PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PARTILHAR DO QUE DEUS LHE DEU

PARTILHAR DO QUE DEUS LHE DEU



05 de março de 2021

EVANGELHO 


Mt 21,33-43.45-46

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

MEDITAÇÃO


Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’ (Mt 21, 37)

Olha só essa história de Jesus.... Um homem plantou uma vinha. Arrendou-a e viajou para longe. No tempo combinado, mandou buscar a renda. Os rendeiros negaram-se violentamente a pagar a renda.

Para entender essa história de Jesus, basta saber quem é a vinha. E quem seriam os agricultores covardes que se apossaram da vinha. Você tem uma ideia sobre quem é a vinha? A vinha, quem é? Vou lhe ajudar. Uma vinha é uma unidade de produção de vinho: a plantação da uva, a colheita e a fabricação do vinho, tudo feito na mesma fazenda. A vinha é uma imagem bíblica do povo de Deus. A vinha é o povo de Deus. No caso, o povo de Israel era a vinha. Foi Deus que plantou aquela vinha e a aparelhou de tudo para produzir um bom vinho. O vinho é uma coisa nobre, é uma representação dos frutos que o povo devia produzir.

Então, quem é a vinha? O povo de Deus. O povo com sua terra, sua organização, seu desenvolvimento. E de quem é a vinha? Claro, de Deus. Foi ele que a plantou e organizou tudo. Ele deixou um grupo de agricultores tomando conta, os rendeiros. E quem seriam esses agricultores? Pense aí... É só prestar bem atenção no começo da leitura, que a gente fica sabendo de quais agricultores Jesus estava falando. Deixa eu ler o comecinho do evangelho de hoje: “Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas”. Quem são os agricultores que ficaram como rendeiros, tomando conta da vinha? Isso, essa turma aí... os sumos sacerdotes, os mestres da lei, os anciãos... os líderes do povo, os seus governantes. Eles não são donos da vinha. Eles devem dar conta do seu trabalho e dos frutos que a vinha produzir, dar contas ao dono da vinha. E quem é o dono da vinha? Claro, Deus.

Mas, os agricultores da parábola maltrataram os empregados que o dono da vinha mandou para receber a renda. Bateram neles, expulsaram, até mataram alguns. E quando o dono da vinha resolveu enviar o seu filho único, o herdeiro, eles se combinaram para matá-lo. Os empregados enviados foram os profetas. E você já advinha quem foi o filho único que o dono da vinha mandou... quem foi? Claro, o próprio Jesus que está contando a história.

Guardando a mensagem

Por que será que essa palavra está chegando a você hoje? Aí eu já não sei. Mas que ela é uma palavra viva de Deus para você hoje, eu não tenho dúvida. Vou lhe dar uma sugestão. Você poderia pensar na sua vida. A sua vida é uma vinha que Deus plantou e dispôs muitas oportunidades para que ela produza muita coisa boa, um bom vinho. A sua vida é uma vinha. Você é o agricultor (a agricultora) que ficou tomando conta dela. Não vá pensar que a vinha é sua. Não é. Não vá negar a quota que é devida ao dono dela. Nem tratar os emissários dele com violência. E que quota você deve dar ao dono de sua vida? É bom você perguntar ao Espírito Santo de Deus que habita em você desde o batismo. Ele vai lhe dizer alguma coisa. Mas, eu já adianto: você precisa reconhecer claramente que a vinha é de Deus, que o que você consegue não é só fruto do seu suor. Você precisa agradecer mais, obedecer mais, partilhar mais.

Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’ (Mt 21, 37)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nesta tua história de hoje, a parábola dos vinhateiros, disseste que o dono da vinha mandou seu filho único para receber a parte do arrendamento. Sabemos que és tu que vieste. Tu és o filho unigênito que o Pai nos enviou. O que está na parábola foi o que te aconteceu: Eles te mataram e jogaram pra fora da vinha. Até hoje, nós tínhamos ficado com raiva daqueles agricultores violentos. Mas, agora está nos ocorrendo que os rendeiros somos nós também. Queremos, hoje, com a tua graça, reconhecer que é o Pai o dono da nossa vida e te acolher como o filho único enviado por ele, o herdeiro, o Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Estamos já no 17º dia da caminhada quaresmal. Hoje é sexta-feira, dia de abstinência de carne. A sugestão: vamos levar isso a sério. Nada de carne hoje. Este pequeno sacrifício é para nos unirmos ainda mais ao filho do dono da vinha, a quem o nosso pecado expulsou e levou à cruz numa sexta-feira.

O degrau de hoje, o 17º de nossa caminhada quaresmal é este: Partilhar do que Deus lhe deu. Um modo de reconhecer as bênçãos de Deus em sua vida e mostrar-lhe gratidão. Partilhar do que Deus lhe deu. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Que possamos reconhecer que Deus é o dono da nossa vinha e a ele toda honra e toda glória 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos!Que o Espírito Santo mostreme e que a cada dia me ilumine a cumprir os preceitos de obedecer,partilhar e agradecer.

      Excluir
  2. Bom dia Padre João! 🌹
    Agradecer, Obedecer e Partilhar é o que eu mais preciso! E o povo de Deus também! Que o Santo Espírito de Deus nos ilumine a cumprir com esses preceitos! Obrigada por tão linda explicação! Deus continue derramando bênçãos do seu Espírito Santo sobre o senhor!

    ResponderExcluir
  3. À sua bênção Padre João Carlos. Como sempre uma bela leitura da Bíblia. Obrigada por mais uma bela explicação do evangelho de hoje.
    Que Deus te abençoe. Janice.💒

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo o evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós possamos partilhar sempre o que temos com nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio5/3/21 08:24

    Mais um excelente e reflexivo comentário do evangelho pelo nosso Padre João Carlos.Obrigado, Padre João ! Que Deus continue te iluminando com O Espírito Santo nessa caminhada.

    ResponderExcluir
  7. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia quero me escrever no canal, como faço pra receber o evangelho

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/3/21 10:16

    Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia com toda felicidade do mundo... partilhar do que Deus lhe deu.
    Padre João Carlos, que você tenha uma excelente sexta-feira...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra e que Jesus nos ilumine para partilharmos seu Amor aos outros. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Padre João Carlos pela linda mensagem do evangelho explicada. Tenha um abençoado final de semana.

    ResponderExcluir
  12. Temos que viver a palavra do Senhor pois somos filhos dele, a quem devemos obedecer. Ele morreu na cruz pelos seus filhos amados. Vamos respeitar os ensinamentos da quaresma vivendo em comunhão com o Pai.

    ResponderExcluir
  13. Que o Espírito de Deus reina sobre nós para cuidar, zelar,amar então nada de negar Projeto de liberdade diante do quê há mais de especial pra nossas ações.Nossas ações sempre prevaleça atitudes de jesus exemplo sermos autênticos naquilo que for melhor caminho da vinho.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus poderoso, eu LHE agradeço pela vida de São Teófilo. Contudo, me conceda a graça de amar santamente. Me conceda a graça de evitar todo tipo de pecado. Me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de ser fiel ao meu SALVADOR. Me conceda a graça de produzir bons frutos. Me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS