração pelo fim da pandemia, toda a Igreja está rezando o Terço Mariano todos os dias deste mês, sob a liderança de 30 Santuários Marianos. Hoje, é o Santuário da Coreia do Sul que está conduzindo a oração, um santuário dedicado à Bem-Aventurada Virgem do Rosário. Amanhã, é a vez do Santuário Nacional de Aparecida, em nosso país. Una-se a este mutirão, rezando você também o Terço Mariano todos os dias deste mês.

E eu tenho um convite especial pra você: participe conosco do Show do dia 05 de junho, um evento online, exclusivo, pelo youtube. Veja o convite que estou lhe enviando, logo a seguir.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

14 comentários:

  1. Padre João Carlos que o senhor tenha uma excelente quarta feira iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Se apaixonar é fácil difícil é permanecer no amor.
    Seguir a Cristo é fácil,o difícil e permanecer.
    Vocês podem dar frutos se permanece em mim, a fim de que o pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.
    Eu sou a videira,e vocês são os ramos.
    As minhas ovelhas ouvem a minha voz.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  2. Ter um encontro pessoal com Jesus e manter firme no amor no Dele vivenciando aquilo que pede o primeiro mandamento, esse é nosso maior desafio, mas se formos fieis a Igreja dele e perseverantes na Eucaristia menos sendo cortados nossos ramos , permaneceremos Nele e amaremos nossos irmãos.
    Obrigada ,Padre pelas suas homilias diárias, elas me evangelizam e me ajudam a evangelizar através da divulgação pelo meu status.

    ResponderExcluir
  3. União faz a força quem hoje escuta muito esses termos;-unidos somos iguais mais fortes! Mas permanecer nessa baiber é algo rarredie,sebe que estamos vivendo a uma série de preconceito ou adequação ao uma sociedade marcada pôr desejos de transformações? Seguindo pela pedágio Cristã aplicada posteriormente seremos instrumento dessas mudanças sociais que andam a passos lentos,mas já está sendo aplicada de uma forma sútil,as leis precritas em tempos remotos,apesar das informações pôr partes envolvido no egoísmo,basta olhar as palavras Santas pronunciadas Nos Livros Sagrados onde diz que a mente é o maior poder que Deus deu aos homanos basta querer aplicar sua capacidade compreeder que Jesus Cristo só provou de uma forma correta empresta parte fomos muitos cruéis,desumanas naquela época com Ele que só quiz mostrar as possibilidades de alça os potências humano humanizado explica;A fidelidade vos unirar ao bem e serão capazes de fazer o que eu faço e construir maiores ainda,uni-se a Deus é o único caminho para superar nossas imperfeições, sejamos controlados pelas ações quer Pai quer sendo assim tudo será concedido até o impossível.Será que compreendemos o conceito da verdadeiro união?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por esta palavra de força que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. AmAmém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós permanecemos em Cristo nosso senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre sua benção, na intimidade Cristo me ver e me conforta e sou grata a ele pelo o dom da vida pela cura da minha filha do covid obrigada meu Deus pela cura da minha filha e d muitos outros e conforto ao coração de famílias que perderam entens queridos 🙌🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre sua bênção que jesus e Maria esteja sempre em nossos corações.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/5/21 08:27

    Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida...
    Permanecer em Cristo.
    Permaneçam em mim e eu permanecerei em
    vocês ( Jo 15, 4 ).
    Padre João Carlos, hoje te desejo uma porção de amor no coração e a presença de DEUS na tua Estrada para que possas
    ter uma linda jornada evangelizadora pela vida à fora...
    Tenha uma quarta-feira muito abençoada por Deus com muita saúde, paz e sabedoria. Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos.
    Quero que o senhor saiba que sua voz traz paz ao meu coração,e sua pregação acalma meu coração quando está aflito e angustiado. Deus lhe abençoe, o senhor me abençoe também.

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e Vida em Jesus Cristo que é nossa Videira Verdadeira. Salve Maria 👍

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos agradeço a Deus por me permitir que todos os dias deste mês eu possa rezar a oração do terço que assim seja

    ResponderExcluir
  13. Jesus tu és avideira e nós somos os ramos. Obrigada padre pelas palavras.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós ajudar muito a intender mais a bíblia sagrada com as suas reflexões maravilhosa que jesus lhe der mais sabedoria e amor por tudo que o senhor fez Deus te abençoe muito amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista Pernambuco

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS