PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A VINDA DO DEFENSOR

A VINDA DO DEFENSOR



10 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 15,26–16,4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

MEDITAÇÃO


Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)

Ontem, celebramos o 6º Domingo da Páscoa. E a grande palavra que ecoou na liturgia de ontem foi AMOR. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14, 23). Como o Pai amou Jesus, Jesus nos amou. E como Jesus nos amou, precisamos nos amar uns aos outros. E nos perguntamos: Como foi que Jesus nos amou? Ele deu sua vida por nós. E nos deu o seu Espírito. No domingo da ressurreição, ele soprou sobre os apóstolos, comunicando-lhes o seu Espírito. No Pentecostes, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade. No seu amor por nós, ele deu a vida e nos deu o seu Espírito.

Nesta cena da última ceia, Jesus está preparando os discípulos para acolher e entender a missão do Espírito Santo. Ele é o outro Defensor. Ele vem do Pai, como Jesus. E vem enviado pelo Pai e pelo Filho, na sua volta ao seio do Pai. E por que ele é chamado de Defensor? Porque atualizará o legado de Jesus que nos reconciliou com Deus, nos livrando do jugo do pecado; porque fortalecerá e defenderá os seguidores de Jesus nas provações, nas perseguições. Jesus o chamou de o Espírito da Verdade. Espírito da verdade porque ele revela aos discípulos quem é Jesus e os ajuda a compreender o significado de suas palavras. Ele é o animador número um da missão de Jesus que os discípulos vão continuar.

Desde o começo, a comunidade compreendeu esse papel fundamental do Santo Espírito, como parceiro da missão. Quando os apóstolos e os anciãos tiveram que tomar uma decisão sobre a entrada dos pagãos na comunidade, eles rezaram e deliberaram. Depois, escreveram o seguinte na carta que foi enviada: ‘Pareceu bem a nós e ao Espírito Santo tomar a seguinte decisão’. Viu? O Espírito Santo e os seguidores de Jesus são parceiros no testemunho do Mestre.

Guardando a mensagem

O Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho, veio para garantir a continuidade da missão. Ele dá testemunho de Jesus. Nós também somos testemunhas de Jesus. A testemunha tem conhecimento de causa, por isso atesta publicamente, garante alguma coisa a partir de sua experiência. Nós conhecemos Jesus e o anunciamos. O Espírito Santo é quem garante que o nosso testemunho seja verdadeiro e fiel nas provações. Ele é o parceiro da Igreja na sua grande missão, a evangelização. Nosso testemunho sobre Jesus, nós o damos todo dia, por onde andamos, com o que falamos, com o modo como nos conduzimos na vida. Quem nos inspira e nos sustenta no testemunho é o Espírito Santo.

Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)

Rezando a palavra

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Talvez, hoje, apareça uma boa oportunidade pra você falar de Jesus a alguém. É só mostrar o seu amor por ele, sua vinculação com a comunidade dos discípulos dele, a Igreja. Uma hora para o testemunho. Hora do Espírito Santo.

No grande mutirão de oração deste mês, com a animação dos Santuários Marianos, hoje é a vez do Santuário da Irlanda, N. Senhora de Knock, rezando, hoje, pelas pessoas com deficiência. Reze o terço mariano, você também. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Realmente,o espírito Santo é o nosso defensor,através do nosso,batismo nos de.
    Força coragem de testemunhar o EVANGELHO ,QUE A PALAVRA DO SANTOMEVANGELHO PERFOA OS NOSSO PECADO...

    ResponderExcluir
  2. O Espírito Santo inuda todo mundo,basta querer aplicar sua capacidade de fazer a vontade incansável do bem, graças a Deus podemos marcar nossas vidas sementes produtivas para chegarmos lá no Reino de céu está entre nós,a presença desse Reino é a marcação concreto de luz.inudados na graça já estamos indo pra força do caminho que JESUS Cristo prescreve posteriormente.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que o espírito santo de deus nos ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos sua benção e muito obrigado pelas orações e meditações, que o Sr tenho uma ótima semana com muita Saúde e Paz. Que o Espírito Santo venha nos libertamos dessa PANDEMIA e nos encher de sabedoria.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus o abençoe grandemente com saúde paz e alegria neste dia.
    À vinda do defensor...
    Padre João Carlos, desejo que Deus te dê um dia iluminado com muita saúde. Tenha uma Semana muito abençoada...
    Fique com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    O Espírito Santo soberano está sobre todos nós.
    Porque o Senhor solicitar para anunciar a boa nova aos pobres.
    Enviou para cuidar dos que estão com o coração sem forças,os que perdeu sua liberdade e a liberação do mundo das trevas os que estão prisioneiros da escuridão.
    Ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Abençoada seja esta segunda feira para o sr. padre João Carlos e os seus, repleta das graças do ESPÍRITO SANTO de DEUS. Muito obrigada por todos os dias trazer a LUZ de DEUS para nossas vidas através das suas explicações da palavra de DEUS. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  8. O Espírito Santo ilumine sempre as nossas vidas

    ResponderExcluir
  9. Ivani
    O Espírito Santo ilumine sempre as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  10. bom dia padre João Carlos pesso que ore por linha mãe Maria José rosendo que se internada na luta pela covid. padre Rouge a Deus por sua cura. amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Padre João Carlos.
    Linda demais a meditação feita pelo senhor, Padre. Que Deus o abençoe sempre, AMÉM.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendi a Oração do Divino Espírito no catecismo e rezo diariamente com FÉ.🙏

      Excluir
  13. Que o espírito santo nos ilumine obrigada padre pela palavra

    ResponderExcluir
  14. Senhor da vida, eu LHE agradeço pelos dons e os frutos do Espírito da Verdade. Entretanto, me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de orar com fé e confiança. Me conceda a graça de ter um coração aberto para aceitar e viver o Evangelho. Me conceda a graça de viver o meu batismo. Me conceda a graça de ser fiel ao RESSUSCIATADO. Me conceda a graça de testemunhar o SALVADOR. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoar e o amor de maria lhe cubra de bençãos Deus nos amou tanto que nos deu seu filho amado como o nosso cavaldor amor jesus de todo coração amém 🙏🙏🙏 paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS