PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EVANGELIZAR A PRÓPRIA FAMÍLIA

EVANGELIZAR A PRÓPRIA FAMÍLIA


15 de março de 2021

EVANGELHO


Jo 4,43-54

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.
Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

MEDITAÇÃO


Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)

Vamos começar a semana com uma passagem do evangelho que nos ensina a confiar em Deus e a ajudar nossa família a viver na fé.

O evangelista disse que foi o segundo sinal de Jesus. O primeiro foi nas bodas de Caná, a água transformada em vinho. Agora, é contado o segundo sinal: Um pai intercedeu pelo filho doente junto a Jesus e foi atendido. Vou logo lhe explicando que o evangelista João registrou, em seu evangelho, sete sinais na ação de Jesus. Os sinais são ações maravilhosas de Jesus que revelam a sua pessoa e o seu projeto missionário, que é o Reino de Deus. Por esses sinais, a comunidade pode reconhecer quem é Jesus e o que ele veio fazer. Por que sete? Porque sete é o número da obra perfeita. a exemplo da obra da criação, que foi em sete dias.

Vou contar com sua curiosidade e já vou escutando sua pergunta: quais seriam os sete sinais de Jesus, no evangelho de São João? Posso lhe dizer agora (vá fazendo a conta): Jesus transforma a água em vinho – cura o filho do funcionário real – cura o enfermo na piscina de Siloé – multiplica os pães – caminha sobre as águas - cura o cego de nascença – ressuscita Lázaro. Quantos sinais? Isso, sete. É a obra perfeita de Jesus, pela qual podemos conhecê-lo na sua compaixão pelos sofredores e na realização da missão que o Pai lhe confiou.

Bom, voltemos ao evangelho de hoje. É o segundo sinal. Jesus chegou de novo em Caná da Galileia. E veio um homem de Cafarnaum pedir por seu filho que estava doente. Cafarnaum devia ficar a uns 30 km de Caná, segundo os estudiosos. Aquele pai aflito pediu a Jesus para ele ir a Cafarnaum curar o seu filhinho que estava morrendo. Olha o que ele disse: “Senhor, desce a Cafarnaum, antes que meu filho morra!”. Jesus lhe respondeu: “Você pode ir, seu filho está vivo”. O homem entendeu o que Jesus lhe disse: que ele podia voltar pra casa, que a situação já estava resolvida. E ele acreditou. E voltou pra casa, em Cafarnaum. Antes que chegasse em casa, seus empregados o encontraram para avisá-lo da melhora do filho. Procurou saber a que horas o menino tinha ficado bom. E constatou que foi mesmo na hora em que Jesus tinha dito ‘pode ir, seu filho está vivo”.

Aquele pai procurou Jesus numa hora de aflição. E acreditou na sua palavra. E, ao receber a graça da cura do seu filho, cheio de reconhecimento, abraçou a fé, junto com sua família. Isto quer dizer: eles tornaram-se discípulos, membros da comunidade de Jesus. Muita gente pede ao Senhor pelas necessidades e dramas de seus filhos, de seus pais, parentes e amigos. Pede, até com insistência. E está muito bem. Precisamos mesmo recorrer ao Senhor, em nossas aflições, com humildade e fé. Agora, segundo a passagem de hoje, faltam ainda dois passos a serem dados: reconhecer a obra de Deus naqueles pelos quais intercedemos: a saúde, o livramento, a libertação. E abraçar a fé, isto é, tornar-se discípulo do Senhor, membro de sua comunidade.

Guardando a mensagem

Nós estamos sempre apresentando a Deus nossas situações de sofrimento e aflição, pedindo a sua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. A história do pai que intercedeu por seu filho está nos ensinando também que, ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. Este evangelho está nos ensinando ainda que a nossa conversão é uma porta que se abre para a salvação de nossa família.

Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)

Rezando a palavra

Como o pai do evangelho de hoje, com fé e humildade, peçamos a intercessão da Virgem Maria nesta luta contra o coronavírus.

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animados, pois, de igual confiança, a Vós, recorremos ó Virgem Santíssima; de vós nos valemos, gemendo sob o peso dos nossos pecados e nos prostramos a vossos pés. Não desprezeis nossas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de nos alcançar o que vos rogamos: a proteção de nossas famílias, neste tempo de quarentena contra este novo vírus. Amém.

Vivendo a palavra

Pedindo uma graça e alcançando-a, não esqueça de reconhecer a obra de Deus e de renovar seu compromisso de viver na fé da Igreja, junto com sua família.

O 27º degrau em nossa escadaria quaresma é o seguinte: Evangelizar a própria família. Reze pelos seus e os ajude a conhecer mais o Senhor e a se inserir na vida da Igreja. 

Nós estamos iniciando, hoje, a Novena de Nossa Senhora Auxiliadora pela proteção de nossas famílias contra o coronavírus. Vamos rezar a novena, sempre às 14:30, com transmissão pelo Youtube, pelo Facebook e pelo aplicativo Tempo de Paz. Para você que recebe a Meditação pelo celular, já estou enviando o link para sua participação. 

As Orações da Novena estão seguindo junto com a Meditação. É só clicar no link da descrição.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



NOVENA EXTRAORDINÁRIA
A NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Vamos rezar a novena extraordinária de 15 a 23 de março e concluí-la no dia 24, comemoração mensal de Maria Auxiliadora, com uma oração de entrega.


NOVENA E ENTREGA A MARIA AUXILIADORA


Recitar durante nove dias consecutivos:

- Pai-nosso, Ave-maria e Glória, ao Santíssimo Sacramento, com a prece:

Graças e louvores se deem a todo o momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento;

- Salve-Rainhas a Maria SS. Auxiliadora, com a invocação:

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.

ORAÇÃO

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como Mãe recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso dos meus pecados, e me prostro a vossos pés. Não desprezeis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.


Oração para livrar-nos do ‘coronavírus’

Deus todo-poderoso e eterno, de quem todo o universo recebe força, existência e vida, vimos até vós para invocar a vossa misericórdia, pois que também hoje experimentamos a fragilidade da condição humana na experiência de uma nova pandemia.

Cremos que sois Vós a guiar o curso da história humana e que o vosso Amor pode mudar para melhor o nosso destino, qualquer que seja a nossa condição humana. Por isso vos confiamos os doentes e suas famílias: pelo Mistério Pascal do vosso Filho, dai salvação e alívio a seu corpo e espírito.

Ajudai cada membro da sociedade a cumprir sua tarefa, fortalecendo o espírito de mútua solidariedade. Amparai os médicos e os agentes sanitários, os educadores e os assistentes sociais na prestação do seu serviço.

Vós que na fadiga sois conforto e apoio na fraqueza, por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos médicos e patronos da saúde, afastai de nós todo o mal e contaminação.

Livrai-nos desta epidemia que nos aflige, a fim de que possamos voltar serenamente às nossas ocupações habituais e vos louvar agradecidos com sempre renovado coração.

Em Vós confiamos, ó Pai, e a Vós elevamos a nossa súplica, por Jesus Cristo vosso Filho e Nosso Senhor. Amém.



CONSAGRAÇÃO A MARIA SS. AUXILIADORA

[24 de março]

Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe nossa terníssima e poderoso Auxílio dos Cristãos, nós nos consagramos inteiramente a Vós, para que nos conduzais a Deus. Consagramos-vos a mente com seus pensamentos, o coração com seus afetos, o corpo com seus sentimentos e todas as suas forças; e vos prometemos trabalhar sempre para a maior glória de Deus e a salvação das almas.

E vós, entretanto, ó Virgem incomparável, que sempre fostes a Mãe da Igreja e o Auxílio dos Cristãos, continuai a mostrar-vos tal especialmente nestes dias.

Iluminai e fortalecei os bispos e os sacerdotes, mantendo-os sempre unidos e obedientes ao Papa, Mestre infalível; aumentai as vocações religiosas e sacerdotais para que, também por meio delas, o reino de Jesus Cristo se preserve entre nós e se estenda até aos confins da terra.

Pedimos-vos novamente, ó Mãe querida, que mantenhais o vosso olhar amoroso sobre os jovens, tão expostos sempre a tantos perigos; e sobre os pobres pecadores e moribundos.

Sede para todos, ó Maria, doce Esperança, Mãe de misericórdia e Porta do Céu. Mas também por nós Vos suplicamos, ó grande Mãe de Deus. Ensinai-nos a copiar em nós as vossas virtudes, especialmente a angélica modéstia, a humildade profunda e a ardente caridade.

Fazei, ó Maria Auxiliadora, que todos nos acolhamos sob o vosso manto de Mãe.

Fazei que nas tentações vos invoquemos logo com confiança: que o pensamento de que sois tão boa, amorosa e querida, que a lembrança do amor que dedicais aos vossos devotos nos sejam de tal conforto que sejamos vitoriosos contra os inimigos da nossa alma, na vida e na morte, e possamos um dia ser vossa Coroa de Glória no Céu.

Amém.

10 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo te proporcione muita saúde paz e sabedoria para que sua vida seja abençoada por Deus e sua missão evangelizadora continue firme com a graça de Deus. Tenha uma Semana muito muito feliz e repleta do verdadeiro amor de DEUS no seu coração. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. nossa senhora Auxiliadora rogai por nós.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos, Deus abençoe o Senhor e a todos nós, que o Senhor Deus e nossa mãe nos livre de o mal. Silvia de D. Carmozina

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o seu começo de semana seja iluminado e abençoado e que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho. 🙌😇🌟🌟🌟🌹💕
    Se insistirmos em um pedido não estamos demonstrando falta de fé, para ter o nosso pedido atendido.
    Deus nunca nega a nos dar o que
    Pedimos.
    Ele é o Deus da sabedoria, se Ele nega a nos dar porque tem algo melhor para nós.
    Eu comecei a pedir com persistência um livramento e coloquei Nossa senhora também na causa, que Ela me livrasse porque não estava mais suportando, graças a Deus e Nossa Senhora meu pedido foi realizado e Deus continua me dando suporte me mostrando o caminho que eu devo seguir.
    Acredite Deus tem algo melhor para nós,sou muito grata a meu Deus e coloquei Jesus Cristo bem pertinho de mim, hj Ele é o meu melhor amigo 🙌👏👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia linda reflexão gostaria de receber a palavra pelo zap. Como é que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +55 81 9964-4899
      Esse é do Padre João Carlos. Manda uma mensagem que ele te põe no grupo. Espero ter ajudado. Graça e Paz.

      Excluir
  6. As ações manifesta os cuidados que nosso pai Celestial permitiu que cada um de nós possamos ter para com cada membro de nossa família é uma célula mãe,dada pôr Deus cuidada pelas nossas atitudes vinculadas ao que favorece a santidade,família têm um sentido amplo,sendo assim são aqueles que têm os ideias semelhantes se indentificam na presença do Espírito Santo,em qualquer lugar existe membros familiar? Obrigada Deus pela bençãos concedidas a humanidade,membros familiar anônimo que estão espalhandos pelo mundo inteiro, sujeitos aos mesmos perigosaaas encontramos conforto na tua presença.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Cura e que Jesus nos ilumine Sempre. 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bendito seja o seu Santo nome agora e para AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção muito obrigado pelas meditaçoes de todos os dias que o divino espírito santo lhe abençoe muito Jesus Cristo fez muitos milagres a criança que estava morrendo a fé que o pai acredito jesus e caridoso amém paz e bem graças a Deus eu confio em deus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS