PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMAR O PAI DE JESUS E NOSSO

AMAR O PAI DE JESUS E NOSSO


17 de março de 2021

EVANGELHO


Jo 5,17-30

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

MEDITAÇÃO


Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho (Jo 5, 17)

Quase todo mundo diz que crê em Deus. Ficamos até satisfeitos com isso. Mas, em que Deus realmente crê? Claro, só há um Deus, é nesse que cremos. Certo. Será que muita gente que tem uma imagem confusa de Deus, na verdade, crê mesmo é nessa imagem confusa que faz de Deus? Pode ser, não é verdade?

Quem sabe direitinho quem é Deus? Bom, o povo de Israel compreendeu muita coisa de Deus, ao longo de sua história. Deus fez aliança com eles, se revelou a esse seu povo. Então, seu testemunho de fé, nas Escrituras, nos mostra muito desse Deus que se manifestou a Moisés e aos profetas, libertando o povo da escravidão, dando-lhes uma lei e uma terra. Esse Deus libertador prometeu-lhes também o Messias. E o Messias veio, foi Jesus. Mas, eles tiveram dificuldade de reconhecê-lo.

Os que acolheram Jesus como Messias reconheceram que ele era o filho unigênito de Deus. Perceberam que sua vida, suas atitudes, sua morte e ressurreição manifestavam com clareza quem era esse Deus que havia se revelado a Israel. O Filho é quem sabe quem é o Pai. E o Filho revelou que o Deus único que Israel conheceu é Pai, um pai onipotente e amoroso, não simplesmente um senhor poderoso e distante. Um pai de família, preocupado com os seus filhos. Não um fiscal marcando o que a gente faz de bom e de ruim. E Pai, não só dos filhos de Israel, mas Pai amoroso de cada homem ou mulher, gente criada por ele à sua imagem e semelhança. Pai, que é Deus junto com o Filho. E os dois nos comunicam uma terceira pessoa, o Santo Espírito, os três compondo a Trindade Santa, o único Deus. Pela obra de Jesus, o Pai dá a cada filho o seu Espírito. Assim, quem se une a Jesus, pelo batismo, recebe a adoção filial, torna-se filho de Deus.

O Filho revela o Pai. Veja essas palavras do Senhor: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho. O que o Pai faz, o Filho o faz também. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer”. Vendo Jesus no seu trabalho missionário, pode-se compreender quem é o Pai. E Jesus disse mais: o Pai deu ao Filho o poder de julgar.

A maior parte dos religiosos do tempo de Jesus irritou-se com essas coisas que Jesus revelou sobre Deus. Isso abalava o seu modo de viver a religião e de organizar a vida em sociedade. Jesus mostrava, com suas palavras e suas atitudes, que Deus estava mais preocupado com as pessoas do que com as leis, as normas, por mais religiosas que fossem.

Guardando a mensagem

Jesus nos revela o Pai. Com ele, vamos entendendo que Deus é uma comunidade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O que Jesus revelou sobre Deus foi o que mais escandalizou o seu povo. Quando dizemos que cremos em Deus estamos dizendo que cremos no Deus e Pai de Jesus Cristo, nele e em seu único Filho e no Santo Espírito. Cremos no Deus uno e trino que Jesus revelou. Na oração, tratamos o Pai com amor e proximidade, chamando-o de Pai, como Jesus ensinou.

Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho (Jo 5, 17)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tuas atitudes e tuas palavras nos fazem compreender quem é o Pai, o Deus que Israel conheceu ao longo de sua história. Hoje, vamos te pedir como teu discípulo Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai”. Queremos conhecê-lo, amá-lo e obedecê-lo, como filhos. Lembramos bem o que disseste a Felipe: “Quem me vê, vê o Pai”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em nossa escadaria quaresmal, hora de subir o 29º degrau: Amar o Pai de Jesus e nosso. Reze hoje, devagar, e mais de uma vez durante o dia, o PAI NOSSO. Nessa oração, Jesus nos ensinou a falar com o Pai. 

Neste terceiro dia da novena de N. Sra. Auxiliadora pela proteção de nossas famílias contra o coronavírus estamos rezando pelas pessoas que, nesta pandemia, desenvolveram ansiedade e depressão. Nosso terceiro encontro é hoje, às 14:30, pelas redes sociais. No último dia, faremos a consagração das famílias. O texto da novena está no final da Meditação que estou lhe enviando (para quem a recebe pelo celular). 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



NOVENA EXTRAORDINÁRIA
A NOSSA SENHORA AUXILIADORA



Estamos rezando a novena extraordinária de 15 a 23 de março e vamos concluí-la no dia 24, comemoração mensal de Maria Auxiliadora, com a consagração de nossas famílias.


NOVENA E ENTREGA A MARIA AUXILIADORA


Recitar durante nove dias consecutivos:

- Pai-nosso, Ave-maria e Glória ao Santíssimo Sacramento, com a prece:

Graças e louvores se deem a todo o momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento;

- Salve-Rainha a Maria SS. Auxiliadora, com a invocação:

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.

ORAÇÃO

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como Mãe recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso dos meus pecados, e me prostro a vossos pés. Não desprezeis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.


Oração para livrar-nos do ‘coronavírus’

Deus todo-poderoso e eterno, de quem todo o universo recebe força, existência e vida, vimos até vós para invocar a vossa misericórdia, pois que também hoje experimentamos a fragilidade da condição humana na experiência de uma nova pandemia.

Cremos que sois Vós a guiar o curso da história humana e que o vosso Amor pode mudar para melhor o nosso destino, qualquer que seja a nossa condição humana. Por isso vos confiamos os doentes e suas famílias: pelo Mistério Pascal do vosso Filho, dai salvação e alívio a seu corpo e espírito.

Ajudai cada membro da sociedade a cumprir sua tarefa, fortalecendo o espírito de mútua solidariedade. Amparai os médicos e os agentes sanitários, os educadores e os assistentes sociais na prestação do seu serviço.

Vós que na fadiga sois conforto e apoio na fraqueza, por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos médicos e patronos da saúde, afastai de nós todo o mal e contaminação.

Livrai-nos desta epidemia que nos aflige, a fim de que possamos voltar serenamente às nossas ocupações habituais e vos louvar agradecidos com sempre renovado coração.

Em Vós confiamos, ó Pai, e a Vós elevamos a nossa súplica, por Jesus Cristo vosso Filho e Nosso Senhor. Amém.


15 comentários:

  1. BOM DIA!!! padre João Carlos, Nossa Senhora e Santa Filomena protejam, e guardem o sr. e sua família com saúde e paz. DEUS os abençoem. obrigada pela palavra de DEUS que nos envia todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Maria Palheta bom dia Padre João Carlos eu quero gradece pelas , palavras, conforto, nesse momento tão difícil, que estamos vivendo. Suas

    ResponderExcluir
  3. Se Senhora Auxiliadora esteja auxiando todas pessoas que contrairam esse vírus e às fortaleça .Dê forças aos profissionais e de saúde e autoridades sejam fiéis às orientações da ciência. O povo faça sua parte se cuidando e respeitando os demais.Nossa Senhora Auxiliadora órgão por nós.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua benção, ó senhor hoje te peço olha pelo teu povo livra_os dessa pandemia ó Cristo 🙏🙌

    ResponderExcluir
  5. Bendito seja o seu nome hoje e sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre suas palavras tem me ajudado muito e bendito seja o nome de jesus

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus lhe abençoe ricamente em todos os momentos de sua vida...
    *Amar O Pai de Jesus e nosso*.
    À missão de Jesus é semear o bem entre nós. Com Deus tudo é possível para quem tem fé ."Tu és minha força Jesus".
    E que NOSSA SENHORA AUXILIADORA ABENÇOE NOSSOS CAMINHOS E QUE ELA SEJA SEMPRE NOSSA COMPANHIA NOS PROTEGENDO DE TODO MAL ......
    Um dia muito abençoado para padre João Carlos e todos da AMA .Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado padre João Carlos pelas mensagens de todos os dias eu repasso pra mais pessoas que Deus abençoe você e sua família e sua equipe fica na paz do senhor.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus abençoe você todos os dias obrigado por mandar o envangelhos todos os dias eu repasso pra vários amigos.obrigado padre João Carlos fica com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas que nossa senhora Auxiliadora nós abençoe e nos livre de todo mal.

    ResponderExcluir
  11. Joaquim Rafael nunes. Obrigado padre João Carlos pelas mensagens de todos os dias que Deus abençoe você e sua equipe.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Deus que é 3 entidades ao mesmo tempo.
    Pai , Filho e Espírito Santo trata de um mistério da fé.
    Para dizer que crê em Deus, precisa conhecer bem, como Ele é e saber detalhes, Jesus veio a terra para nos dizer, porque a vida eterna depende de conhecemos Deus e Jesus.
    Eu sinto sua presença em minha vida me guiando e me transformando, crê é acredita
    Ele é meu papai 🙌
    🌹 bondoso e amoroso 😘👏👏💕

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Senhor por tudo que faz por seus filhos amados. Nunca deixes cair em tentaçao. Que o amor do Pai nos conceda paz , Esperança e muita Fé ,pois ele é oa nossa fortaleza.

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estivemos em Oração para o Amor a Deus e aos Próximos e que possamos seguir os passos de Jesus no Amor em todas as coisas. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  15. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Contudo, me conceda a graça de pedir com fé, confiança e perseverança. Me conceda a graça de seguir o caminho da salvação, da conversão e da libertação. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de louvá-Lo com alegria. Me conceda a graça de trabalhar santamente. Me conceda a graça de honrá-Lo piedosamente. Me conceda a graça de ouvi-Lo e obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça de fazer somente o bem. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS