PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AGRADECER O BATISMO

AGRADECER O BATISMO



16 de março de 2021

EVANGELHO


Jo 5,1-16

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

MEDITAÇÃO


Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” (Jo 5, 6)

“Aonde chega o rio, chega a vida”. Essa frase está escrita no livro do Profeta Ezequiel, capítulo 47, versículo 11. O profeta foi levado por um anjo ao Templo e viu que jorrava água do Templo, do seu lado direito. E ele foi acompanhando aquela água que ia se espalhando na direção leste. O anjo foi medindo, e a cada 500 metros, mandava o profeta atravessar a água. Na primeira parada, chegava aos tornozelos. Na outra, chegava aos joelhos. Mais na frente, aquela água toda já chegava à cintura. Finalmente, só a nado se podia atravessar. E o profeta foi voltando pelas margens e vendo a paisagem transformada pelas águas: árvores frutíferas, plantações, animais, peixes em quantidade. Isso faz lembrar rios como o São Francisco, o velho Chico, do qual dependem milhares de agricultores e ribeirinhos. “Aonde chega o rio, chega a vida”.

Só pra saber se você está me acompanhando: onde nasce esse rio que leva tanta vida mundo afora? Não, não estou falando do Rio São Francisco que nasce em Minas, na serra da Canastra. Estou falando do rio do profeta Ezequiel. Onde ele nasce? No Templo. Ele jorra do lado direito do Templo. Você lembra que outro dia, Jesus disse que podiam destruir o Templo que ele reconstruiria em três dias? E por quê? Claro, porque o verdadeiro Templo é ele mesmo, o seu corpo. O Templo de Jerusalém, que não existe mais, foi um sinal do verdadeiro Templo, Jesus. Lembre também daquele episódio na cruz de Jesus. O soldado, vendo-o morto, em vez de lhe quebrar as pernas, perfurou o lado dele com a lança. E você pode me dizer o que aconteceu? Isso... Do seu lado aberto, escorreu sangue e água. Agora, junte as peças: Jesus é o verdadeiro Templo. Do seu lado aberto, jorrou sangue e água. Realizou-se nele o que o profeta tinha visto e anunciado: Do Templo, jorrava uma água que ia se espalhando, virando um rio, levando vida aonde chegasse. Do alto da cruz, do coração do Templo que é Jesus, jorra essa água que nos comunica a vida.

Com essa bagagem, vamos ao evangelho de hoje. Jesus foi a uma festa religiosa em Jerusalém. Lá havia uma piscina, a piscina de Betesda. Muita gente doente ficava ali na esperança de se curar, naquelas águas. Jesus encontrou ali um homem doente há trinta e oito anos. Ele estava prostrado, sem ninguém para ajudá-lo a se curar na água da piscina. Jesus perguntou se ele queria ficar bom. Imagine a resposta. Então Jesus disse: “Levante-se, pegue o seu leito e ande”. E ele ficou bonzinho da Silva. Pegou o seu leito e foi embora.

O homem doente, prostrado, à beira da piscina de Betesda é a imagem do pecador, da pecadora. Há muito tempo espera ser libertado. Quanto tempo já fazia que estava doente? 38 anos, quase quarenta. O povo de Deus, depois de uma peregrinação de quarenta anos, entrou na terra prometida. O homem pecador, esse homem que peregrina em sofrimento há 38 anos é como a terra seca do sertão esperando a água do Rio São Francisco. Agora, chegou a sua libertação. A essa terra seca, chegaram as águas abençoadas de Cristo, renovando a sua vida, fazendo dele uma nova criatura. Essa é a água que desce do alto da cruz, do coração rasgado pela lança. É o amor de Deus que se derrama. É o batismo lavando do pecado e comunicando a vida de Deus. Aonde chega esse rio, chega a vida.

Guardando a mensagem

A história do homem doente, à beira da piscina de Betesda, é uma catequese sobre o batismo. Estamos preparando a páscoa e a páscoa é a celebração da nossa salvação em Cristo. Por isso, na noite da páscoa, renovamos as promessas do batismo e batizamos novos cristãos. As águas que nos lavam do pecado e nos comunicam a vida de Deus vêm do Templo, do coração de Cristo rasgado pela lança, como num grande rio que vem descendo. A verdadeira piscina, que nos cura do pecado, é a do batismo. Somos restaurados nas águas que descem da cruz.

Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” (Jo 5, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Que belo ensinamento sobre o batismo. Renascemos, como terra seca que recebe a água abundante da chuva ou da irrigação. É a tua graça, a tua Palavra, a tua vida comunicada na Eucaristia: são essas as águas que irrigam a nossa vida. Nós te bendizemos, Senhor. Estávamos prostrados à beira da piscina de Betesda, doentes há 38 anos e fomos restaurados nas tuas águas, no santo batismo. Em ti, renascemos, fizemos páscoa. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste segundo dia da novena de N. Sra. Auxiliadora pela proteção de nossas famílias contra o coronavírus estamos rezando pelos que foram infectados e se curaram. Rezamos agradecendo a Deus o livramento. Nosso segundo encontro é hoje, às 14:30, pelas redes sociais. No último dia, faremos a consagração das famílias. O texto da novena está no final da Meditação que estou lhe enviando (para quem a recebe pelo celular). 

Em nossa escadaria quaresmal, hora de subir o 28º degrau: Agradecer o batismo. Nas águas da morte e ressurreição de Cristo, renascemos para uma nova vida. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Jesus Eucaristico eu Vos Louvo pelo imenso Amor que tens por todos nós.
    Agradeço pelo meu batismo .Fui mergulhada nas águas da purificação pelos meus pecados e me tornando filha de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Saudades padre da sua meditacao estava um pouco afastada mais sempre estava ouvindo a palavra no you tube estava na correia do dia a dia .mais ñ esqueco da boa reflexão todo esse dia afastada mim fez senti algo angustriante ai correia pra biblia mim fez senti forte e continuo orando por todos meus irmão tambem fez uma pequeno cirugia que de tudo certo...muito obgu padre joão carlos e toda a sua equipe de carinho tramintido para nós acresenta nós fé.gratidão."Amém".

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua benção Jesus o mundo precisa dessa água. O mundo está doente. Que nossa senhora Auxiliadora proteja a minha família

    ResponderExcluir
  4. Bom dia , padre João Carlos, e toda essa turma maravilhosa, que nos serve com tamanha gratuidade.
    Adoro as suas reflexões e músicas.
    Tive a graça de conhece-lo, quando num dos encerramentos da festa da nossa padroeira nossa SENHORA do Rosário, o pároco, nos presenteou com um lindo show...foi uma noite magnífica. Minha cidade é Aracati-Ce. Está lembrado? Na época, o nosso pároco,era Monte Alverne.
    Que Deus, derrame bênçãos de muita paz, saúde e coragem ,para enfrentar os desafios que a missão propõe.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que nossa senhora auxiliadora nós livres de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que essa terça feira chegue bem iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus, eu te agradeço porque veio a nós para purificar nossa alma do pecado original,pela tua água natural que é o batismo,nos limpa,nos purifica de toda mancha e impureza.
    Jesus meu senhor, salvador e meu amigo 🙌👏👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  7. الرب يسوع لا بد لي من أن أشكركم فقط على هدية الحياة، على كل ما كنت قد أعطيت لي

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre joao carlos fico muito feliz por todos os dias receber suas mensagens

    ResponderExcluir
  9. Abençoado seja este seu dia Padre João Carlos e de todos dai, com saúde e PAZ, obrigada por todos os dias nos envia a meditação rica em detalhe, reavivando nossa FÉ.GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  10. Onde nasce o Rio?Não sei,sabes sim.Porque esse tipo de afirmação? Sabemos de tuas coisas boas, pois é necessário aprender administrar quê os bons pensamentos são dá ordem Divina, tendo coragem vai encontrar o rio que transforma vidas,ele surge de uma iniciativa própria,olhou que a saúde daquele homem foi transformada com as atitudes que dependeu simplesmente dele,então conosco também é igual tenhamos:fé,coragem que nossa Deus têm um elo da eternidade.E as demais coisas serão alcançados posteriormente seremos instrumento da obra do bem

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Que as energias do amor, do bem e da Paz cheguem até você...
    Agradecer o Batismo. Nas águas da morte e ressurreição de Cristo, renascemos para uma vida nova.
    QUE NOSSA SENHORA AUXILIADORA ABENÇOE NOSSOS CAMINHOS E QUE ELA SEJA SEMPRE NOSSA COMPANHIA NAS ESTRADAS DA VIDA, NOS ABENÇOANDO , NOS PROTEGENDO E NOS LIVRANDO DE TODO MAL.
    À Padre João Carlos e todos da AMA desejo um dia cheio das melhores bênçãos de Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. É uma alegria receber essa meditação todos os dias, aprendo muito com ela. Reze um Pai Nosso para mim, hoje é meu aniversário......

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor e que Jesus nos cure em todas as nossas fraquezas e sejamos renovados na Fé Sempre e nos fortalecendo em Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  14. Agradeço a Deus pela nosso batismo, pois atraves do batismo e2 que lava as nossas pecados e podemos esta em comunhao com Deus. Que nossa Senhora Auxiliadora nos livre de tantos males que afetam os nossos corações. Dai-nos forças para vencermos a pandemia e ilumine os pesquisadores para salvar a vida das pessias que estao sofrendo pela falta de amor daqueles que governam o aeu pais.

    ResponderExcluir
  15. Bendito seja o seu nome hoje e sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  16. Senhor, Pai Santo, Deus Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os anjos que existem. No entanto, me ajude viver com dignidade. Me ajude ser purificado com água santa. Me ajude curando os enfermos do corpo e da alma. Me ajude obedecê-Lo com amor. Me ajude rezar santamente. Me ajude evitar o pecado. Me ajude vencer as perseguições. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus veio para nós salvar aguora estimo pedido para nós proteger dessa pandemia que cada vez piora nossa senhora auAuxiliado nós ajudem os nossos irmãos e os sacerdotes Deus lhe abençoe padre e proteja sua família e todos da sua equipe paz e bem amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Pelo oração por meu pai meunpaiAltsur internado com o vírus.
    Também desejo receber suas mensagens .
    Como faço?

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada pelas mensagens de reflexão tiradas da Biblia, Pe. João Carlos. Eu as recebo através de um ex aluno meu, o Rafael, que hoje estuda na Itália.
    Agradeço pelo Batismo!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos sua benção. Sou Nilce Barreto Peixoto de Souza. Gostaria muito de participar do seu grupo de oração. Minha comadre Madalena de Manaus me indicou esse link.Moro em Paulista Pernambuco. Meu telefone é 81-997377629 Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS