PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS, PORTA DA SALVAÇÃO

JESUS, PORTA DA SALVAÇÃO



26 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.


MEDITAÇÃO


Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem (Jo 10, 9)

Ontem, celebramos o Domingo do Bom Pastor. O evangelho de hoje continua nos apresentando Jesus, o bom pastor. Hoje ele nos diz: “Eu sou a porta das ovelhas”. Como podemos entender essa palavra?

Jesus entra pela porta. Consideremos, em primeiro lugar, que Jesus, como bom pastor, entra pela porta das ovelhas. A porta do redil é o portão do cercado onde estão as ovelhas reunidas, durante a noite. O bom pastor entra pela porta, não pula o muro. Quem pula o muro é o assaltante. Jesus entrou em nossa história pela porta. Não caiu de paraquedas. Ele, sendo Deus, abaixou-se e fez-se um de nós, convivendo conosco, andando pelos nossos caminhos. É o que nós chamamos de encarnação. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Pastor pra valer tem que ser como Jesus, entra pela porta: a porta do coração, a porta da convivência, a porta da inculturação.

A porta é de entrada. Consideremos, em segundo lugar, que nós, como ovelhas do rebanho de Deus, entramos na comunhão com Deus e com os irmãos, através da porta que é Cristo. O bom pastor comunica a vida às suas ovelhas, não é como o ladrão que se aproveita delas. O bom pastor, renunciando aos seus interesses pessoais, sacrifica-se pelo rebanho. E como é que o pastor Jesus comunica a vida? Por sua presença, por sua pregação, e, sobretudo, por sua vida entregue na cruz. É por ele que vamos ao Pai. É pela fé nele e pelo batismo em sua morte e ressureição que encontramos a salvação e nos tornamos filhos de Deus.

A porta é de saída. Consideremos, em terceiro lugar, que nós, como ovelhas do rebanho de Deus, estamos em êxodo para a vida plena, pela porta que é Cristo. A porta também dá acesso à saída das ovelhas para suas andanças para pastos e locais com água de beber. Ele disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Com ele, que vai à nossa frente, estamos a caminho da terra prometida, como no antigo êxodo. A vida plena que ele nos dá é a plena realização de nossa existência humana e de nossa condição de filhos de Deus. Ele nos dá a sua própria vida, no sentido que se oferece por nós e no sentido que nos comunica a sua vida de ressuscitado. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

Também nós somos pastores. Consideremos, em quarto lugar, que somos chamados a participar do pastoreio de Cristo, como ovelhas, mas também como pastores. Em sua mensagem para a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações deste ano, o Papa Francisco escreveu: “O Senhor deseja moldar corações de pais, corações de mães: corações abertos, capazes de grandes ímpetos, generosos na doação, compassivos para consolar as angústias e firmes para fortalecer as esperanças". 


Guardando a mensagem

Jesus, o bom pastor, entrou em nossa história pela porta. Sendo Deus, abaixou-se à nossa condição humana para nos encontrar, para nos falar, para nos conduzir. Ele é também a porta, por onde entramos em comunhão com Deus: porta de entrada, pois por ele temos acesso à vida eterna; porta de saída, pois por ele, enche-se de significado a nossa existência humana, a nossa peregrinação em busca das eternas pastagens. Não há outra via, outro caminho de acesso ao Pai, senão Jesus Cristo. Pais e mães de família, animadores, profissionais, líderes em nossos ambientes… somos todos pastores. Em nosso serviço de liderança, precisamos imitá-lo, ser bons pastores. Esforcemo-nos para levar o rebanho para boas pastagens, para a vida em abundância. Isso exige sacrifício de nossa parte, renúncia, fidelidade. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 

Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem (Jo 10, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Ninguém vai ao Pai senão por ti. Tu és a porta pela qual ingressamos na casa do Pai, como filhos pródigos que somos. Fomos reconciliados por tua morte redentora. Por ti, chegamos ao Pai. Pela porta, também saímos para trabalhar na vinha do nosso Deus. Como tu, e contigo, vamos em missão, no compromisso de que todos tenham vida e vida em abundância.  Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Nesta segunda-feira, continuemos no clima do Domingo do Bom Pastor, rezando para que o Senhor dê à sua Igreja numerosos e santos sacerdotes, religiosos e religiosas, missionários e missionárias. 

E nós temos um encontro marcado todas as noites, na Live das 21:30. Nela, retomamos a Meditação do dia e rezamos as orações da noite. Você pode me acompanhar em meu canal do youtube ou em minha página do facebook. É só procurar 'Padre João Carlos'.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Deus abençoe toda nossa família

    ResponderExcluir
  2. Que sempre possamos ouvir e seguir o nosso Bom Pastor! 🙏🙌❤️

    ResponderExcluir
  3. Amém!Bom dia!🌹 Louvado seja Deus sua vida Padre João!Louvado seja Deus por todas as vocações sacerdotais e religiosas! Todas as vocações chamadas por Cristo são motivos de grandes louvores! Louvo a Deus por todas as maravilhas realizadas em minha vida e na vida dos meus famíliares, através das orações que recebemos! Porque são frutos da Vocação Sacerdotal e Religiosa que brota das suas mãos e das maos de tantas outras pessoas que intercedem por nós!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua benção,pai de todo meu coração venho te pedi pai que o senhor nos abençoe abençoa minha filha que está indo pra reavaliação com o médico pra ver como está se recuperando do covid ela está no são Paulo e eu aqui no Pernambuco em oração por ela🙌

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que nós possamos seguir o nosso bom pastor.

    ResponderExcluir
  6. Wilson Ferreira Batista falo de Botafogo Rio de Janeiro, padre querido hoje o Sr esqueceu de dá sua bênção no final de mensagem, gratidão pela linda reflexão

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia e lhe conceda paz e saúde neste dia...
    JESUS, porta da salvação.
    Senhor, como tu, e contigo, vamos em
    missão, no compromisso de que todos tenham vida e vida em abundância.
    À todos desejo uma semana muito abençoada por Deus com muita saúde e muita paz... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus entra pela porta que vc abre,o ladrão que não faz o bem entrar pela brecha que vc esqueceu de fechar.
    Não deixe ser enganado pelo ladrão.
    Abra a porta quem deixa Jesus entrar será salvo,creia que Ele existe compensa dos que o buscam.
    Quando Deus tirar algo de vc, Ele não o está punindo,mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.🙌🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também preciso que me seja enviando todos os dias esta reflexão sobre a palavra de Deus.
      Sou um padre catolico, capuchinho de Angola

      Excluir
  9. Bom dia, Pr. João Carlos!
    Senti a falta de sua bênção.
    A sua bênção.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  10. Deus proteja a minha família Obrigada padre pelas palavras Jesus é a porta

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Padre João Carlos !
    Senti falta da sua benção. Abraço

    ResponderExcluir
  12. José Lúcio26/4/21 09:05

    Bom dia, Padre João Carlos ! Senti falta da sua benção. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Deus de bondade infinita, eu LHE agradeço por todos os anjos. Contudo, me ensine viver o meu apostolado e o meu batismo. Me ensine acolher, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine ser fiel. Me ensine orar da melhor forma possível. Me ensine seguir o caminho da conversão, da fé, da purificação e da salvação. Me ensine obedecer o Espírito Santo. Me ensine glorificá-Lo com amor. Me ensine ser um bom pastor e uma boa ovelha. Me ensine fugir do pecado e dos enganadores. Me ensine trabalhar para que todos tenham vida em abundância. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras cantadas e explicadas e Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos pela sua Infinita Misericórdia sermos chamados pelos nossos Nomes. Salve Maria, Mãe do Salvador e Nossa Mãe 🙏

    ResponderExcluir
  15. O Senhor é a nossa salvação ,pois e ele que nos oferece todos os caminhos que devemos seguir para sermos felizes. Ele ê a ovelha que conduz os seus rebanhos para a felicidade, o amor ,a caridade,a fraternidade e não nos abandona ,esta sempre nos conduzindo p.ara o seu rebanho.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos, uma semana de bênçãos para o sr. e todos dai, obrigada pela meditação enviada, e por ser este pastor tão querido e iluminado pela LUZ DIVINA, que um dia através de sua voz, salvou a ovelha perdida e sem rumo. GRATIDÃO. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  17. Que cumpramos nossas missões de pastores, e que sejamos bons pastores, em todas as nossas lideranças de nossas vidas. Eu rogo ao Senhor, que seja cada vez maior o número de bons pastores, nas famílias, nas religiões, nos trabalhos e na política.

    ResponderExcluir
  18. Ser um bom pastor ou ser boas ovelhas? Quê voz suave é essa? Têm uma forma de ensinar diferente, transmiti paz nos deixa seguros,se fosse ladrão não agiria dessa forma!Os perversos gritam, esperneia,xingam,roubam isso ele não faz!Quem conhece a voz do Espírito Santo inuda-se ao perceber quê está sobre o governo de um justo! Quem já teve uma experiência com a pedágogia Cristã aplicada pôr Jesus Cristo percebi as pessoas que a pertence.

    ResponderExcluir
  19. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pela meditação maravilhosa que jesus e são José lhe cubra de bençãos e saúde e muita paz. Eu vim para que as ovelhas tenham vida a vida. Completo boa noite padre paz e bem amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS