PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A VISITA DE MARIA

A VISITA DE MARIA



31 de maio de 2021

EVANGELHO


Lc 1,39-56

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses

MEDITAÇÃO


Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1, 43)

Foi assim que Izabel mostrou a sua alegria ao receber Maria em sua casa. Aliás, tudo o que Izabel disse naquele encontro foi muito precioso, porque, diz o evangelho, ela ficou cheia do Espírito Santo. E uma das coisas que ela disse foi: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”, louvação à Virgem que nós continuamos a fazer na Ave Maria.
Izabel tinha sido agraciada com a maternidade e já estava no sexto mês de gravidez. Ela estava vivendo dias de graça, de bênçãos. Depois de uma vida de humilhações pela esterilidade, já em idade avançada, estava gerando um filho anunciado pelo Anjo a Zacarias, seu esposo. Sua vida é, agora, uma emoção só. E com a chegada de Maria, ela se sente tomada de alegria, cheia do Espírito Santo, como diz o Evangelho.

Ao chegar, Maria lhe fez a saudação de praxe, o Shalom, a paz de Deus. E essa saudação provocou uma enorme alegria em Izabel e em sua criança que estremeceu em seu ventre. A visita de Maria não foi uma simples visita. Na Bíblia, o povo fala da intervenção salvadora de Deus como de uma visita. Quando Jesus esteve em Naim, e ressuscitou o filho da viúva, espalhou-se o comentário: “Deus visitou o seu povo”. Nesta visita de Maria, revela-se a visita de Deus. Ela leva a bênção de Deus, aliás, ela leva Deus mesmo, pois estava grávida de Jesus.

Maria foi à casa de Izabel, viajando de muito longe, para servir à sua prima idosa, naquela hora delicada de sua vida. Foi para oferecer sua companhia e seus préstimos, amparando a vida que estava chegando e a saúde de sua parenta. Foi também levar o testemunho silencioso da obra de Deus em sua vida. E demorou-se por lá por três meses, os últimos meses de gravidez de Izabel até o parto. Talvez não haja nenhuma ligação, mas note que a visita de Jesus, isto é o seu ministério público, demorou três anos.


Como foi preciosa a visita da mãe do Senhor à família de Izabel. Ela não levou nenhum presente especial, a não ser o filho de Deus em suas primeiras semanas de gestação. Izabel reconheceu na visita de Maria uma graça especial de Deus, ficou radiante, sua criança pulou de alegria. Quem deu a Izabel o conhecimento de que Maria era a mãe do seu Senhor? O Espírito Santo. Precisamos hoje do Espírito Santo para reconhecer a graça da visita do Senhor.

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1, 43)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A visita de tua mãe Maria à sua prima necessitada, em sua condição de idosa e gestante, era já uma imagem de tua visita à nossa humanidade. Inclusive, ela se demorou lá por três meses, como te demoraste por três anos em teu ministério público. Na oração diária, sempre repetimos as palavras do canto de Zacarias: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”. Tua primeira vinda foi celebrada, então, como uma visita, “a visita do sol nascente que vem iluminar os que estão nas trevas”. Queremos, hoje, Senhor, reconhecer, como Izabel, a graça de Deus que nos visita. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O que você poderia fazer neste último dia de maio em homenagem a Nossa Senhora, a mãe de Jesus e nossa? Uma rosa para ela? A récita do terço? Uma mesnagem a alguém necessitado de atenção? Como disse o poeta: “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

No encerramento do Mutirão Mundial de Oração, que foi animado pelos Santuários Marianos, o Papa Francisco hoje realiza uma bela celebração mariana nos jardins do Vaticano, rezando a Nossa Senhora Desatadora dos nós. Pede pelo fim da pandemia e a retomada da vida sociedade e de trabalho.

É possível que você já tenha o aplicativo da Rádio Tempo de Paz, no seu celular. Assim, vai poder me acompanhar, hoje, no Terço Mariano das 18 horas, encerrando este Mês de Maria.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Receber visitas nos deixa irradiante,felizes chegamos até mudar nossas rotinas pra tudo ocorrer certo!Imaginemos no campo Cristologico,e uma gestante tão especial!Hum!Os vizinhos que costumam fazer um pouco de barulho nesse momento tão crucial ajusta-os para graça do Espírito Santo:-Ela é uma mulher de Deus,teve coragem de abraçar uma gravidez sozinho,isso não tão fácil como estão falando, aquela é realmente uma serva do Senhor e com certeza seu prólen será do bem!Quem têm uma alma sensível,imaginação pôde sentir alegria de Isabel ao receber uma das suas melhores amigas em casa uma emoção indiscutível!-Olha Bel Ele se mexeu quando escultou sua voz!Ummm deixa eu sentir?Sim e todo ocorreu para o bem.Bem aventuranças é para todos,os vizinhos continuam alegres pôr tê-los conhecimento da palavra de Vida!Hoje as Marias assumem o mesmo Sim de Maria,os Jesus Cristos estão no SILÊNCIO da visita da luz do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏pelas mãe , filhos , que Jesus nos proteja.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Gratidão pela Meditação de hoje...
    À visita de Maria.
    Como Merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? ( LC 1,43 ).
    Precisamos hoje do Espírito Santo para reconhecer a graça da visita do Senhor.
    "Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
    Porque visitou e redimiu o seu povo".
    Padre João Carlos, que o Senhor Jesus abençoe e ilumine seus caminhos, seja sempre sua companhia.
    Uma excelente semana à todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um início de semana abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Louvo ao senhor porque reparou
    na sua humilde servidora,por todas as gerações será chamada bendita de Deus.
    É uma grande honra ser visitada pela mãe do meu Senhor.
    Receba a visita da mãe Maria na sua vida diariamente, converse
    com Ela e sinta a sua presença real e concreta, acredita firmemente que as dificuldades
    Será preparada uma solução.
    Ela é mãe e, como toda boa mãe, cuida dos filhos.
    Nossa senhora, mãe de Deus e minha mãe, cuida das feridas do
    Corações dos teus filhos.
    Muito corações feridos nessa pandemia.🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor Fruto à Caridade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Salve maria o senhor e comnosco a sua bencaos padre amem

    ResponderExcluir
  8. Obrigado padre João Carlos pelo comentário

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Senhor ,por todo que faz por nós mostrando a ps palavras sábias do bom Deus através dos seus filhos que tanto vos ama. É com gratidão que somos filhos de Deus é que Maria nos concedeu o prévilegio de estarmos de passagem por este mundo,mas breve estaremos de volta para o pai..

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos um boa e santa tarde hoje é o incerramento do mutirão de oração estarei em oração em agradecimento a Deus e a virgem Maria Mãe de Deus e nossa por ter nos protegido até hoje

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pela meditação maravilhosa a visita de Maria a sua prima Isabel muito linda a sua reflexão maravilhosa que jesus e nossa senhora Auxiliadora lhe proteja e uma boa semana para o senhor paz e bem Nilza Maria jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Padre João Carlos, e Obrigado pela orações e meditações, que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem abençoado o Sr. Sua benção Padre João Carlos.🤲 Obrigado Nossa Senhora pôr cuidar de mim e dá minha família, GRATIDÃO SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Rafael e obrigada também ao Pe João Carlos pela reflexão de 31/05.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS