PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM VAI, O OUTRO VEM

UM VAI, O OUTRO VEM





11 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 16,5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

MEDITAÇÃO


É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).

Jesus estava dizendo aos discípulos que era mais vantajoso para eles que ele partisse, que fosse para o Pai. Só ele indo, viria o Espírito Santo. Por que será que Jesus disse isso? Porque ele precisava ir? Qual a vantagem da vinda do Espírito?

Bem, os discípulos tiveram a experiência maravilhosa de conviver com Jesus, de ouvi-lo, de ver suas atitudes e suas obras prodigiosas. Tudo bem. Mas, não chegavam a compreendê-lo profundamente, não entendiam o significado de sua mensagem e o alcance de suas palavras. Eles também não conseguiam captar o sentido de sua morte e de sua ressurreição. A morte de Jesus como um malfeitor foi uma tremenda decepção para eles. Eles também não chegavam a perceber como a pregação e a prática de Jesus eram uma novidade que punha em crise a sua prática religiosa judaica e gerava uma nova expressão religiosa.

Jesus ressuscitado voltou ao Pai e nos enviou o Espírito Santo. A presença do Santo Espírito fez a diferença na vida dos discípulos e do seu trabalho missionário. O Espírito Santo acompanhou a comunidade em um verdadeiro salto de qualidade. O seu ponto de partida e a sua referência foram a herança de Jesus, isto é, suas palavras, seus ensinamentos, sua morte e ressurreição. Ele ajudou a comunidade a compreender mais profundamente quem era Jesus e o significado de suas palavras; inspirou os discípulos a interpretarem o verdadeiro alcance redentor da morte de Jesus; e, com eles, construiu a nova comunidade do Novo Testamento.

Claro que foi bom que Jesus voltasse ao Pai. Sem o Espírito Santo, Jesus seria apenas um personagem da história, talvez um modelo de vida, um santo homem ou mesmo um deus que esteve conosco e se foi. Pela atuação do Santo Espírito, Jesus continua presente no meio dos seus. É viva a sua palavra. É permanente o seu sacrifício. Na força do Espírito, é Jesus quem lidera a sua Igreja e preside a história humana, conduzindo-a para um final feliz. É o Espírito Santo que atualiza a palavra e a presença de Jesus no meio de sua comunidade e no mundo. Pelo Espírito, os discípulos ficam sabendo quem é Jesus e o que significam suas palavras.

Sem o Espírito Santo, a comunidade dos discípulos teria permanecido trancada no cenáculo. E o cristianismo seria um culto quase secreto, sem repercussão no mundo externo. O Espírito Santo levou a Igreja a abrir as portas, sair às praças e atravessar os oceanos. A boa notícia é para todos e deve chegar a todos. O evangelho é fermento para a vida do mundo. Sua mensagem deve repercutir em todos os ambientes, em todas as atividades humanas, gerando fraternidade, solidariedade, justiça, paz, respeito à vida, tolerância, perdão. É o Espírito Santo quem dá vigor e atualidade à pregação do evangelho.

Guardando a mensagem

Jesus nos enviou, da parte do Pai, o Espírito Santo, o outro Defensor. A sua vinda deu garantia de continuidade à missão de Jesus. Os discípulos puderam compreender quem é Jesus e o significado de seus ensinamentos. Assimilaram a sua morte e ressurreição como mistério de redenção, de sacrifício em favor dos pecadores. Com o Espírito, os seguidores de Jesus construíram uma nova expressão religiosa, onde se vive, se celebra e se anuncia a nova humanidade que começou na sua páscoa. O Espírito Santo é quem atualiza a palavra e a presença de Jesus e continuamente empurra a Igreja para as periferias do mundo.

É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O Espírito Santo nos faz compreender a tua morte e a tua ressurreição. Se por um lado, a cruz foi obra do ódio do mundo contra Deus, por outro lado ela manifestou o amor de Deus pelo mundo. Que o teu Santo Espírito continue nos iluminando, nos inspirando, nos movendo para sermos tuas testemunhas nesse nosso mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça uma prece ao Espírito Santo, fale com ele. Ele mora em você.

O Santuário que hoje está liderando a oração do Rosário de Nossa Senhora é o da Virgem dos Pobres, da Bélgica. Hoje, toda a Igreja reza pelos pobres, os sem-teto e todas as pessoas em dificuldades econômicas. Reze, você também. 

Pe. João Carlos Ribeiro,SDB

17 comentários:

  1. Bom dia paz e bem pra todos nos essa passagem biblica nos enssina acredita e termos fé quê o espirito Santo agirar muitas vezes ficamos desanimado com tantas ondas alta sobre nós achamos quê vamos nos afoga e esquecemos quê existe um Deus quê tudo pode fazer amém sua benção moro aqui no barrio do pina recife

    ResponderExcluir
  2. O Espírito Santo inuda o nosso ser,desde que estejamos aberto ao novo as mudanças atuias da pasciência em aguardar através das orações a prática dá justiça no mundo de forma correta como nossa pedágogia Cristã aplicada pôr Jesus Cristo.Quando a paz e justiça se unirem em nossas ações as orações dos justos está sendo aplicada, então é luz do mundo será vivência da sociedade atual que tanto aprimorou seus desejos,basta ser aplicada.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Bom dia 🌹Que o meu coração e o de toda minha família seja guiado pelo Espírito Santo de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a sua benção que o espírito santo nós capacite nós der sabedoria para compreender a palavra

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa reflexão diária! Nos ajuda na evangelização! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia meus irmãos em Cristo!
    Vinde Espírito Santo, sopra teu fogo Santo sobre nosso universo é elimina esse maldito vírus! Gratidão a Deus por mais um dia!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Espírito Santo o que vamos fazer hoje?? Sua bênção padre.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que o espírito santo de deus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Obrigado pela MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR...
    Senhor Jesus, que o teu Santo Espírito
    Continue nos iluminando, nos inspirando, nos movendo para tuas testemunhas nesse nosso mundo.
    Padre João Carlos, o Espírito Santo mora em você.
    Que o Espírito Santo de DEUS nos abençoe poderosamente e nos proteja de todo mal...Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  10. Abençoado seja o dia do sr. padre João Carlos, e de sua família, que o ESPÍRITO SANTO de DEUS os protejam com muita saúde. Obrigada pela meditação que o sr. nos explicou. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima terça feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    O Espírito Santo a sua vinda, ele veio para nos dar dons,dons de cura , profecia,a palavra do conhecimento,a palavra da sabedoria,a operação de milagres, protetor da comunidade,e ainda nos dar o poder que precisamos para ser forte de rejeitar os desejos pecaminosos, dizer não ao pecado e liberdade para nos aproximarmos de Deus.
    A medida que crescemos entendimento e práticas da palavra,as características de Cristo serão manifestadas em nossa vida.🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor no Deus Espírito Santo para iluminar nossas Vidas. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos sua bênção

    ResponderExcluir
  14. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!! Obrigado meu Pai Eterno, esteja sempre ao meu lado, e dos que amo. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  15. Que o divino Espírito Santo nos ajude a vencermos todos os problemas da nossas vidas. Pois Jesus nos liberta de todos
    os pecados ,sabendo amar,respeitar e conhecer aos seus ensinamentos que foram pregados para todos que acreditavam em suas palavras de fé,confiança, coragem,vencer o mundo de todos os pecados.

    ResponderExcluir
  16. Deus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez na vida do VOSSO povo. No entanto, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine rezar e cantar hinos da melhor forma possível. Me ensine fugir do pecado e do chefe deste mundo. Me ensine seguir o caminho da salvação e da fé. Me ensine evangelizar com sabedoria e humildade. Me ensine fazer caridade. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine ser hospitaleiro. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine ser fiel ao meu Defensor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção hoje estou muito atrasada porque amanhã filha chegou muito tarde do trabalho e a criança meu neto que eu tomo conta caiu e sangrou na boca fiquei apertada ele chorava muito o divino espírito santo lhe ilumine muito ele e o nosso defensor rezo todos os dias restou também rezando o terço na televisão o espirito santo que nós guarde e nós livre dessa pandemia pesco proteção p o mundo inteiro amém 🙏🙏 paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS