PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: RECONHECER SEU IRMÃO POBRE

RECONHECER SEU IRMÃO POBRE



04 de março de 2021

Lc 16,19-31

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

MEDITAÇÃO 


Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20).

Neste 16º dia da Quaresma, uma insistência da palavra do Senhor sobre a caridade. Amar o pobre, acolher o mais fraco, incluir o marginalizado.

Por que será que o rico foi parar no inferno? Estou falando da parábola que Jesus contou. O rico foi parar no inferno, puxa vida! Jesus começou descrevendo o rico: roupas finas e elegantes, e todo dia dava esplêndidos banquetes. E o pobre: coberto de feridas, sentado à porta do rico. Ele tinha nome, Lázaro. Jesus não colocou um nome no rico, por alguma razão ficou anônimo. O pobre com fome, coitado, esperando pelo menos as migalhas que caíam da mesa do banquete do rico. E nada. Morreram os dois. Um se encontrou no calorão, em meio às chamas, lá em baixo. O outro, no bem-bom, lá em cima, no lugar do consolo, junto do pai Abraão. O rico gritou lá de baixo, pedindo ajuda. Não há jeito, foi a resposta de Abraão. Pelo menos, implorou o desafortunado, mande Lázaro avisar aos meus cinco irmãos. Não dá, voltou a resposta, os seus cinco irmãos já têm Moisés e os Profetas. Moisés e os Profetas é um modo de se referir à Torá, à Palavra de Deus. Eles têm a Palavra de Deus que orienta, exorta, indica o caminho certo. Que a escutem!

A pergunta permanece: afinal, por que o rico foi parar no inferno? Não se pode dizer que foi porque ele tinha muitos bens, porque era muito rico. Talvez isso lhe tenha fechado o coração. Mas, a parábola de Jesus só diz que o pobre Lázaro, à sua porta, não conseguia nem as migalhas que caíam de sua mesa, nem os restos. Nada. Só cães para lamberem as suas feridas. O rico nem notou a sua presença, não o amou, não o ajudou, não o incluiu em suas festas. O rico não teve misericórdia do pobre.

E ser misericordioso era tudo o que Jesus estava ensinando. Sejam misericordiosos, como o pai do céu é misericordioso. Amem, ajudem, emprestem, doem, perdoem, defendam... isto é ser misericordioso, explicava Jesus. Dá pra lembrar aquela cena do julgamento, desenhada pelo próprio Jesus. Venham para o repouso que lhes foi preparado, porque eu tive fome e vocês me deram de comer; era peregrino, e vocês me acolheram; estive doente e preso, e vocês me visitaram. E vão para o castigo eterno vocês que não me fizeram isso. Toda vez que não fizeram isso ao menor dos meus irmãos, não o fizeram a mim. Então, deixando de servir a Lázaro, o pobre pestilento sentado à sua porta, o tal rico deixou de servir e honrar o próprio Senhor.

Guardando a mensagem

Por que o rico foi parar no inferno? Porque não repartiu sua mesa farta com Lázaro, um irmão menor do Senhor. Deixou de dar de comer ao próprio Jesus. Porque não amou seu irmão pobre. Porque o desprezou, não o enxergou, não o acudiu, não o incluiu. Provou que não amava a Deus, pois não amava seu irmão. Não honrava a Deus, prestigiando seu irmão. Aliás, o homem disse que tinha cinco irmãos, mas se enganou. Ele tinha seis irmãos. E quem era o sexto irmão? Lázaro. Ele pensou que eram seis filhos, ele e mais cinco irmãos, engano. Aliás, o número seis na Bíblia não é um número bom, é um número falho, um número imperfeito. Não eram seis filhos, eram sete: o rico, os seus cinco irmãos e Lázaro. Sete! E sete, na Escritura, é um número perfeito. O rico da história de Jesus foi parar no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, o sétimo filho. Não o reconheceu como um irmão, membro da única família de Deus.

Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos disseste que temos Moisés e os Profetas, isto é, temos a tua santa Palavra a nos indicar o bom caminho. Não é possível, nem necessário, que venha um morto nos avisar que estamos procedendo de maneira errada em nossa vida. A tua Palavra proclamada pela Igreja já nos avisa, nos corrigindo, nos chamando à comunhão com Deus. É hora de levarmos a sério o mandamento da caridade, do amor aos irmãos. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que nesta quaresma, não esqueçamos o pobre do lado de fora. Abre, Senhor, nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Comente, hoje, essa história contada por Jesus sobre Lázaro com algum dos seus amigos ou amigas. Jesus vai gostar de ver você comentando a sua palavra e participando com ele da evangelização.

Hoje é dia do 16º degrau em nossa "escadaria quaresmal". E o degrau de hoje é este: Reconhecer seu irmão pobre. Não se acostumar com a desigualdade social. Em sua profissão, em seu ministério, não esquecer dos pobres. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós não esqueçamos dos nossos pobres .

    ResponderExcluir
  2. bom dia meu amado padre . é muito boa a sua reflexão do evangelho . muito obrigado pela sua partilha sou sua ouvinte . Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, estarei aguardando a maravilhosa celebração.
    🙌😇🌟🌟🌹
    Quem tiver bens no mundo,e vendo o seu irmão necessitado e não senti compaixão,Deus ordena a você que abra o coração para seu irmão, encontrando ajude seu o seu próximo.
    Assim brilhar a sua luz diante dos homens em sua boas obras e
    glorificar ao pai de vocês, que está no céu.
    Devemos leva os fardos pesados uns dos outros para cumpri a lei de Cristo nosso salvador.
    🙌👍😍👏🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, minha bença e da minha mãe, muito linda a meditação de hoje, amar, ajudar,ser misericordioso com todos e com os mais pobres, como é bom ajudar, faço sempre que posso eu e minha mãe, Jesus nosso pai quer que sejamos humilde,sempre fiel a seus ensinamentos, sou grata por essas meditações, muita in strutiva, obrigada por tudo, que Deus abençoe 🙏🙌 sempre, abraço

    ResponderExcluir
  5. Que coisa maravilhosa esse ensinamento da escadinha quaresmal.
    Que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  6. Essa Passagem é prá refletir? Será que eu estou partilhando ou me insolando? Sou mendigo ou rico?O que está faltando no comportamento humano,no agir diário?.Que espécie de riqueza é exemplificada aqui? Esbanjando saúde negar a doação de sangue em meio ao um necessidade também é comportamento egocêntrico entre outros, não é diferente em meio ao egoísta somos iguais,cabe diálogo para venceremos essas fragilidades humanas,pois ainda não evoluímos muito.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre, sua bênção, ñ é TODOS os dias que escrevo aqui,como uma forma de agradecer por essa reflexão diária que recebo, mas todos os dias eu compartilho para que mais pessoas tenha conhecimento dessa maravilha que é essa reflexão.
    Muito obrigado Padre, por isso, Deus te abençoe....

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe. João Carlos! Sua bênção! Que rica meditaçao e explicação sobre o pobre Lázaro!Um abraço lhe desejando saúde para prosseguir nesta linda missão evangelizadora!

    ResponderExcluir
  9. Deus tem misericórdia da fala de minha filha senhor ,m tira essa dor angústia tristeza ,pelos doentes desempregado Anderson é Mariane Janine saúde e paz p/ toda minha família e amigos fim da pandemia,pelos desanimado é endividado é abatido misericórdia senhor ,tem piedade ,gratidão por tudo senhor na minha vida

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre, Estaremos orando hoje aos necessitados e que o Amor de Jesus possa ser refletido em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Porque não recebi hoje a meditação da Palavra que assisto todo dia e a amo.porque o Pé João Carlos é uma benção

    ResponderExcluir
  12. Porque não recebi hoje a meditação da Palavra que assisto todo dia e a amo.porque o Pé João Carlos é uma benção

    ResponderExcluir
  13. Vamos colaborar com todos aqueles pobres sofredores que passam necessidades, não só pela falta de amor, esperança, carinho,zelo, mas pela fome que muitas vezes nossos irmãos ricos não dão atenção aqueles que mais precisam, pois Deus quer o melhor para todos em especial is maus precisados.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos. Que Deus ilumine seu caminho e traga nesta tarde uma fonte grandiosa de tudo que existir de melhor. Sejamos anjos na vida dos pobres e sofredores dos Lázaro dos nossos tempos. Reconhecer nossos irmãos pobres. É hora de levarmos a sério o MANDAMENTO da caridade, do amor aos irmãos. Dá-nos, Senhor,a graça da conversão sincera para que possamos viver bem este tempo de quaresma...
    Uma boa tarde à todos com a graça de Deus.

    ResponderExcluir
  15. E triste vê, nesse período de pandemia, a existência de tantas pessoas, que não bastando não ajudar, se aproveitam para pegar dinheiro, destinado para esse fim, dos pobres marginalizados. É triste. É vergonhoso. É falta de Deus no coração. É descrença da Palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos sua bênção

    ResponderExcluir
  18. Deus, Pai de bondade, eu LHE agradeço pela vida de São Casimiro. No entanto, me ajude ter confiança e esperança no SENHOR. Me ajude ter um coração com bons e santos sentimentos. Me ajude proceder corretamente. Me ajude fazer boas obras. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ser dócil e obediente aos santos anjos. Me ajude escutá-Lo com amor. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pelas meditaçã maravilhosa e reflexão muito bem explicado jesus e misericórdio não devemos desprezar os pobres ajuda quando podemos ,padre que o divino espírito santo lhe abençoe e proteja sempre amém paz e bem

    ResponderExcluir
  21. Peço sabedoria para agir respeitando as diferenças.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS