20210531

O DEUS DA MOEDA


01 de junho de 2021

EVANGELHO


Mc 12,13-17

Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

MEDITAÇÃO

E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição que estão nesta moeda?” (Mc 12, 16)

Mas, tem muita gente ruim nesse mundo! As autoridades fizeram um plano para destruir Jesus. Mandaram fariseus e partidários de Herodes para cavar uma acusação contra ele. E eles chegaram com aquela conversinha, chamando Jesus de ‘Mestre’ e fazendo-lhe altos elogios. Disseram que foram fazer-lhe uma consulta: ‘Dize-nos o que pensas: é lícito ou não pagar imposto a César?’. Ninguém se engane, não era uma dúvida. Era uma arapuca.

Jesus logo percebeu o jogo deles. O imposto do imperador era alvo de muita polêmica, revoltas da população e muita repressão por parte dos romanos. Se dissesse que estava de acordo, eles o acusariam diante do povo como traidor. Pagar o imposto seria reconhecer a dominação romana sobre o país. Se dissesse que não era para pagar, eles o denunciariam aos romanos como incitador do povo contra o império, como aliás o fizeram no processo da paixão. Jesus percebeu a maldade deles e começou desmascarando o grupo. Ele os chamou de hipócritas e disse que aquilo era, na verdade, uma armadilha.

Depois de desmascará-los, Jesus pediu para ver a moeda com que se pagava o imposto, a moeda romana, a dracma. Se Jesus pediu para ver a moeda, é porque Jesus não tinha a moeda, concordam? Mas, eles a tinham. E mostraram. O fato de terem a moeda já mostra como eles estavam integrados no sistema romano, não acha? Bom, fique atento à pergunta de Jesus. ‘De quem é a imagem e a inscrição desta moeda?’. Eles responderam que era de César. Então, havia uma imagem e uma inscrição. E eram de César, o imperador romano. Um judeu piedoso não suportava imagem, você sabe disso. Mas, esses tais carregavam no bolso, tranquilamente, a imagem do imperador.

O caso é que devia ser um problema muito sério para os judeus do tempo de Jesus. Na moeda, havia a imagem do imperador. E a inscrição dizia: ‘Tibério César Augusto, filho do divino Augusto’. Os imperadores romanos daquele período eram divinizados. O pai adotivo desse Tibério foi chamado de divino Augusto, reconhecido como um deus pelo senado romano. Havia um templo em Esmirna, onde esse imperador Tibério era cultuado. Então, era a moeda de um imperador divinizado... e isso será que vai bem com um judeu piedoso? Claro que não. O primeiro mandamento do decálogo (Ex 20) fala do único Deus a quem se deve adorar e prestar culto. E que não deve ser representado em imagem. Essa era uma regra sagrada para o judeu. Não vale exatamente para nós hoje, depois de mais vinte séculos, mas aí é outra história.

Bom, você está entendendo... nas mãos de Jesus, está a moeda do imposto. O que ela tem de especial? Ela é uma declaração do senhorio de um imperador divinizado. É a proclamação de um deus que não é o Deus de Israel. Um imperador com seu título de filho do divino Augusto e com sua imagem, uma agressão para o judeu do tempo de Jesus. Servir a outro Senhor é idolatria, é traição ao verdadeiro Deus.

Guardando a mensagem

As autoridades estavam decididas a eliminar Jesus. Levaram-lhe uma pergunta, na verdade, armaram-lhe uma armadilha. Esses ‘inocentes senhores’ queriam saber ‘se era certo pagar o imposto a César?’. Jesus começou desmascarando aquele grupo mal intencionado pela pergunta que fez e pelo tratamento que eles estavam dando ao imperador divinizado. Jesus não respondeu se era para pagar imposto ou não pagar imposto. Jesus denunciou que eles tinham embarcado no projeto do imperador que estava tomando o lugar do Deus vivo e verdadeiro. O Senhor de nossas vidas e de nossa história é Deus, o Deus que se revelou ao povo de Israel, que o libertou do cativeiro e o constituiu seu povo. Não é César. A Deus, devemos dar todo o nosso amor e toda a nossa adoração. A Deus, não a César. Nem a César, nem a qualquer outro senhorzinho de plantão.

E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição que estão nesta moeda?” (Mc 12, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua palavra é uma luz em nossa vida. Ela ilumina as situações que enfrentamos, mostrando suas ambiguidades. Nesse assunto do imposto ao império romano, percebeste que o problema não era pagar ou não pagar o imposto. O problema era fazer do imposto um ato de idolatria, de culto a um falso Deus. Ajuda-nos, Senhor, com a luz do teu Santo Espírito, a não elegermos falsos deuses em nossa vida, a quem sirvamos e nos sacrifiquemos. Só o Deus vivo e verdadeiro merece toda honra e toda glória. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amem.

Vivendo a palavra

É capaz de haver outro deus na sua vida. É bom ficar vigilante... Só o Deus vivo e verdadeiro merece todo o nosso amor e a nossa adoração. Ninguém pode tomar o lugar dele. Nem filho, nem marido, nem mulher; nem trabalho, nem dinheiro, nem o mercado. Deus está acima de tudo e de todos. Ele é o nosso amor maior, o nosso bem maior. No dia de hoje, verifique qual é a imagem que tem na sua ‘moeda’... qual é o deus que está se escondendo naquilo que você mais dá valor.

Nesta quinta-feira, celebramos Corpus Christi, a solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo. No sábado, temos o Show online, festejando os 25 anos de nossa Associação Missionária Amanhecer. E eu estou contando com sua participação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Ame só o verdadeiro,cuide do material:-E tá fazendo oq agora?Tendo que justificar para Meus inimigos àquelas coisas que-os afasta do Amor Eterno!Como Cara me fazem umas coisas pra fazer testes de fedelidade, acabando isso prestei atenção nas minhas palavras,sim:-Dai a César o quê é de competência dele,não crias ídolos! Hoje quem será nosso mentor?Precisamos sim do financeiro,porém se formos munidos das instruções oferecidas pôr Jesus veremos quê ele não se importa,nem uma moeda tinha naquele momento pediu ajuda para mostrar qual era seu objetivo de Vida,mesmo sendo assim tudo certinho justifica que os adiversàrios igualmente ao agora sempre querendo pregar armadilhas, mas quem ainda não sofreu um senção dessa?O pior quê as vezes os opositores então bem ao coração de quem mais amamos!E com muita sabedoria damos uma resposta branda e eles,sente-se envergonhados, então faz ideia naquela época onde o imperador era a figura maís ilustre (um deus grego).Quê possamos usar sempre das coisas terrenas sem deixar ser usado pôr elas, tendo em Mente o Eterno!!!!

    ResponderExcluir
  2. 🙏💞🙏A Deus nossa gratidão

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Padre João, a Meditação já faz parte de minha vida,me ajudou a acordar novamente para este momento de Graça. É como um bálsamo q me faltava! E vou partilhando,hj a tecnologia facilita mto a evangelização em tempos novos!Partilhava esporadicamente, de repente percebo quão carente de Deus está o homem! Já tenho 4 solicitações para que seja uma partilha diária,ontem outra,por favor me mande todos os dias! Com outra q estava bem ao meu lado, não imagina o bem q me fez com a Meditação! Agradece tbm diário o carinho ,a meditação hj foi exatamente para mim! Deus o abençoe Padre João,e começando o mês do Coração 💓 de Jesus, que Ele carregue sempre o Senhor na Palma das Mãos,pq senhor é muito importante para Ele e para o mundo tbm. Deus lhe abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/6/21 07:47

    Bom dia Padre João Carlos. Saúde e amor no seu coração e na sua vida...
    Senhor Jesus, a tua palavra é uma luz em nossa vida. Ela ilumina as situações que enfrentamos. Ajuda-nos, Senhor, com a luz do teu Santo Espírito, a não elegemos falsos deuses em nossa vida, a quem sirvamos e nos sacrifiquemos. Só o Deus vivo e verdadeiro merece toda honra e toda glória.
    Senhor, seja bendito o teu Santo nome... Abençoa Senhor Padre João Carlos e a todos da AMA. Um bom dia a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos a sua benção gratidão senhor por tudo

    ResponderExcluir
  7. Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, eu LHE agradeço por rezar diariamente. Contudo, me ensine fazer caridade. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine trabalhar santamente. Me ensine ser justo e honesto. Me ensine fugir do pecado e da hipocrisia. Me ensine seguir o caminho da salvação. Me ensine servi-Lo da melhor forma possível. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos um dia abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e Nossa Senhora Auxiliadora envolve no teu caminho.
    🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Não existe nada maior que Deus.
    Minha certeza,eu creio sei ver porque sei que Deus é o Senhor.
    Ele faz parte de mim,meu melhor amigo e
    confidente.
    Tenha certeza Deus coloca anjos na nossas vida, Deus é um Deus de ação, ensinar onde devemos andar.
    Nenhuma lágrimas derramanda ficar sem
    lenço.
    Padre João Carlos uma vez uma pessoa disse que não gostava de me só para mim machucar,mas eu respondi não tem problema Deus me Ama.🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas Sempre muito bonitas. Estaremos em Oração para o Amor no Sagrado Coração de Jesus e que possamos transmitir Esse Amor recebido em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre sua benção que o senhor na sua infinita bondade nós abençoe 🙌🙏

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja o seu Santo santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  12. A verdade temos que respeitar,só o Deus vivo merece sua adoração, Deus esta acima de tudo e de todos por isso merece todo respeito e adoração. Mais ninguém neste mundo é tão poderoso do que Deus,os castigos do mundo vem para transformar o homem para o melhor e saber conduzir perante os seus irmãos, que sao6 filhos de Deus. Abençoai a todos que precisam de vós.

    ResponderExcluir
  13. O sr é um anjo na terra padre. Gratidao6

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Pe.João Carlos pela reflexão de hoje! Devemos amar a Deus sobre todas as coisas!

    ResponderExcluir
  15. Olá padre João carlos! Peço orações pra minha tia que ficou viùva,o esposo dela teve um infarto fulminante

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por jesus colocar no nosso caminho essa benção que é padre João Carlos é uma ajuda para nós salvar da vida que estomos vivendo com essa pandemia sem poder sair de casa nãos ir a igreja nem visita as pessoas e triste tenho fé em Deus que vai passar

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.

Postagem em destaque

Vá e faça a mesma coisa

Eu já andava desconfiado que o bom samaritano do evangelho fosse Jesus. Agora, já não tenho mais dúvidas. Bom, Jesus contou a históri...